Desafío Champions Sendokai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Campeões do Sendokai)
Desafío Champions Sendokai
Sendokai Champions (EUA)'
Campeones Sendokai (LA)
Sendokai Champions (PT)
Sendokai Champions/Campeões do Sendokai (BR)
Desafío Champions Sendokai
Informação geral
Formato série de desenho animado
Gênero Ação
Aventura
Futebol
Comédia
Drama
Romance
Duração 12 minutos /
17 minutos (episódio 52)
Estado Em exibição
Criador(es) Kotoc
TVE
Planeta Junior[1]
País de origem Espanha
Idioma original espanhol
inglês[2]
Temporadas 2 temporadas
Episódios 52
Produção
Diretor(es) Freddy & Roger Cordoba Schwaneberg
Produtor(es) Vanessa Dieguez Redondo
Produtor(es) executivo(s) David Dieguez Redondo
Salvador Fabregat
Roteirista(s) Guillem Dols[1]
Empresa(s) produtora(s) Kotoc Produccions
RTVE
Nottingham Forest
Exibição
Emissora original Espanha Clan[2]
Estados Unidos Vortexx
União de Nações Sul-Americanas Cartoon Network
Brasil Cartoon Network
Portugal Canal Panda
Transmissão original 9 de abril de 2013 – presente

Desafío Champions Sendokai/Sendokai Champions (Brasil: Campeões do Sendokai / Portugal: Sendokai Champions) é uma série de desenho animado espanhola-estadunidense-Latina co-produzida entre Kotoc e RTVE que estreou no dia 9 de abril de 2013 na Espanha no canal Clan. A série contou com 52 episódios de 12 minutos cada um. A segunda temporada intitulada Desafío Champions Sendokai: El Origen del Hakuru (Sendokai Champions: Rise of the Hakuru em inglês) teve um total de 26 episódios de 12 minutos cada um e estreou no dia 2 de junho de 2014 pelo canal Clan na Espanha.

No Brasil, a primeira temporada estreou no dia 3 de junho de 2013[3][4] e a segunda temporada no dia 13 de maio de 2014,[5] no Cartoon Network. Em Portugal a primeira temporada estreou no dia 17 de março de 2014[6] e a segunda temporada no dia 16 de junho de 2014 no Canal Panda.[7]

Produção[editar | editar código-fonte]

Temporada 3[editar | editar código-fonte]

Em 2017, a terceira temporada foi colocada em um website da Kotoc sobre os seus conteúdos futuros. [8]

Em maio de 2021, uma live de apresentação da KOTOC foi feita no canal do Youtube "formenterafilm" para alunos de um grêmio estudantil, e nessa live, David Dieguez Redondo, um dos produtores do desenho Sendokai, confirmou que a demora da Terceira Temporada se deu por perda de direitos do desenho, que estavam sendo recuperados desde 2015. David também confirmou que a maioria dos direitos foi recuperada e que a Kotoc já está produzindo a continuação do desenho.[9]


Em 18 de maio de 2023, a RTVE convocou 5 séries para emissão na Clan, e uma delas foi Sendokai, relacionando como "novo projeto".[10]

1ª temporada[editar | editar código-fonte]

Zak, Cloe, Kiet e Fenzy são quatro jovens da Terra impopulares sem nenhum talento para o esporte. Um dia, encontram braceletes que os transportam para outra dimensão. Lá, eles conhecem o mestre Tänpo, que explica-lhes que o império de Zorn está conquistando todas as dimensões do Multiverso. A Terra está em perigo e, se quiserem salva-lá, só haverá uma maneira: terão que superar suas fraquezas, para aprender a arte do Sendokai até se converterem em guerreiros e ganhar o Grande Torneio do Multiverso. Os Zorn vem que os seres humanos são muito bons no torneio e Marechal envia um comandante Zorn, Sidmodius, que traz a caixa de Sestrad. Os humanos, ao ganharem o grande torneio, pensavam que tinham finalizado tudo.

2ª temporada[editar | editar código-fonte]

Nesta nova aventura os Sen-Kuns teram que lidar com uma nova ameaça: Sidmodius. Pois antes da nave do Marechal Zorn explodir (no final da 1ª temporada) Sidmodius pega a caixa de Sestrad e vai pra Masara (a Terra no passado) para utilizar a caixa de Sestrad, e convocar o primeiro grande torneio e ganhá-lo, para assim se converter no Grande Zorn. Nesta missão ajudará Chronam-Yatt, a deusa do mal. Enquanto isso na Terra, Chronam-Sunn avisa para os Sen-Kuns do perigo de Sidmodius e Lon se une a eles; um novo amigo dos garotos. Sidmodius com a caixa de sestrad converte os seres de Masara em Yakis, um ser sem a energia Sen. Enquanto isso, em Masara conhecem seu novo mestre, Danima. Ela dá novos poderes para ajudá-los a derrotar Sidmodius. Os humanos sem saber que estavam ajudando Sidmodius, convocam o primeiro grande torneio do Sendokai. Os humanos derrotam Sidmodius, mas Lon, pela inveja se torna malvado e Chronam-Yatt lhe entrega o capacete do Grande Zorn com o poder de ser imortal, enquanto Sidmodius, já derrotado, vê Chronam-Yatt entregando o capacete e acaba absorvendo seu Sen. Afinal, matam Sidmodius com um mapa de energia que Danima concedeu-lhes. Logo, na Terra, Zak e Cloe vão ao cinema, mas de repente um robô gigante entra no cinema e... captura a Cloe. A janela do robô se abre e aparece o Grande Zorn, Lon...

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Zak - Adora atenção. Na Terra ele não é muito popular, mas quando se torna um guerreiro Sendokai, vira um líder que mantém elevado a moral da equipe e faz jogadas espetaculares. Também é apaixonado por Cloe, mas sente vergonha de assumir seu amor a ela. Antes do final da segunda temporada, se mostrava imaturo e inconsequente, porém, após fugir de sua equipe, Zak começa a ser responsável. Poderia se dizer que combate no Sendokai como o ''capitão'', sendo o hakuru (líder). Seus poderes são de ataque, que são o Disparo Zet-Sen e Fogo Sho-Sen.
  • Cloe - É uma menina inteligente e responsável. Ela sempre faz o que seus pais lhe ordenam, então eles não tem nada melhor que deixá-la realizar o seu sonho de ser artista. Também tem uma atração por Zak e Lon. Como guerreira Sendokai, é o cérebro da equipe e usa sua imaginação para derrotar o adversário. Cloe bola estratégias para atacar no campo, e tem poderes para ajudá-la nesta tarefa, que são a Visão Yao-Sen e Sentelha Nu-Sen.
  • Kiet - É o cara mais preguiçoso no universo. Se ele pudesse, só levantava do sofá para mudar o jogo. O destino o levou a lutar como um guerreiro de dimensões desconhecidas. Seu maior poder de combate é a sua grande força. Seu maior poder na terra é o de sempre convencer sua avó a mimá-lo. Kiet mostra jogar na defesa, pois seus poderes são Escudo Koa-Sen e Onda Geo-Sen, que servem para defender seu Kai.
  • Fenzy - É uma menina orgulhosa e sarcástica. Ela mora sozinha com a mãe, porque seu pai morreu. Ela é conhecida por sua alta velocidade. Assim como Kiet, Fenzy se mostra trabalhar na defesa, devido a seus poderes: Estrela Tai-Sen e Tornado Go-Sen.
  • Lon - Calado e muito desconfiado de tudo, ele é rival de Zak com quem sempre tenta disputar tudo como o melhor Disparo Zet-Sen, quem corre mais para ser o melhor Senkun entre outros. Lon tem uma atração por Cloe e ganhou o Disparo Zet-Sen quando uniu seu Sen com o de Zak fazendo a Força Duo-Sen. vira o Grande Zorn ao final da segunda temporada, tornando-se o vilão. Lon é filho de um grande empresário de uma empresa internacional. É muito rico, orém seu pai o deixa sozinho fazendo assim a raiva de Lon crescer, e consequentemente, Lon cria uma ideia de que todos estão contra ele, e captura Cloe no final da 2 temporada. Mas como mostrado nas Vistual Cards de Combate da terceira temporada, Lon vai voltar para a equipe.
  • Tänpo - É o mestre dos Sen-Kuns. Os treinará realmente muito duro e os transmitirá todos os seus conhecimentos para que possam tornar-se guerreiros Sendokai e salvar a Terra. No entanto, há algo no passado de Tampo que torna esta missão pessoal para ele. Tänpo foi namorado de Lalith, ele não aceitou se aliar ao Grande Zorn e conseguiu fugir do vórtice.
  • Lula - É a mascote de Tänpo e sua única companheira. Ela pertence à raça dos luls e, se desejar, pode ser transformada em uma esfera quando está lutando em um combate Sendokai. Também ajuda Tänpo a treinar os meninos, e é uma Guerreira Sendokai.
  • Sidmodius - Era um Zorn bem leal ao império quando foi nomeado ministro dos Zorn ele queria mais, se uniu a Chronann Yatt com o plano de se tornar o grande Zorn usando a caixa de Sestrad, Então antes da Fortaleza Zorn explodir Sidmodius pegou a caixa de Sestrad e junto com Chronann Yatt ele e a grande fortaleza Zorn Foram transportados para Massara, onde nasceu o império Zorn para tentar se tornar o grande Zorn.
  • Lalith - Ex-comandante do império Zorn e namorada de Tänpo. Sob sua aparência frágil, esconde uma guerreira especialista com poderes esotéricos.
  • Comandante Kazkrad É um dos ajudantes do Marechal Zorn e a versão do Zak de uma dimensão sombria.
  • Chronam-Yatt - É irmã de Chronam-Sunn e aliada de Sidmodius. Se tornou comandante do Império Zorn após a saída de Lallith.
  • Marechal Zorn (Kento) - É o líder dos Zorn e irmão de Tänpo. Lidera o império com um traje robótico e um punho de ferro, conquistando todas as dimensões em seu caminho. Todos os que o desafiam acabam indo para o vórtex.
  • Chronam-Sunn - É irmã de Chronam-Yatt e ex-integrante do império Zorn. Possui a habiliade de viajar no tempo.
  • Kido - É uma iguana (ou um lagarto) que vive no antigo planeta Terra, num lugar chamado Masara. Tem inteligência limitada, por isso quase sempre se mete em encrencas, mas é um "guia turístico" para os 5 guerreiros em Masara.
  • Danima - É a Alta Sacerdotisa de Masara. Treinou os Sen-Kuns por um breve período. Ela morre no episódio Tempos Incertos.

Técnicas[editar | editar código-fonte]

  • Disparo Zet-Sen (Zak, Cron, Kazkrad e Lon): O usuário concentra metade de seu sen no do e a outra metade no alvo para que as duas se unam, o usuário também pode definir o curso que o Do ira seguir.
  • Visão Yao-Sen (Cloe, Yili, Eolckrad e Lon): O usuário usa sua imaginação para prever os movimentos futuros de seus adversários e companheiros
  • Escudo Koa-Sen (Kiet, Veanya, Teikkrad e Lon): O usuário cria um escudo que protege a si mesmo e seus companheiros, podendo avançar pelo campo facilmente
  • Estrela Tai-Sen (Fenzy, Bu, Yznefkrad e Lon): O usuário, com as mãos fechadas para trás, começa a correr, deixando uma barreira como rastro
  • Fogo Sho-Sen (Zak e Lon): O usuário, com o pé, cria um triangulo grande que é o seu proprio poder e o absorve para dentro de seu símbolo e chuta com toda a sua força, esse é o poder mais forte que um guerreiro pode criar sozinho, porém, se o guerreiro não tiver total controle sobre esse poder ele se volta contra ele.
  • Sentelha Nu-Sen (Cloe, Eolckrad e Lon): O usuário gira com alguns círculos o rodeando e se teletransporta pelo campo e tempo-espaço, podendo estar em todos os momentos com clones nos outros círculos
  • Onda Geo-Sen (Kiet e Lon): O usuário, com uma mão cria a forma de seu símbolo e dá um soco no chão, causando uma forte explosão.
  • Tornado Go-Sen (Fenzy, Zyfenkrad e Lon): O usuário usa as duas mãos e pula girando e fica girando, criando um tornado de energia que absorve tudo que estiver em seu caminho
  • Força Duo-Sen (Zak e Lon, Credeles, Mestres do Fogo, e Zak e Kido): Os usuários pulam e aparecem seus símbolos, que se juntam quando os usuários chutam com a força dos dois
  • Raio Duo-Sen (Cloe e Lon, Cloe e Zak): Os usuários pulam, apontam suas mãos abertas um para o outro e, juntos, podem recuperar o dô ou leva-lo a um lugar livre de adversários
  • Muralha Duo-Sen (Keenan e Keeway, Credeles, e Kiet e Fenzy): Os usuários formam uma fusão de seus símbolos e, juntos, criam uma muralha gigantesca
  • Ira Sid-Sen (Sidmodius): Sidmodius cria uma conexão de raios entre suas mãos e bate no dô com toda a sua força
  • Fusão Nero-Sen (Sen-Kuns, Sidmodius, Kiwuns e Zac e Mestres do fogo): Os usuários formam um losango ou pentágono e transferem sua energia para o hakuru, que lança uma poderosa energia ao Sen-rock do adversário, essa é o poder combinado mais forte de todos.
  • Em 100% (Sen-Kuns): Os Sen-Kuns absorvem a energia positiva dos habitantes presentes e, com o mapa de Danima, soltam a energia mais poderosa de Massara.
  • Trovão Yang-Sen (Zak e Lon): Não se sabe muito sobre essa técnica, mas ela foi confirmada nas Virtual Cards de Combate da Terceira Temporada.
  • Chama Yin-Sem (Zak e Lon): Não se sabe muito sobre essa técnica, mas ela foi confirmada nas Virtual Cards de Combate da Terceira Temporada.
  • Choque Yang-Sen (Kiet): Não se sabe muito sobre essa técnica, mas ela foi confirmada nas Virtual Cards de Combate da Terceira Temporada.
  • Monte Yin-Sen (Kiet): Não se sabe muito sobre essa técnica, mas ela foi confirmada nas Virtual Cards de Combate da Terceira Temporada.
  • Onda Yang-Sen (Cloe): Não se sabe muito sobre essa técnica, mas ela foi confirmada nas Virtual Cards de Combate da Terceira Temporada.
  • Rio Yin-Sen (Cloe): Não se sabe muito sobre essa técnica, mas ela foi confirmada nas Virtual Cards de Combate da Terceira Temporada.
  • Borda Yang-Sen (Fenzy): Não se sabe muito sobre essa técnica, mas ela foi confirmada nas Virtual Cards de Combate da Terceira Temporada.
  • Bala Yin-Sen (Fenzy): Não se sabe muito sobre essa técnica, mas ela foi confirmada nas Virtual Cards de Combate da Terceira Temporada.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

 Brasil
Direção de Dublagem Ana Lúcia Menezes (1ª)
Élida L'Astorina/Renan Ribeiro (2ª)
Estúdio de Dublagem Audio News

Transmissão Mundial[editar | editar código-fonte]

País Título Data de estreia Canal
Espanha Desafío Champions Sendokai
Desafío Champions Sendokai: El Origen del Hakuru
9 de abril de 2013 (1ª Temporada)
2 de junho de 2014 (2ª Temporada)
TBA (3ª Temporada)
Clan
América Latina Campeones Sendokai
Campeones Sendokai: El Origen del Hakuru
3 de junho de 2013 (1ª Temporada)
13 de maio de 2014 (2ª Temporada)
Cartoon Network
 Brasil Campeões do Sendokai 3 de junho de 2013 (1ª Temporada)
13 de maio de 2014 (2ª Temporada)
Cartoon Network
Portugal Portugal Sendokai Champions 17 de março de 2014 (1ª Temporada)
16 de junho de 2014 (2ª Temporada)
Canal Panda
 Estados Unidos TBA The CW Television Network, Vortexx
 Itália 1 de setembro de 2014 Rai Gulp
 Hungria 2013 KidsCo
 Sérvia 2014 Ultra, Mini Ultra TV
=Emirados Árabes Unidos África, Oriente Médio 2014 MBC 3, Syfy Kids

Episódios[editar | editar código-fonte]

Resumo[editar | editar código-fonte]

Temporadas N° de Episódios Data de Estreia
(Espanha)
Data de Encerramento
(Espanha)
Data de Estreia
(Brasil)
Data de Encerramento
(Brasil)
Vilões
1 26 9 de abril de 2013 4 de maio de 2013 3 de junho de 2013 4 de julho de 2013 Marechal Zorn (Kento)
2 26 2 de junho de 2014 18 de junho de 2014 13 de maio de 2014 1 de outubro de 2014 Sidmodius

1ª temporada (2013)[editar | editar código-fonte]

  • 1 - Sen-do-kai

Espanha 09/04/2013
Brasil 03/06/2013

  • 2 - Mais que um Bracelete

Espanha 09/04/2013
Brasil 03/06/2013

  • 3 - A Dimensão Urlok

Espanha 16/04/2013
Brasil 04/06/2013

  • 4 - Começa o Treinamento

Espanha 16/04/2013
Brasil 04/06/2013

  • 5 - Invisível

Espanha 17/04/2013
Brasil 05/06/2013

  • 6 - Luls

Espanha 17/04/2013
Brasil 05/06/2013

  • 7 - Um Disparo Perfeito

Espanha 18/04/2013
Brasil 06/06/2013

  • 8 - Guerreiros Legendários

Espanha 18/04/2013
Brasil 06/06/2013

  • 9 - Mova o Traseiro

Espanha 19/04/2013
Brasil 07/06/2013

  • 10 - O Guardião da Caixa

Espanha 19/04/2013
Brasil 07/06/2013

  • 11 - Estrela Tai-Sen (Episódio)

Espanha 20/04/2013
Brasil 10/06/2013

  • 12 - Uma Última Prova

Espanha 20/04/2013
Brasil 10/06/2013

  • 13 - Começa o Torneio!

Espanha 21/04/2013
Brasil 11/06/2013

  • 14 - Um Por Todos

Espanha 22/04/2013
Brasil 11/06/2013

  • 15 - Confia em Mim

Espanha 23/04/2013
Brasil 12/06/2013

  • 16 - O Torneio Vem Primeiro

Espanha 24/04/2013
Brasil 12/06/2013

  • 17 - Aceite Seus Sentimentos, Zak

Espanha 25/04/2013
Brasil 13/06/2013

  • 18 - Centelha Nu-Sen (Episódio)

Espanha 26/04/2013
Brasil 13/06/2013

  • 19 - Meu Querido Inimigo

Espanha 27/04/2013
Brasil 14/06/2013

  • 20 - O Lado Negro

Espanha 28/04/2013
Brasil 14/06/2013

  • 21 - Fantasmas do Passado (1)

Espanha 29/04/2013
Brasil 30/07/2013

  • 22 - Pelos Velhos Tempos (2)

Espanha 30/04/2013
Brasil 30/07/2013

  • 23 - Sem Volta (3)

Espanha 01/05/2013
Brasil 01/07/2013

  • 24 - A Final (4)

Espanha 02/05/2013
Brasil 02/07/2013

  • 25 - O Fim Está Próximo (5)

Espanha 03/05/2013
Brasil 03/07/2013

  • 26 - Quatro Guerreiros Sendokai (6)

Espanha 04/05/2013
Brasil 04/07/2013

2ª temporada (2014)[editar | editar código-fonte]

  • 1 - Uma Boa História

Espanha 02/06/2014
Brasil 13/05/2014

  • 2 - Uma Nova Aventura

Espanha 02/06/2014
Brasil 13/05/2014

  • 3 - Danima (Episódio)

Espanha 03/06/2014
Brasil 14/05/2014

  • 4 - Yakis (Episódio)

Espanha 03/06/2014
Brasil 14/05/2014

  • 5 - Confia em Nós, Lon

Espanha 04/06/2014
Brasil 15/05/2014

  • 6 - Kido o Destruidor

Espanha 04/06/2014
Brasil 15/05/2014

  • 7 - A Babá

Espanha 05/06/2014
Brasil 15/05/2014

  • 8 - Uma Equipe Inquebrável

Espanha 05/06/2014
Brasil 16/05/2014

  • 9 - Raio Duo-Sen (Episódio)

Espanha 06/06/2014
Brasil 16/05/2014

  • 10 - Um Bom Líder

Espanha 06/06/2014
Brasil 16/05/2014

  • 11 - Tempos Incertos

Espanha 09/06/2014
Brasil 06/08/2014

  • 12 - Eu Nunca Vou Esquecer Vocês

Espanha 09/06/2014
Brasil 06/08/2014

  • 13 - Sendokai Estúpido

Espanha 10/06/2014
Brasil 13/08/2014

  • 14 - O Primeiro Grande Torneio

Espanha 10/06/2014
Brasil 13/08/2014

  • 15 - Os Norkingos

Espanha 11/06/2014
Brasil 20/08/2014

  • 16 - Um Herói Para Massara

Espanha 11/06/2014
Brasil 20/09/2014

  • 17 - Você Está Sozinho

Espanha 12/06/2014
Brasil 03/09/2014

  • 18 - Amigos e Rivais

Espanha 12/06/2014
Brasil 03/09/2014

  • 19 - Que Vença a Melhor Equipe

Espanha 13/06/2014
Brasil 10/09/2014

  • 20 - Traidores

Espanha 13/06/2014
Brasil 10/09/2014

  • 21 - O Declínio do Hakuru

Espanha 16/06/2014
Brasil 17/09/2014

  • 22 - A Hora da Verdade

Espanha 16/06/2014
Brasil 17/09/2014

  • 23 - O Poder do Barão

Espanha 17/06/2014
Brasil 24/09/2014

  • 24 - O Grande Zorn

Espanha 17/06/2014
Brasil 24/09/2014

  • 25 - A Ascensão do Hakuru

Espanha 18/06/2014
Brasil 01/10/2014

  • 26 - Alguma Coisa Em Comum

Espanha 18/06/2014
Brasil 01/10/2014

3ª temporada (TBA)[editar | editar código-fonte]

Até agora, nenhum nome ou data de episódios da terceira temporada foi divulgado pela Kotoc ou pela RTVE.

Wikisen[editar | editar código-fonte]

Em 4 de novembro de 2014, a Kotoc começou a postar vídeos em espanhol, chamados Desafío Champions Sendokai Wikisen, ou apenas Wikisen, que consistem em quizes e informações em forma de vídeo, no YouTube, sobre personagens e etc.

Edições[editar | editar código-fonte]

# Título
1 Disparo Zet-Sen
2 Visión Yao-Sen
3 Brazeletes Sen
4 Senrocks
5 Campos de Batalla
6 Escudo Koa-Sen
7 Estela Tai-Sen
8
9 Deslizadores
10 Sidmodius
11 Mariscal Zorn
12 Lon
13 Armaduras Urlok
14 Armaduras Wadaan
15 Tänpo
16 Fogo Sho-Sen
17 Destello Nu-Sen
18 Brazaletes Cronsen
19 Onda Geo-Sen
20 Tornado Go-Sen
21 Danima
22 Força Duo-Sen
23 Lalith
24 Relámpago Duo-Sen
25 Armaduras Nero
26 Muro Duo-Sen
27 Amos del Fuego
28 Fusión Nero-Sen
29 Kento
30 Wikisen Quiz
31 Armaduras Ignis
32 Zak
33 Luls
34 Sendokai Runner Game
35 Cloe
36 Kido
37 Beldzars
38 Los Oscuros
39 Mc
40 Volumen #01

Referências

  1. a b «Sendokai Champions (TV Series) (2012)» (em inglês). FilmAffinity. Consultado em 18 de junho de 2013 
  2. a b «Sendokai Champions» (em espanhol). Nottinghamforest.es. Consultado em 18 de junho de 2013. Arquivado do original em 29 de janeiro de 2017 
  3. Desafío Champions Sendokai é adquirido pelo Cartoon Network (em português)
  4. Campeões do Sendokai estreia em junho no Cartoon Network (em português)
  5. Copa Toon 2014 traz segunda temporada de Campeões de Sendokai (em português)
  6. Canal Panda estreia "Sendokai Champions" (em português)
  7. Segunda temporada de Sendokai Champions estreia em junho no Canal Panda (em português)
  8. [carece de fontes?]
  9. Conferencia online para los estudiantes con Frederic Córdoba Schwanemberg, consultado em 5 de junho de 2023 , minuto 43:00 a 44:00
  10. RTVE, PRENSA (18 de maio de 2023). «RTVE selecciona cinco series de animación para este año». RTVE.es (em espanhol). Consultado em 5 de junho de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]