Campeonato Carioca de Futebol de 1933

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde fevereiro de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Campeonato Carioca de Futebol de 1933
Times
Campeão Botafogo Football Club (AMEA); Bangu (LCF)
Vice-campeão Andaraí e Olaria (AMEA); Fluminense (LCF)
Artilheiro Nilo (Botafogo) - 19 gols (AMEA);
Tião Bangu - 13 gols (LCF)

O Campeonato Carioca de Futebol de 1933 foi disputado em três ligas. O organizado pela AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Athleticos) foi vencido pelo Botafogo. O da LCF (Liga Carioca de Futebol) pelo Bangu. O terceiro, organizado pela LMTD (Liga Metropolitana de Desportos Terrestres) foi vencido por Viação Excelsior (a LMTD desistiu de rivalizar com as demais ligas em se tornou uma subliga da LCF, destinada exclusivamente a organizar competições amadoras, deixando de existir em 1935).

O campeonato organizado pela AMEA era o único legítimo, uma vez que a Associação tinha o reconhecimento da CBD e da FIFA.

A Liga Carioca lutava pela profissionalização do futebol. Já a AMEA, liderada por Botafogo e Flamengo, pretendia manter o formato amador do futebol.

Durante a disputa simultânea de ambos os campeonatos, Flamengo, São Cristóvão e Carioca decidiram abandonar a AMEA. Convidados por Vasco e Fluminense, apenas o Flamengo aceitou entrar em um campeonato em desvantagem de jogos.

A partida final do Campeonato da Liga Profissional (LCF) foi disputada entre Bangu e Fluminense, no campo das Laranjeiras, em 12 de novembro de 1933, tendo sagrado-se Campeão o Bangu, cujo placar final foi 4 x 0, mesmo desfalcado e disputando a final da casa do adversário. O árbitro da partida foi Alderico Solon Ribeiro. O Bangu jogou desfalcado do zagueiro esquerdo Sá Pinto e do ponta direita Sobral; e o Fluminense sem o goleiro Veloso, todos contundidos. 1° Tempo, Bangu 2 a 0, gols de Ivan (contra) e Tião. No 2°, Plácido e Tião selaram a vitória do Bangu. O Bangu alinhou: Euclides; Mario e Camarão; Ferro, Santana e Médio; Paulista, Laudislau, Tião, Plácido e Orlandinho. O Fluminense com: Armandinho; Ernesto e Cabrera (Nariz, aos 21 do 2°); Marcial, Brant e Ivan; Álvaro, Vicentino (Russo), Russo (Cabrera), Tintas e Valter.

Devido ao formato do campeonato, não houve partida final do Campeonato da Liga Amadora (AMEA). Sagrou-se campeão o Botafogo, por ter perdido apenas 8 pontos durante todo o campeonato.

Esse foi o primeiro grande racha no Futebol Brasileiro, impulsionando rachas maiores, como a fundação da FBF (Federação Brasileira de Futebol).

Publicações[editar]

  • ASSAF, Roberto; MARTINS, Clovis. Campeonato Carioca - 96 Anos de História - 1902/1997. Ed. Irradiação Cultural. Rio de Janeiro; 1997.
  • MERCIO, Roberto. A História dos Campeonatos Cariocas de Futebol. Studio Alfa. Rio de Janeiro; 1985.
  • ASSAF, Roberto e MARTINS, Clóvis. História dos Campeonatos Cariocas de Futebol - 1906/2010.

Maquinária Editora; 2010.

Ícone de esboço Este artigo sobre Campeonato Carioca de Futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.