Campeonato Africano das Nações

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com o Campeonato das Nações Africanas (CHAN).
Campeonato Africano das Nações
TotalEnergies Africa Cup of Nations

Logotipo oficial da competição
Dados gerais
Organização CAF
Edições 34
Local de disputa África
Sistema Fase de grupos e mata-mata
Edição atual
editar

O Campeonato Africano das Nações (português angolano), também conhecido como Taça das Nações Africanas (português europeu) ou Copa Africana de Nações (português brasileiro), também conhecida pelo acrónimo CAN, é a principal competição de futebol entre seleções do continente africano. Organizado pela Confederação Africana de Futebol (CAF), foi realizado pela primeira vez em 1957, sendo praticado a cada dois anos desde a edição de 1968, antes em intervalos irregulares.

Na primeira edição, apenas três seleções participaram: Egito, Sudão e Etiópia. A África do Sul estava originalmente programada para competir, mas foi desqualificada devido às políticas de apartheid do governo na época. Desde então, o campeonato cresceu significativamente, tornando-se necessário criar um torneio de qualificação. O número de equipes participantes na fase final chegou a 24 em 2019, mantendo-se assim até o momento. Em 2010, Angola sediou de forma inédita sob o título de país africano de língua oficial portuguesa.

Após 34 edições realizadas, o Egito é a nação mais bem sucedida na competição, detendo um recorde de sete títulos (incluindo quando ficou conhecido como a República Árabe Unida entre 1958 e 1961). A Costa do Marfim é a atual campeã após derrotar a Nigéria por 2–1 de virada em 2024. Com a conquista, a seleção marfinense chegou ao seu terceiro título da Copa Africana de Nações.

História[editar | editar código-fonte]

Origem e primeiros anos (1956–1962)[editar | editar código-fonte]

A origem da Copa Africana de Nações data de junho de 1956, altura em que a criação da Confederação Africana de Futebol foi proposta durante o terceiro congresso da Federação Internacional de Futebol, em Lisboa. Havia planos imediatos para a realização de um torneio continental e, em fevereiro de 1957, a primeira Copa Africana de Nações foi realizada em Cartum, no Sudão. Não havia qualificação para esse torneio, sendo ele composto pelas quatro nações fundadoras da CAF (Egito, Sudão, Etiópia e África do Sul). A insistência da África do Sul em selecionar apenas jogadores brancos para seu plantel devido a política de apartheid culminou em sua desqualificação e como consequência a Etiópia avançou automaticamente para a final.[1] Assim, apenas dois jogos foram disputados, com o Egito sendo coroado o primeiro campeão continental depois de derrotar o anfitrião Sudão na semifinal e a Etiópia na final. Dois anos depois, em 1959, Egito e Síria se fundem para formar a República Árabe Unida, na qual recebe a segunda edição, no Cairo, com a participação das mesmas três equipes. O anfitrião, Egito, venceu novamente.

A competição cresceu e pela primeira vez houve uma fase de qualificação para determinar quais times jogariam pelo título de 1962, em Adis Abeba. A anfitriã, Etiópia, e o atual detentor do título, Egito, qualificaram-se de forma automática e se juntaram a Tunísia e Uganda. O Egito fez sua terceira aparição consecutiva em final, mas foi a Etiópia que emergiu como vitoriosa depois de vencer a Tunísia e derrubar os egípcios na prorrogação.

Dominação ganesa (1963–1970)[editar | editar código-fonte]

Em 1963, o torneio final se expande e recebe seis equipes, divididas em dois grupos de três. A seleção de Gana fez sua primeira aparição como anfitrião do evento e ganhou o título depois de derrotar o Sudão na final. Eles repetiram isso quando se tornaram campeões dois anos depois na Tunísia — igualando o Egito como duas vezes vencedoras — com uma equipe que incluia apenas dois membros da equipe de 1963.[2] Vale ressaltar que a partir dessa edição a competição foi renomeada de Copa Africana para Copa Africana de Nações.

Em 1965, a CAF introduziu uma regra que limitava o número de jogadores estrangeiros em cada equipe a dois. A regra persistiu até 1982. Posteriormente, o formato do torneio final de 1968 novamente aumenta para incluir oito das vinte e duas equipes inscritas nas rodadas preliminares. As equipes classificadas foram distribuídas em dois grupos de quatro, com as duas melhores colocadas de cada grupo avançando para as semifinais, um sistema que permaneceu em uso até 1992. A República Democrática do Congo venceu seu primeiro título, batendo Gana na final. Para os ganeses, essa foi a sua primeira derrota após somar oito vitórias e dois empates desde sua estreia.

Começando com o torneio de 1968, a competição tem sido regularmente realizada a cada dois anos em anos pares. No que diz respeito à artilharia, o atacante Laurent Pokou, da Costa do Marfim, liderou os torneios de 1968 e 1970, com seis e oito gols, respectivamente, e seu total de 14 gols permaneceu como recorde até 2008. A cobertura foi televisionada pela primeira vez durante o torneio de 1970, em Sudão,[2] quando os anfitriões ergueram o troféu ao derrotar Gana — que estava jogando sua quarta final consecutiva.

Uma década de campeões (1972–1980)[editar | editar código-fonte]

Cinco nações diferentes ganharam títulos de 1972 a 1980: Congo, Zaire, Marrocos, Gana e Nigéria. O segundo título do Zaire na edição de 1974 (venceram o primeiro como República Democrática do Congo) surgiu depois de enfrentar a Zâmbia na final. Pela única vez até hoje na história da competição, a partida teve que ser repetida quando a primeira disputa entre os dois times terminou em um empate por 2 a 2 depois da prorrogação. A final de desempate aconteceu dois dias depois com o Zaire vencendo por 2 a 0. O atacante Mulamba Ndaye marcou todos os quatro gols do Zaire nesses dois jogos, também sendo o artilheiro do torneio com nove gols e estabelecendo um recorde de torneio único que permanece até os dias atuais. Três meses antes, o Zaire havia se tornado o primeiro país da África subsaariana a se classificar para a Copa do Mundo da FIFA. Marrocos conquistou seu primeiro título na Copa Africana de Nações de 1976, realizada na Etiópia; Gana, seu terceiro campeonato em 1978, tornando-se o primeiro país a conquistar três títulos; e Nigéria, em 1980, também seu primeiro título após hospedar o evento.

Dominação de Camarões, Nigéria e Argélia (1980–1990)[editar | editar código-fonte]

Na década de 1980, Camarões conseguiu chegar a final da copa por três vezes consecutivas, vencendo a competição duas vezes em 1984 e 1988 e perdendo uma vez nos pênaltis contra o Egito na edição de 1986. A outra equipe recorrente nesse período foi a Argélia, juntamente com suas aparições nos mundiais de 1982 e 1986, chegando nas semifinais de todas as edições, menos a de 1986, até vencer a competição em 1990, ao ganhar da Nigéria, na qual obtinha o terceiro vice-campeonato em um intervalo de quatro competições, além de ter vencido a própria Argélia na final de 1980. O quarto título continental de Gana foi disputado na edição de 1982, onde bateu em uma disputa de pênaltis a anfitriã, Líbia, na final.

O retorno da África do Sul (1992–1998)[editar | editar código-fonte]

A Copa Africana de Nações de 1992 ampliou o número de participantes para doze, com as equipes sendo divididas em quatro grupos de três e as duas melhores de cada grupo avançando para as quartas de final. O meia ganês Abedi Pelé, que marcou três gols, foi eleito o melhor jogador do torneio depois que suas contribuições ajudaram Gana a chegar na final, no entanto ele foi suspenso para a partida e a seleção ganesa perdeu para a Costa do Marfim em uma disputa de pênaltis que viu cada lado fazer 11 tentativas para determinar o vencedor. Somando-se a isso, Costa do Marfim estabeleceu um recorde para a competição, conquistando-a sem levar gols nas cinco partidas.

O formato de doze equipes e três grupos foi usado novamente dois anos depois, onde a anfitriã, Tunísia, foi humilhada pela eliminação ainda na primeira fase. A Nigéria, que se classificou para a Copa do Mundo pela primeira vez em sua história, venceu o torneio derrotando a Zâmbia, que um ano antes havia sido atingida pelo desastre quando a maior parte do seu time morreu em um acidente de avião enquanto viajava para jogar pelas eliminatórias da Copa do Mundo. O atacante nigeriano Rashidi Yekini, que liderou o torneio de 1992 com quatro gols, repetiu-se como o maior goleador com cinco gols.

A África do Sul sediou a 20º competição da CAN, em 1996, marcando sua primeira aparição depois de décadas de suspensão do fim do apartheid no país e uma tentativa fracassada de se classificar em 1994. O número de participantes em 1996 foi expandido para 16, divididos em quatro grupos. No entanto, o número real de equipes foi de apenas 15, uma vez que a Nigéria se retirou do torneio no momento final por razões políticas.[3] Os Bafana Bafana conquistaram seu primeiro título em casa derrotando a Tunísia na final.[4]

Os sul-africanos chegaram novamente na final em 1998, em Burquina Fasso, mas foram derrotados pelo Egito por 2 – 0, que conquistou o seu quarto título. O jogo pelo terceiro lugar entre Burquina Fasso e República Democrática do Congo foi marcado por uma memorável reação dos congoleses, nos quais marcaram três gols nos últimos cinco minutos do tempo regulamentar para finalmente vencerem nos pênaltis.

O bicampeonato de Camarões (2000–2004)[editar | editar código-fonte]

A edição de 2000 foi organizada em conjunto por Gana e Nigéria, substituindo o anfitrião originalmente designado Zimbábue. Após um empate de 2 a 2 após a prorrogação na final, Camarões derrotou a Nigéria nos pênaltis. Em 2002, os Leões Indomáveis conseguiram o segundo título consecutivo desde o feito de Gana no anos 1960 e do Egito em 1957 e 1959. Novamente via pênaltis, os camaroneses venceram Senegal pela primeira vez, que também estreou na Copa do Mundo no final daquele ano. Os dois finalistas foram eliminados nas quartas de final, dois anos depois, na Tunísia, onde os anfitriões conquistaram seu primeiro título vencendo Marrocos por 2 a 1 na final.

Os recordes egípcios (2006–2010)[editar | editar código-fonte]

Egito contra Camarões na final da Copa Africana de Nações de 2008

No torneio de 2006, novamente o país organizador ganha o troféu, nesse caso o Egito, a primeira nação a alcançar o recorde continental de cinco títulos.

Antes da Copa Africana de Nações de 2008, vários clubes europeus pediram que se repensasse a programação do torneio. Como acontece durante a temporada europeia, os jogadores envolvidos perdem várias partidas pelos seus clubes.[5] Em janeiro de 2008, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, anunciou que queria a realização do torneio em junho ou julho até 2016, mas isso impediria muitos países da África Central e Ocidental de sediar a competição, uma vez que a estação chuvosa ocorre nesses meses.[6] O torneio de 2008 foi realizado em Gana, com o Egito vencendo o seu sexto torneio recorde ao derrotar Camarões por 1 a 0 na final.

O Egito estabeleceu um novo recorde no torneio de 2010, em Angola, ao conquistar seu terceiro título consecutivo após vencer todos os jogos, incluindo Gana por 1 a 0 na final, estendendo seu recorde para 7 títulos continentais (incluindo quando ficou conhecido como a República Árabe Unida entre 1958 e 1961).[7] O Egito se tornou o primeiro país africano a conquistar três copas consecutivas e se juntou ao México, Argentina e Irã, que também conquistaram a copa do continente três vezes seguidas. Além disso, em 31 de janeiro de 2010, o Egito estabeleceu dois novos recordes africano, não sendo derrotado por 19 jogos consecutivos da Copa das Nações, desde uma derrota por 2 a 1 contra a Argélia na Tunísia em 2004, e por vencer nove vezes consecutivamente.

Edições recentes (2012–atualmente)[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2010, foi anunciado que o torneio seria transferido para anos ímpares a partir de 2013, a fim de evitar que ocorresse no mesmo ano da Copa do Mundo. Isso também significou que houve dois torneios durante um intervalo de doze meses, em janeiro de 2012 (coorganizado pelo Gabão e Guiné Equatorial) e em janeiro de 2013 (organizado pela África do Sul).[8] Além disso, alguns campeões continentais anteriores, como o Egipto, Zâmbia e Costa do Marfim (vencedores das edições de 2010, 2012 e 2015, respectivamente) foram impedidos de participar da Copa das Confederações da FIFA, uma vez que ela passou a acontecer a cada quatro anos, deixando de ser bienal.

Copa Africana de Nações de 2017 ganha por Camarões

Em 29 de janeiro de 2011, o Marrocos ganhou a candidatura para sediar a edição de 2015; a Líbia, a de 2013. Porém, em virtude da guerra civil líbia de 2011, Líbia e a África do Sul trocaram-se como anfitrião, com a África do Sul hospedando em 2013 e a Líbia recebendo a hospedagem em 2017 (embora a CAF posteriormente decidiu realizar no Gabão devido aos atuais combates no território libanês).[9][10]

Em 2014, ocorreu epidemia do vírus Ebola na África Ocidental. O Estádio Antoinette Tubman, em Monróvia, na Libéria, foi convertido em uma unidade de tratamento e em 24 de julho, a Libéria suspendeu todas as atividades de futebol.[11] A Copa Africana de Nações de 2015 estava programada para ser realizada no Marrocos, mas eles se recusaram a realizar o torneio nas datas indicadas devido a preocupações com o surto do vírus, sendo então transferida para a Guiné Equatorial.[12]

Devido à pandemia de COVID-19, foi anunciado o adiamento da edição de 2021 para 2022 de modo a evitar que sua realização coincidisse com as disputas da Copa América e do Campeonato Europeu, ambos adiados para 2021 também por conta da pandemia.[13]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Por edições[editar | editar código-fonte]

Ano Sede Final Terceiro lugar Times
Campeão Placar Vice-campeão
1957
Detalhes

Sudão
Egito (1952)
Egito
4 – 0
Etiópia

Sudão
3/4
1959
Detalhes
República Árabe Unida
República Árabe Unida
República Árabe Unida
República Árabe Unida
2 – 1[a]
Sudão

Etiópia
3/4
Ano Sede Final Decisão do terceiro lugar Times
Campeão Placar Vice-campeão Terceiro lugar Placar Quarto lugar
1962
Detalhes

Etiópia

Etiópia
4 – 2 (pro) República Árabe Unida
República Árabe Unida
Tunísia
Tunísia
3 – 0
Uganda
4
1963
Detalhes

Gana

Gana
3 – 0
Sudão
República Árabe Unida
República Árabe Unida
3 – 0
Etiópia
6
1965
Detalhes
Tunísia
Tunísia

Gana
3 – 2 (pro) Tunísia
Tunísia
Costa do Marfim
Costa do Marfim
1 – 0 Senegal
Senegal
6
1968
Detalhes

Etiópia

R.D. do Congo
1 – 0 Gana
Gana
Costa do Marfim
Costa do Marfim
1 – 0
Etiópia
8
1970
Detalhes

Sudão

Sudão
1 – 0 Gana
Gana
República Árabe Unida
República Árabe Unida
3 – 1 Costa do Marfim
Costa do Marfim
8
1972
Detalhes

Camarões

Congo
3 – 2 Mali
Mali

Camarões
5 – 2
Zaire
8
1974
Detalhes
Egito (1972)
Egito

Zaire
2 – 2
Zâmbia
Egito Egito 4 – 0
Congo
8
Jogo desempate: 2 – 0
1976
Detalhes

Etiópia
Marrocos
Marrocos
N/A[b] Guiné
Guiné
Nigéria
Nigéria
N/A[b] Egito Egito 8
1978
Detalhes
Gana
Gana
Gana
Gana
2 – 0 Uganda
Uganda
Nigéria
Nigéria
2 – 0[c] Tunísia
Tunísia
8
1980
Detalhes
Nigéria
Nigéria
Nigéria
Nigéria
3 – 0 Argélia
Argélia
Marrocos
Marrocos
2 – 0 Egito Egito 8
1982
Detalhes

Líbia
Gana
Gana
1 – 1 (pro)
7 – 6 (pen)

Líbia

Zâmbia
2 – 0 Argélia
Argélia
8
1984
Detalhes
Costa do Marfim
Costa do Marfim
Camarões
Camarões
3 – 1 Nigéria
Nigéria
Argélia
Argélia
3 – 1 Egito
Egito
8
1986
Detalhes
Egito
Egito
Egito
Egito
0 – 0 (pro)
5 – 4 (pen)
Camarões
Camarões
Costa do Marfim
Costa do Marfim
3 – 2 Marrocos
Marrocos
8
1988
Detalhes
Marrocos
Marrocos
Camarões
Camarões
1 – 0 Nigéria
Nigéria
Argélia
Argélia
1 – 1 (pro)
4 – 3 (pen)
Marrocos
Marrocos
8
1990
Detalhes
Argélia
Argélia
Argélia
Argélia
1 – 0 Nigéria
Nigéria

Zâmbia
1 – 0 Senegal
Senegal
8
1992
Detalhes
Senegal
Senegal
Costa do Marfim
Costa do Marfim
0 – 0 (pro)
11 – 10 (pen)
Gana
Gana
Nigéria
Nigéria
2 – 1 Camarões
Camarões
12
1994
Detalhes
Tunísia
Tunísia
Nigéria
Nigéria
2 – 1
Zâmbia
Costa do Marfim
Costa do Marfim
3 – 1 Mali
Mali
12
1996
Detalhes
África do Sul
África do Sul
Bandeira da África do Sul
África do Sul
2 – 0 Tunísia
Tunísia

Zâmbia
1 – 0 Gana
Gana
15/16
1998
Detalhes
Burquina Fasso
Burquina Fasso
Egito
Egito
2 – 0 Bandeira da África do Sul
África do Sul

R.D. do Congo
4 – 4 (pro)
4 – 1 (pen)

Burquina Fasso
16
2000
Detalhes
Gana Gana
Nigéria Nigéria
Camarões
Camarões
2 – 2 (pro)
4 – 3 (pen)
Nigéria
Nigéria
Bandeira da África do Sul
África do Sul
2 – 2 (pro)
4 – 3 (pen)
Tunísia
Tunísia
16
2002
Detalhes
Mali
Mali
Camarões
Camarões
0 – 0 (pro)
3 – 2 (pen)
Senegal
Senegal
Nigéria
Nigéria
1 – 0 Mali
Mali
16
2004
Detalhes
Tunísia
Tunísia
Tunísia
Tunísia
2 – 1 Marrocos
Marrocos
Nigéria
Nigéria
2 – 1 Mali
Mali
16
2006
Detalhes
Egito
Egito
Egito
Egito
0 – 0 (pro)
4 – 2 (pen)
Costa do Marfim
Costa do Marfim
Nigéria
Nigéria
1 – 0 Senegal
Senegal
16
2008
Detalhes
Gana
Gana
Egito
Egito
1 – 0 Camarões
Camarões
Gana
Gana
4 – 2 Costa do Marfim
Costa do Marfim
16
2010
Detalhes
Angola
Angola
Egito
Egito
1 – 0 Gana
Gana
Nigéria
Nigéria
1 – 0 Argélia
Argélia
15/16
2012
Detalhes
Gabão Gabão
Guiné Equatorial Guiné Equatorial

Zâmbia
0 – 0 (pro)
8 – 7 (pen)
Costa do Marfim
Costa do Marfim
Mali
Mali
2 – 0 Gana
Gana
16
2013
Detalhes
África do Sul
África do Sul
Nigéria
Nigéria
1 – 0
Burquina Fasso
Mali
Mali
3 – 1 Gana
Gana
16
2015
Detalhes
Guiné Equatorial
Guiné Equatorial
Costa do Marfim
Costa do Marfim
0 – 0 (pro)
9 – 8 (pen)
Gana
Gana
República Democrática do Congo
RD Congo
0 – 0 (pro)
4 – 2 (pen)
Guiné Equatorial
Guiné Equatorial
16
2017
Detalhes
Gabão
Gabão
Camarões
Camarões
2 – 1 Egito
Egito

Burquina Fasso
1 – 0 Gana
Gana
16
2019
Detalhes
Egito
Egito
Argélia
Argélia
1 – 0 Senegal
Senegal
Nigéria
Nigéria
1 – 0 Tunísia
Tunísia
24
2021
Detalhes
Camarões
Camarões
Senegal
Senegal
0 – 0 (pro)
4 – 2 (pen)
Egito
Egito
Camarões
Camarões
3 – 3 (pro)
5 – 3 (pen)

Burquina Fasso
24
2023
Detalhes
Costa do Marfim
Costa do Marfim
Costa do Marfim
Costa do Marfim
2 – 1 Nigéria
Nigéria
Bandeira da África do Sul
África do Sul
0 – 0
6 – 5 (pen)
República Democrática do Congo
RD Congo
24
2025
Detalhes
Marrocos
Marrocos
A ser jogado A ser jogado 24
2027
Detalhes
Quénia Quênia
Tanzânia Tanzânia
Uganda Uganda
A ser jogado A ser jogado 24
  1. Em 1959, os três times jogaram entre si uma vez. A vitória por 2 a 1 sobre o Sudão que tornou o Egito campeão também foi o último jogo do campeonato.
  2. a b Não houve uma partida final oficial em 1976. O torneio foi decidido em um grupo único disputado por quatro equipes.
  3. Em 1978, o terceiro lugar recebeu o resultado de 2 a 0 para a Nigéria depois que a Tunísia desistiu da disputa empatada em 1 a 1 no 42ª minuto.

Por seleções[editar | editar código-fonte]

  Campeão
  Vice-campeão
  3° colocado
  Nunca alcançou o pódio
  Nunca se classificou
  Não filiado à CAF
Pos. País Títulos Vice-campeonatos 3ª colocação 4ª colocação
1 Egito Egito 7 (1957, 1959[a], 1986, 1998, 2006, 2008, 2010) 3 (1962, 2017, 2021) 3 (1963, 1968, 1974) 3 (1976, 1980, 1984)
2 Camarões Camarões 5 (1984, 1988, 2000, 2002, 2017) 2 (1986, 2008) 2 (1972, 2021) 1 (1992)
3 Gana Gana 4 (1963, 1965, 1978, 1982) 5 (1968, 1970, 1992, 2010, 2015) 1 (2008) 4 (1996, 2012, 2013, 2017)
4 Nigéria Nigéria 3 (1980, 1994, 2013) 5 (1984, 1988, 1990, 2000, 2023) 8 (1976, 1978, 1992, 2002, 2004, 2006, 2010, 2019) 0
5 Costa do Marfim Costa do Marfim 3 (1992, 2015, 2023) 2 (2006, 2012) 4 (1965, 1968, 1986, 1994) 2 (1970, 2008)
6 Argélia Argélia 2 (1990, 2019) 1 (1980) 2 (1984, 1988) 2 (1982, 2010)
7 República Democrática do Congo RD Congo 2 (1968, 1974[b]) 0 2 (1998, 2015) 2 (1972, 2023)
8  Zâmbia 1 (2012) 2 (1974, 1994) 3 (1982, 1990, 1996) 0
9 Tunísia Tunísia 1 (2004) 2 (1965, 1996) 1 (1962) 3 (1978, 2000, 2019)
10  Sudão 1 (1970) 2 (1959, 1963) 1 (1957) 0
11 Senegal Senegal 1 (2021) 2 (2002, 2019) 0 3 (1965, 1990, 2006)
12 Bandeira da África do Sul África do Sul 1 (1996) 1 (1998) 2 (2000, 2023) 0
13  Etiópia 1 (1962) 1 (1957) 1 (1959) 2 (1963, 1968)
Marrocos Marrocos 1 (1976) 1 (2004) 1 (1980) 2 (1986, 1988)
15 Congo Congo 1 (1972) 0 0 1 (1974)
16 Mali Mali 0 1 (1972) 2 (2012, 2013) 3 (1994, 2002, 2004)
17  Burquina Fasso 0 1 (2013) 1 (2017) 2 (1998, 2021)
18 Uganda Uganda 0 1 (1978) 0 1 (1962)
19 Guiné Guiné 0 1 (1976) 0 0
 Líbia 0 1 (1982) 0 0
21 Guiné Equatorial Guiné Equatorial 0 0 0 1 (2015)
  1. Título conquistado como República Árabe Unida.
  2. Título conquistado como Zaire.

Por federações[editar | editar código-fonte]

Federação regional Campeões Títulos
UNAF (Norte da África) Egito Egito (7)
Argélia Argélia (2)
Marrocos Marrocos (1)
Tunísia Tunísia (1)
11
WAFU (África Ocidental) Gana Gana (4)
Nigéria Nigéria (3)
Costa do Marfim Costa do Marfim (3)
Senegal Senegal (1)
11
UNIFFAC (África Central) Camarões Camarões (5)
República Democrática do Congo RD Congo (2)
Congo Congo (1)
8
CECAFA (África Oriental)  Etiópia (1)
 Sudão (1)
2
COSAFA (Sul da África) Bandeira da África do Sul África do Sul (1)
 Zâmbia (1)
2

Estatísticas e recordes[editar | editar código-fonte]

Maiores goleadas[editar | editar código-fonte]

Data Cidade Mandante Placar Visitante
10 de fevereiro de 1970 Cartum Costa do Marfim Costa do Marfim 6–1  Etiópia
28 de janeiro de 2012 Franceville Botsuana Botsuana 1–6 Guiné Guiné
3 de fevereiro de 2008 Sekondi-Takoradi Costa do Marfim Costa do Marfim 5–0 Guiné Guiné
19 de novembro de 1965 Túnis Senegal Senegal 5–1  Etiópia
5 de julho de 1990 Argel Argélia Argélia 5–1 Nigéria Nigéria
20 de janeiro de 1996 Bloemfontein  Zâmbia 5–1  Burquina Fasso

Recordes de gols marcados e por partida[editar | editar código-fonte]

Ano Partidas Gols marcados Gols por partida
1957 2 7 3,50
1959 3 8 2,67
1962 4 18 4,50
1963 8 33 4,13
1965 8 31 3,88
1968 16 52 3,25
1970 16 51 3,19
1972 16 53 3,31
1974 17 54 3,18
1976 18 54 3,00
1978 16 38 2,38
1980 16 33 2,06
1982 16 32 2,00
1984 16 39 2,44
1986 16 31 1,94
1988 16 23 1,44
1990 16 30 1,88
1992 20 34 1,70
1994 20 44 2,20
1996 29 78 2,69
1998 32 93 2,91
2000 32 73 2,28
2002 32 48 1,50
2004 32 88 2,75
2006 32 73 2,28
2008 32 99 3,09
2010 29 71 2,45
2012 32 76 2,38
2013 32 69 2,16
2015 32 68 2,13
2017 32 66 2,06
2019 52 102 1,96
2021 52 100 1,92
2023 52 119 2,29

Primeiras aparições na fase final[editar | editar código-fonte]

Ano País Total
1957  Egito
Etiópia
Sudão
3
1959 Nenhum 0
1962 Tunísia Tunísia
Uganda
2
1963 Gana
Nigéria Nigéria
2
1965 Costa do Marfim Costa do Marfim
República Democrática do Congo
Senegal Senegal
3
1968  Argélia
Congo
2
1970 Camarões
Guiné Guiné
2
1972 Mali Mali
Marrocos Marrocos
Quénia Quénia
Togo Togo
4
1974  Maurícia
 Zâmbia
2
1976 Nenhum 0
1978 Burquina Fasso (como Alto Volta) 1
1980  Tanzânia 1
1982  Líbia 1
1984  Malawi 1
1986  Moçambique 1
1988 Nenhum 0
1990 Nenhum 0
1992 Nenhum 0
1994  Gabão
 Serra Leoa
2
1996 Bandeira da África do Sul África do Sul
 Angola
 Libéria
3
1998 Namíbia Namíbia 1
2000 Nenhum 0
2002 Nenhum 0
2004 Benim Benim
 Ruanda
 Zimbabwe
3
2006 Nenhum 0
2008 Nenhum 0
2010 Nenhum 0
2012 Botsuana Botsuana
Guiné Equatorial Guiné Equatorial
Níger Níger
3
2013 Cabo Verde Cabo Verde 1
2015 Nenhum 0
2017  Guiné-Bissau 1
2019  Burundi
 Madagascar
Mauritânia Mauritânia
3
2021  Comores
 Gâmbia
2
2023 Nenhum 0
Total 44

Países ainda a se classificar à fase final[editar | editar código-fonte]

Reformas[editar | editar código-fonte]

Sob a presidência de Ahmad Ahmad, houve discussões sobre novas mudanças na Copa Africana de Nações. Em julho de 2017, duas alterações foram propostas:

  • Mudar a competição de janeiro para o verão.
  • Expansão de 16 para 24 equipes (a partir da edição de 2019).

Em 20 de julho de 2017, o Comitê Executivo da CAF aprovou as proposições em uma reunião em Rabat, Marrocos.[14]

Troféu[editar | editar código-fonte]

O troféu atual

Ao longo da história da Copa Africana de Nações, três troféus diferentes foram atribuídos aos vencedores da competição. O troféu original, feito de prata, foi o Troféu Abdelaziz Abdallah Salem, batizado em homenagem ao primeiro presidente da CAF, o egípcio Abdelaziz Abdallah Salem. Como o primeiro vencedor de três torneios da Copa Africana de Nações, Gana obteve o direito de manter permanentemente o troféu em 1978.

O segundo troféu foi premiado de 1980 a 2000 e recebeu o nome de Troféu da Unidade Africana ou Copa da Unidade Africana. Entregue à CAF pelo Supremo Conselho de Esportes da África antes do torneio de 1980, era uma peça cilíndrica com os anéis olímpicos sobre um mapa do continente gravado em seu corpo, tendo uma base quadrada e alças triangulares estilizadas. Camarões permaneceu com o troféu indefinidamente após se tornar tricampeão em 2000.

Em 2001, o terceiro troféu foi revelado, um copo banhado a ouro projetado e fabricado na Itália. Camarões, detentores permanentes do troféu anterior, foram a primeira nação a receber o novo troféu depois de terem vencido a edição de 2002. O Egito, por sua vez, permaneceu com a taça banhada a ouro de forma permanente ao conquistar o seu terceiro título em 2010. Ao contrário dos vencedores anteriores, que levaram o troféu para casa, o Egito recebeu uma réplica em tamanho real na qual puderam manter. Vencedores de primeira e segunda vez geralmente recebem uma réplica de tamanho menor para seus gabinetes de troféus.[15]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «How it all began» (em inglês). BBC Sport. 14 de dezembro de 2001 
  2. a b «The early years» (em inglês). BBC Sport. 16 de janeiro de 2004. 
  3. «SA to meet Nigeria» (em inglês). BBC Sport. 12 de outubro de 2004. 
  4. «African Cup of Nations: 1980-2002» (em inglês). BBC Sport. 16 de janeiro de 2004. 
  5. «Clubs want African Cup rethink» (em inglês). BBC Sport. 12 de dezembro de 2007. 
  6. «Blatter wants Cup of Nations move» (em inglês). BBC Sport. 17 de janeiro de 2008. 
  7. «Ghana 0-1 Egypt» (em inglês). BBC Sport. 31 de janeiro de 2010. 
  8. «Africa Cup of Nations Cup to move to odd-numbered years» (em inglês). BBC Sport. 16 de maio de 2010. 
  9. «South Africa replace Libya as 2013 Nations Cup hosts» (em inglês). BBC Sport. 28 de setembro de 2011. 
  10. «Libya stripped of right to host 2017 Nations Cup» (em inglês). Eurosport. 23 de agosto de 2014. 
  11. «Ebola outbreak: Liberia suspends football» (em inglês). BBC News. 29 de julho de 2014. 
  12. «2015 Nations Cup: Equatorial Guinea to host tournament» (em inglês). BBC Sport. 14 de novembro de 2014. 
  13. «Copa Africana de Nações é adiada para janeiro de 2022». globoesporte.globo.com. Consultado em 30 de junho de 2020 
  14. «Decisions of CAF Executive Committee – 20 July 2017» (em inglês). Confederação Africana de Futebol. 20 de julho de 2017. 
  15. «Nations Cup trophy revealed» (em inglês). BBC Sport. 25 de setembro de 2001 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Campeonato Africano das Nações