Camioneta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nota: não confundir com caminhonete, que é um veículo que transporta carga e passageiros em compartimentos individualizados e sem comunicação interna entre si. Também não deve ser confundido com van, que é um automóvel utilizado no transporte de carga ou grupo de pessoas, que geralmente é um veículo em forma de caixa com quatro rodas.

Volkswagen Passat Variant 2006
Audi A4 Avant 2010
BMW 318d Touring 2013

Caminhoneta, camioneta ou ainda perua, van , Station Wagon ou besta em algumas regiões do Brasil; carrinha, break ou station, em Portugal, é um tipo de carroceria de veículo automotor destinado a uso misto, ou seja, adequado ao transporte de passageiros e carga.

Neste tipo de veículo os passageiros e a carga coexistem em um mesmo espaço. De modo geral, esses veículos são variações (ampliações) de sedans ou hatchbacks.

Note-se que em Portugal a palavra camioneta é também usada para veículos pesados de passageiros (autocarros em Portugal, ônibus no Brasil) que ligam localidades diferentes, sendo nesta situação sinónimo de autocarro. Contudo, no caso dos veículos pesados de passageiros para transporte em meio urbano, só se utiliza a designação autocarro, apenas, raramente camioneta. Também em Portugal é comum dizer-se para esta situação (transporte de passageiros entre localidades diferentes) camioneta de/da carreira ou simplesmente carreira (sendo uma "carreira" o conceito de serviço de transporte regular com horários definidos).

Note-se também que, no Brasil, o termo usado geralmente pela indústria automobilística é perua, correspondente a station wagon (Estados Unidos) ou estate car (Inglaterra). O termo perua também é utilizado (principalmente no estado de São Paulo) para descrever uma van, sinônimo (anglicismo) recente de furgão. O termo besta deriva de um modelo e marca específico de van/furgão, e não é apropriado.

Exemplos de camionetas brasileiras[editar | editar código-fonte]