Caminho de ferro do Rigi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Caminho de Ferro do Rigi)
Caminho de ferro do Rigi

Uma motriz da Rigi Bahnen AG
Informações
Proprietário Rigi Bahnen AG
Local Suíça
Tipo de transporte Ferrovia
Número de estações 26
Website www.rigi.ch
Funcionamento
Início de funcionamento 1871 (153 anos)
Operadora(s) Rigi Bahnen AG
Dados técnicos
Extensão do sistema 11,8 km (7,33 mi)
Bitola Bitola padrão
1 435 mm (4,71 ft)
Eletrificação Aérea catenária, 1500 V DC

O caminho de ferro do Rigi [nota 1] (em alemão: Rigi Bahnen) é uma empresa de caminhos-de-ferro que liga Vitznau, no cantão de Lucerna, a Arth, no cantão de Schwyz, e que prossegue como linha turística, com cremalheira, até Rigi, junto ao Lago dos Quatro Cantões.

Comboio a cremalheira da RB

História[editar | editar código-fonte]

Desde 1871 que as máquinas a vapor sobem o Rigi, mas para isso precisam de 500 kg de carvão e 2200 l de água. É o primeiro caminho de- erro de montanha da Europa, e, para respeitar a tradição, locomotivas a vapor e carruagens foram restauradas para permitirem viagens turísticas[1]

A companhia atual é originária da fusão, em 1992, da Vitznau-Rigi Bahn (VRB) e da Arth-Rigi Bahn (ARB). O acesso ao Rigi é difícil, e para criar uma linha de caminho de ferro impõe-se o uso de cremalheira, o que levou o engenheiro suíço Niklaus Riggenbach a inventar o sistema que tem o seu nome, o Sistema Riggenbach.

Vitznau-Rigi Bahn (VRB)[editar | editar código-fonte]

A inauguração da linha da VRB com este novo sistema de cremalheira teve lugar a 21 de março de 1871, mas como as linhas de caminho de ferro da época pertenciam ao cantão a linha só tinha 5,1 km. É em 1874 que é aberta a linha de aderência normal com 6,7 km entre Rigi-Kaltbbad até ao Monte Scheidegg e isso só de Verão, já que a exploração o ano inteiro só começou em 1906/07. A eletrificação teve lugar em 1937.

Arth-Rigi Bahn (ARB)[editar | editar código-fonte]

A ARB tinha os direitos da face Nordeste do Rigi e começou a explorar a linha em 1875. Foi grandemente beneficiada pela abertura da linha do Simplon e da ligação desde Zurique com a Companhia do Sudoeste. A eletrificação teve lugar em 1907, e a exploração todo o ano começou em 1928/29.

Notas

Referências

  1. «Depuis 1871» (em francês)  - Jul. 2012

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Caminho de ferro do Rigi