Caminhos do Coração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Caminhos do Coração
Ways of the Heart (Título Internacional)[1]
Caminos del Corazón (ES)

Informação geral
Formato Telenovela
Duração 55 minutos aprox.
Criador(es) Tiago Santiago
País de origem  Brasil
Idioma original (português brasileiro)
Produção
Diretor(es) Alexandre Avancini
Elenco Bianca Rinaldi
Leonardo Vieira
Ítala Nandi
Tuca Andrada
Gabriel Braga Nunes
Julianne Trevisol
Felipe Folgosi

e grande elenco
Tema de abertura Sabe Você - Toni Garrido
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Record
Transmissão original 28 de agosto de 20072 de junho de 2008
N.º de episódios 240
Cronologia
Último
Último
Vidas Opostas
Os Mutantes - Caminhos do Coração
Próximo
Próximo

Caminhos do Coração é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Record, entre 28 de agosto de 2007 e 2 de junho de 2008.

Foi escrita por Tiago Santiago com colaboração de Altenir Silva, Camilo Pellegrini, Gibran Dipp, Maria Cláudia Oliveira, Vívian de Oliveira e Doc Comparato, com direção geral de Alexandre Avancini

Com a Produção Executiva de Claudio Araújo

Contou com Bianca Rinaldi, Leonardo Vieira, Ítala Nandi, Gabriel Braga Nunes, Tuca Andrada, Letícia Medina, Alexandre Barillari, Preta Gil, Fernando Pavão, Liliana Castro, Paulo Nigro, Cláudio Heinrich, Angelina Muniz, Patrycia Travassos, André de Biase, Zé Dumont, Daniel Aguiar, Felipe Folgosi, Ângelo Paes Leme e Julianne Trevisol nos papéis principais.

No dia 3 de junho de 2008, estreou a segunda temporada, denominada Os Mutantes - Caminhos do Coração, encerrando dia 23 de março de 2009, e a terceira temporada, nomeada Mutantes - Promessas de Amor, começou dia 24 de março de 2009 e teve seu término em 3 de agosto de 2009 .[2] .

Foi reprisada de 31 de maio de 2010 a 14 de janeiro de 2011 com o título de Os Mutantes - Caminhos do Coração, que originalmente correspondeu ao título da segunda temporada da trama.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A trama gira em torno de Maria Beatriz (Bianca Rinaldi), que é acusada de matar o Dr. Sócrates Mayer (Walmor Chagas), dono de uma das maiores clínicas privadas no país, Progênese. Dra. Júlia Zaccarias (Ítala Nandi), uma médica afiliada da Progêneses, cria a 30 anos seres humanos geneticamente modificados (Intitulado de "Projeto DNA"), mutantes com superpoderes.

Maria Beatriz vive no circo Don Pepe com seus pais Ana Luz (Fafá de Belém) e Pepe (Perfeito Fortuna). Maria é a principal atração do circo, onde foi criada e conheceu seu primeiro amor, Fernando (Théo Becker), sendo melhor amiga de sua irmã, Juanita (Anna Markun). Maria se separa de Fernando quando ele se envolve com Esmeralda (Lana Rodes). Depois de Maria descobrir que é filha adotiva, ela é envolvida em uma cilada: a polícia encontra-a deitada com uma seringa perto do corpo do morto Sócrates e é acusada de matá-lo. Maria descobre que seu verdadeiro pai é a pessoa que ela é acusada de matar. A armação foi criada para que Maria não pudesse herdar a grande riqueza de Sócrates.

A família Mayer, que sempre foi respeitada pela sociedade paulistana, é composta pelos seguintes irmãos Mayer: Sócrates Mayer, Aristóteles Mayer (André de Biase) e Platão Mayer (Ricardo Petraglia). Aristóteles, viúvo com três filhos: Toni (Paulo Nigro), Rodrigo (Ângelo Paes Leme) e Danilo (Cláudio Heinrich), que durante a trama se casa com Lucia Rocha (Fernanda Nobre) para que seu pai não descubra que ele é homossexual. Platão é casado com a interesseira Irma Mayer (Patrycia Travassos) e possuem duas filhas: Regina (Rafaela Mandelli) e Cléo (Gisele Policarpo). A família Mayer é uma das acionistas da Progênese, juntamente com Mauro Fontes (Sebastião Vasconcelos), Cassandra Fontes Martinelli (Angelina Muniz) e Josias Martinelli (Paulo Gorgulho). Josias é casado com a ambiciosa Cassandra Martinelli e é pai de Lucas (Jean Fercondini) e Janete (Liliana Castro).

Após sua prisão, Maria é ajudada pelo policial federal Marcelo Montenegro (Leonardo Vieira), com quem ela se apaixona. Marcelo tinha ficado recentemente viúvo após a morte de Mabel (Sabrina Greve) por envenenamento. O doce envenenado que matou sua esposa estava destindo a ser comido por sua filha mutante Tatiana (Letícia Medina). Ao ajudar Maria a escapar da prisão, Marcelo se torna um fugitivo da lei, no qual o casal passa por várias aventuras para escapar do inescrupuloso Taveira, que sente um desejo sem resposta por Maria.

Platão e Josias são assassinados quando descobrem quem é o responsável pela morte de Sócrates, Mabel e Dr. Christopher Walker (um pesquisador americano que descobriu a verdade sobre os mutantes: Lance Henriksen). Maria e Marcelo então começam a tentar descobrir quem contratou o serial killer Eric Fusily (Tuca Andrada) para cometer todos os crimes.

É revelado no último capítulo que Júlia contratou Fusily. Ela também contratou o advogado César Rubicão (Cássio Scapin) para sequestrar Maria, quando ela ainda era um bebê, e deixá-la em qualquer lugar. Ele decide deixá-la no circo. Trinta anos mais tarde, Sócrates revela que ele iria deixar toda sua fortuna para uma fundação, chocando sua família. Com medo de que isso prejudicaria seus experimentos, Júlia contratou Eric para matá-lo e colocar Maria na cena do crime, porque ela sabia que Sócrates deixaria a fortuna para Maria. Ela suspeitava que se Maria recebesse sua riqueza, ela iria fechar a Progênese e prejudicar suas experiências. Júlia, então, decidiu eliminar todos aqueles que descobriram ou suspeitavam que ela era responsável pela morte de Sócrates. Ela também contratou Eric para matar Rosana (Maria Ceiça) e a enfermeira Ruth (Maria Cláudia). Helga (Preta Gil), ex-esposa de Eric, que se tornou uma pessoa melhor depois de deixá-lo, também sofreu ataques, como Tatiana, Marcelo e Maria.

A temporada terminou com Rubicão revelando em juízo, através de holograma, que foi responsável pelos crimes. Devido ao grande sucesso da trama, devido ao grande sucesso, a novela ganhou uma seguinte temporada: Os Mutantes: Caminhos do Coração.

Ilha do Arraial[editar | editar código-fonte]

A Ilha do Arraial (mais conhecida como “Ilha dos Mutantes”) é o local secreto onde a Dra. Júlia Zaccarias tem um laboratório secreto no subsolo para fazer suas experiências mutantes, onde ela conta com a ajuda de alguns mutantes aliados como Gór (Julianne Trevisol) e Eugênio (Pedro Malta), também com seu guarda Capeletti (Daniel Marinho). O local é dominado por mutantes que conseguiram fugir do laboratório como Vlado (Daniel Aguiar), Fúria (Karen Junqueira), Felina (Amandha Lee), Metamorfo (Sacha Bali), Ísis (Louise D’Tuani), Iara (Suyane Moreira), Demétrio (Helder Agostini) e Minotauro (Fábio Nascimento), também por mutantes enviados para o local como Perpétua (Patrícia de Jesus), Vavá (Cássio Ramos), Pachola (André Mattos), Criss (Maurício Ribeiro). Durante o início da trama, Eric Fusily é enviado para a ilha por ordem da Chefia Oculta com a missão de matar os mutantes fugitivos, onde ele conta com a ajuda de Fernando e Juanita, e mais tarde com o apoio de Taveira (Gabriel Braga Nunes) e Dino (Guilherme Trajano) na segunda viagem para o local. Também há mutantes que foram para ilha por conta própria para ajudar amigos, como Maria, Cléo e Toni. A ilha possui algumas experiências como um dinossauro (Velociraptor) e um sapo gigante (Sapo Bufo).

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Gabriel Braga Nunes interpretou o delegado vampiro Taveira.
Felipe Folgosi interpretou Beto.
Patrycia travassos interpretou Irma Mayer.
Cássio Scapin interpretou o lobisomem César.
Angelina Muniz interpretou a ambiciosa Cassandra.
Ator Personagem
Bianca Rinaldi Maria Beatriz dos Santos Luz Mayer Montenegro
Leonardo Vieira Marcelo Duarte Montenegro
Ítala Nandi Dra. Júlia Zaccarias
Julianne Trevisol Górgona Mayer (Gór)
Gabriel Braga Nunes Sigismundo Taveira
Tuca Andrada Eric Fusily
Letícia Medina Tatiana Duarte Montenegro (Tati)
Alexandre Barillari Ramon Fusily
Preta Gil Helga Silva da Silveira
Fernando Pavão Noé Machado
Liliana Castro Janete Fontes Martinelli
Paulo Nigro Antônio Mayer (Toni)
Cláudio Heinrich Danilo Mayer (Dan)
Angelina Muniz Cassandra Fontes Martinelli
Patrycia Travassos Irmã Mayer
André de Biase Aristóteles Mayer (Ari)
José Dumont Teófilo Magalhães (Téo)
Daniel Aguiar Vladmir Pereira (Vlado)
Felipe Folgosi Roberto Duarte Montenegro (Beto)
Ângelo Paes Leme Rodrigo Mayer
Karen Junqueira Fúria
Jean Fercondini Lucas Fontes Martinelli
Fernanda Nobre Lucia Rocha
Gisele Policarpo Cléo Mayer
Andréa Avancini Érica Ramos
Rocco Pitanga Armando Carvalho (Carvalho)
Nanda Ziegler Bianca Fischer
Lígia Fagundes Leonor Figueira
Jorge Pontual Felipe Matoso
Fernanda Nobre Lucia Rocha
Cássio Scapin Dr. César Rubicão
Fafá de Belém Ana Gabriela dos Santos Luz
Sacha Bali Matheus Morpheus (Metamorfo)
Rômulo Estrela Draco
Rômulo Arantes Neto Telepático (Telê)
Perfeito Fortuna Pepe dos Santos Luz
Patrícia de Jesus Perpétua Salvador
Maurício Ribeiro Cristiano Pena (Cris)
Louise D’Tuani Ísis de Almeida (Mulher-Invisível)
Taumaturgo Ferreira Tarcísio Batista
Thaís Fersoza Célia de Souza (Celinha)
Helena Xavier Simone dos Santos
Théo Becker Fernando Biavatti (Cobrão)
Anna Markun Juanita Biavatti
Lana Rodes Esmeralda Nascimento Medeiros
André Segatti Ernesto Justo
Sebastião Vasconcelos Mauro Fontes
Eduardo Lago Luís Guilherme (Guiga)

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Reprise[editar | editar código-fonte]

Foi reprisada de 31 de maio de 2010 a 14 de janeiro de 2011 de segunda a sexta nas tardes da Record com o total de 163 capítulos.
No dia 23 de abril a emissora anunciou em seu twitter oficial uma chamada de reprise da novela. A assessoria da Rede Record anunciou que Caminhos do Coração e Os Mutantes - Caminhos do Coração seriam reprisadas em 1 novela só com o nome Os Mutantes e que Promessas de Amor, por sua vez, não seria reprisada pela baixa audiência de sua exibição original.
Começou no dia 31 de Maio às 18:15. Para elevar a audiência a novela passou a ser exibida sem intervalos sem aberturas depois de um tempo e após algumas mudanças se fixou às 18h45. A partir de 23 de dezembro a novela passou a ser exibida às 17h00 na TV Record São Paulo, enquanto seguiu nornal às 18h45 no resto do Brasil.
No dia 3 de janeiro, a novela mudou de horário novamente sendo exibida às 16h15 na TV Record São Paulo e 18h00 em outras localidades e também foi anunciados as "últimas semanas" da mesma. Terminou no dia 14 de janeiro e a emissora anunciou que não exibirá por enquanto sua continuação Os Mutantes - Caminhos do Coração.
Teve média de 6.2 pontos de Ibope, sua menor audiencia foi 3 e a maior foi 10 pontos.[carece de fontes?]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • No dia 6 de fevereiro de 2008, Caminhos do Coração entrou para a história. Foi a primeira novela da Record a liderar na média geral do IBOPE. Neste dia, a novela registrou 22 pontos de média, contra 20 pontos da Rede Globo, que exibia um jogo de futebol. Em seu pico de audiência, Caminhos do Coração registrou 27 pontos, ante 15 da Globo.[3]
  • Inicialmente Ítala Nandi, intérprete de Júlia, faria o papel de Ana Luz, pois Júlia seria interpretada por Fernanda Montenegro. Montenegro, porém, recusou o papel, e Júlia foi interpretada por Ítala Nandi e Ana Luz por Fafá de Belém.[4]
  • Seu último capítulo conseguiu uma média de 23 pontos no IBOPE da Grande São Paulo. Foi o segundo maior índice de audiência de uma novela da Record, empatado com o do episódio final de Prova de Amor,[5] e perdendo apenas para o último capítulo de Vidas Opostas, que conseguiu uma média de 25 pontos em 27 de agosto de 2007 [6] . O alto índice de audiência da novela fez com que a Globo conquistasse seu pior índice de audiência na estreia de uma novela das oito [7] .
  • Em 23 de abril de 2010 a emissora começou a anunciar em sua programação a reprise da novela, que começou a ser exibida no dia 31 de maio de 2010 na faixa das seis e quinze da tarde e foi reprisada de 31 de maio a 14 de janeiro de 2011 num compacto da primeira temporada, a sua segunda temporada não será reprisada..[8]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]