Campeonato Goiano de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Campeonato Goiano)
Campeonato Goiano de Profissionais da 1ª Divisão
Campeonato Goiano
Dados gerais
Organização FGF
Edições 80 desde 1944 (80 anos)
Outros nomes Goianão
Local de disputa  Goiás,  Brasil
Número de equipes 12
Sistema Temporada, Misto (turno classificatório)
Divisões
Primeira DivisãoDivisão de AcessoTerceira Divisão
Edição atual
editar

O Campeonato Goiano de Futebol de Profissionais, mais conhecido como Campeonato Goiano ou ainda Goianão, é a competição profissional desse esporte no estado de Goiás. Organizada pela Federação Goiana de Futebol, desde 1940,[1] é realizada ininterruptamente desde 1943.

Ao contrário do que ocorre em outros estados do Brasil, o campeonato goiano possui contradições no número de edições e campeões do torneio. Oficialmente o torneio começou a ser disputado em 1944. Porém, a FGF já havia organizado dois campeonatos anteriores em 1940[1] e 1943[2]. Além disso, os torneios de 1940, 1943 e 1944-1961 eram oficialmente campeonatos goianienses, isto é, eram disputados por associações de Goiânia, tendo em algumas edições times do interior. Outro ponto é que existiu, de fato, um campeonato goiano neste período. Contendo cinco edições, o campeonato Estadual de Goiás ocorreu oficialmente nos anos de 1948 (representando 1947), 1959 (representando 1957), 1960 (representando 1959), 1961, (representando 1960) e 1962 (representando 1961). Todas as edições foram organizadas pela própria FGF. No entanto, com a adesão do profissionalismo no estado, a FGF reconheceu apenas o campeonato goianiense, dos torneios amadores, como Campeonato Goiano, excluindo o Campeonato Goiano oficial amador e ainda as duas primeiras edições do campeonato goianiense (1940 e 1943).

Atualmente, o torneio da Primeira Divisão é disputado por doze equipes e normalmente realizado entre janeiro e meados de abril da temporada do futebol brasileiro. A nova fórmula de disputa com doze clubes no sistema de temporada de turno único classificatória entrou em vigor em 2022.

História[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Equipe do Catalão Futebol Clube em 1913
Equipe do Goiânia em 1941.
Equipe do Atlético Goianiense na década de 1940.
Esquadra do Goiânia em 1943.

Sobre a prática e inserção do futebol no Estado de Goiás os autores Klein & Audinino (1997) apud Silva Neto (2001) relatam que: "O futebol foi introduzido em Goiás pelo engenheiro Valter Sócrates do Nascimento, que durante um período de estudos na cidade de São Paulo, tinha tomado contato com o novo esporte" (p. 17)

Válter era filho de pai capixaba e mãe goiana, nasceu no dia 23 de agosto de 1892. Ele residiu em São Paulo, à Rua Cardoso de Almeida, 953. Engenheiro aposentado era fervoroso torcedor do São Paulo.

Jogadores do Catalão Futebol Clube, campeão goiano extra-oficial em 1923.

Sem desmerecer o muito que fez pelo esporte bretão em Goiás, Archie Macintyre manda a justiça esclarecer que o futebol nasceu em Vila Boa em 1907, sob a iniciativa dos estudantes vindos de São Paulo, Walter Sócrates do Nascimento e Renato Marcondes de Lacerda, os quais, articulados com alguns dos estudantes citados, mais Odilon de Amorim, Alberico Camargo, João Monteiro e outros colegas do Liceu de Goiás, resolveram promoverpeladas, quase diariamente, no Largo do Chafariz, onde situava aquele estabelecimento de ensino. Estas partidas foram os primeiros relatos do futebol em Goiás.

Equipe do Goiás em 1943.

AGEA[editar | editar código-fonte]

A Associação Goiana de Esportes Athleticos (Agea) foi fundada pelo paulista Genaro Rodrigues na tentativa de criação de uma federação que toma-se conta dos esportes em Goiás, principalmente do futebol.

Na época de sua fundação os jornais de Goiás exageravam na importância da Agea, que diziam estar o futebol estadual em pleno desenvolvimento, graças aos esforços do grande esportista Genaro Rodrigues, principal responsável pela criação da Associação Goyana de Esportes Athleticos.

Além do Genaro, os membros da primeira diretoria da entidade foram, Cesar de Alencastro Veiga, José de Alvarenga Peixoto, Sebastião da Rocha Lima, Joaquim Ramos Jubé Junior, Claudio Cunha e Jacques Saddi, entre outros.

A federação cogitava filiar-se à Confederação Brasileira de Desportos, para que clubes do Estado finalmente pudessem disputar competições interestaduais. Porém não teve êxito devido as suas exigências com os clubes.

Do primeiro campeonato ao final dos Anos 50[editar | editar código-fonte]

Nessa época o futebol era completamente amador. O campeonato era disputado por times de Goiânia e cidades do entorno e era constantemente paralisado por causa do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais.

Na primeira edição do Campeonato Goiano, não se poderia supor o quanto este cresceria e a importância que tomaria no cenário nacional, como centro formador e exportador de atletas, e também de grandes equipes. Naquele ano, 1944, apenas cinco times disputaram: Vila Nova, Atlético, Goiânia, Goiás e Campinas, fundado em 1939 (hoje extinto) e que tinha seu time composto pelos jogadores reservas do Atlético.

O primeiro campeão foi o Atlético Clube Goianiense e o primeiro artilheiro Ari, também do Atlético, com oito gols. O time venceu o Goiânia por 4 a 2 na última rodada.

A conquista do campeonato Goiano pelo Atlético foi apoiada em uma equipe homogênea, de bons atletas e um profundo amor pelo futebol. Iniciava-se ali uma história de glória e poder, mas também de árdua luta. Na época, o Atlético tinha poucos jogadores, com reservas e titulares se confundindo. Seu time base: Paulista (Wolney), Tonico (Ditinho) e Chancão (Fão), Waldemar Bariani, Tocafundo (Mira), Pixo (Pirulito); Cid, Ari, Cigano, Nazaré, Dido e Nery.

As décadas de 40 e 50 do futebol goiano foram totalmente dominadas pela dupla Atlético e Goiânia. Nos anos 40 foram disputados seis troféus. O Galo ficou com três títulos e o Dragão também com três. Os anos 50 foram dominados pelo Goiânia. O time alvinegro conquistou oito das dez taças disputadas. Os rubro-negros ficaram com os outros dois.

Anos 60, profissionalização e era moderna[editar | editar código-fonte]

Nacional jogando contra a equipe da Jataiense, pelo Campeonato Goiano de 1984, no Estádio JK.

No final de 1962 o futebol goiano foi totalmente profissionalizado. O Campeonato Goiano ganhou fama nacional, e houve a quebra da hegemonia de Goiânia e Atlético Goianiense.

A década de 60 foi a mais democrática no futebol goiano. Seis times diferentes sagraram-se campeãs estaduais. Aquela era a primeira vez que outros clubes, além da dupla Dragão e Galo, ganhavam a condição de melhor do estado. O Vila Nova foi o grande vencedor dos anos 60 com quatro títulos. O Goiânia ficou com dois. Anápolis, Goiás, CRAC e Atlético teve um cada.

Nos anos 70 ficou iminente a rivalidade entre Vila Nova e Goiás. Os dois rivais dominaram as conquistas estaduais. O tigre obteve quatro títulos, assim como o periquito também ficou com quatro. O Goiânia ganhou um em 1974. Esta foi a última vez que o Galo se sagrou campeão estadual.

A década de 80 marcou o início do domínio esmeraldino. O Goiás conquistou cinco títulos, Vila Nova três e Atlético dois. Nos anos 90, o alviverde teve o seu melhor desempenho da história, com sete conquistas. Os colorados tiveram duas e o Goiatuba ganhou o único estadual de sua história.

Os primeiros dez anos do século XXI seguiram comandados pelo Goiás, porém sem a disparidade das décadas anteriores. O Verdão ergueu a taça quatro vezes. Vila Nova e Atlético ganharam dois estaduais. CRAC e Itumbiara conquistaram um título, cada.

Eras[editar | editar código-fonte]

Baltazar, o Artilheiro de Deus.

O Campeonato Goiano pode ser dividido em 3 "eras": de 1944 a 1960, de 1961 a 1984 e de 1985 à atualidade.

1.ª era: Goiânia - entre 1944 e 1960 (17 anos) disputou todas as finais, conquistou 12 títulos, e teve 9 artilheiros.

2.ª era: Vila Nova - entre 1961 e 1984 (24 anos) chegou a decisão por 15 vezes, ganhou 11 campeonatos, e teve 5 artilheiros.

3.ª era: Goiás - entre 1985 e 2018 (33 anos) foi finalista por 30 oportunidades, conquistou 21 campeonatos, e teve 10 artilheiros.

O maior campeão[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser considerado o grande clube do futebol goiano hoje, o Goiás ficou na fila durante décadas. Só 22 anos depois da primeira edição do Goianão, em 1966, a equipe da Serrinha conquistou seu primeiro título. Mas a partir de então foi aos poucos se firmando como a principal associação. Apenas em 1997, ao conseguir seu 15° título, ultrapassou o Goiânia e assumiu a ponta na lista do maior campeão. Atualmente com 28 campeonatos, a equipe alviverde conquistou uma vantagem de 11 estaduais sobre o segundo colocado, Atlético Goianiense (17).

Equipes do Interior[editar | editar código-fonte]

Além das equipes da capital, cinco clubes do interior conseguiram levantar o caneco de campeão goiano: o Anápolis, em 1965; o CRAC, de Catalão, em 1967 e 2004; o Goiatuba, em 1992; o Itumbiara, em 2008; e o Grêmio Anápolis, em 2021. Problemas financeiros impedem que o interior conquiste um espaço maior dentro do Goianão, mas algumas dessas equipes têm torcidas apaixonadas, que esperam ainda ver seu time na elite do futebol estadual.

Finais[editar | editar código-fonte]

Equipes na história do Goianão[editar | editar código-fonte]

Cinquenta e nove clubes já disputaram o Campeonato Goiano de Futebol. São 17 clubes de Goiânia e 6 clubes de Anápolis. As cidades de Itumbiara e Inhumas já tiveram 3 representantes cada um. 30 cidades já tiveram times no estadual.

Grandes artilheiros[editar | editar código-fonte]

De Goiás saíram alguns grandes jogadores, muitos deles com passagem pela Seleção Brasileira, como Túlio Maravilha, Baltazar, Uidemar, dentre outros.

Nesses anos de história, os artilheiros foram responsáveis por belos momentos e grandes conquistas. O maior artilheiro continua sendo Baltazar, que em 1978 marcou 31 gols pelo Atlético. O atleticano é seguido de perto por Bé, do Vila Nova (29 gols em 1993), e Dill, do Goiás (29 em 2000). Em quarto está Foca, do Goiânia, com 28 gols em 1951, e em quinto Zé Amaro, do Anápolis, com 27 em 81, e Aloísio, do Goiás, também com 27 em 1997.

O primeiro grande estádio de Goiânia[editar | editar código-fonte]

O primeiro grande estádio da cidade de Goiânia foi o Estádio Olímpico Pedro Ludovico. Nele aconteceram os grandes embates dos campeonatos estaduais e nacionais até a construção do Serra Dourada, nos anos 70.

O Olímpico mantém a cara de uma cidade pequena, acolhedora, calorosa, onde todos se conheciam.

Na metade dos anos 60 chegou a vender cadeiras cativas, uma ideia que não deu certo, apesar de uma grande campanha publicitária que teve até o Rei Pelé como garoto-propaganda.

O estádio original foi demolido e reconstruído outro mais moderno em seu lugar.

Participantes em 2023[editar | editar código-fonte]

Aumento Equipes promovidas da Divisão de Acesso de 2022
Equipe Cidade Em 2022 Estádios Títulos (último)
Anápolis Anápolis Jonas Duarte 1 (1965)
Aparecidense Aparecida de Goiânia Anníbal Batista de Toledo 0 (não possui)
Atlético Goianiense Goiânia Antônio Accioly 16 (último em 2022)
CRAC Catalão Genervino da Fonseca 2 (último em 2004)
Goianésia Goianésia Valdeir José de Oliveira 0 (não possui)
Goiânia Goiânia Aumento (2D) Olímpico 14 (último em 1974)
Goiás Goiânia Serrinha 28 (último em 2018)
Grêmio Anápolis Anápolis 10º Jonas Duarte 1 (2021)
Inhumas Inhumas Aumento (2D) Zico Brandão 0 (não possui)
Iporá Iporá Estádio Francisco José Ferreira 0 (não possui)
Morrinhos Morrinhos João Vilela 0 (não possui)
Vila Nova Goiânia OBA 15 (último em 2005)

Localização das equipes[editar | editar código-fonte]

Localização das equipes participantes do Goiano 2022. Grupo A Grupo B

Campeões[editar | editar código-fonte]

Início Amador Pré Profissionalismo[editar | editar código-fonte]

Edição Ano Campeão Vice-campeão Terceiro colocado Quarto colocado
1944 Atlético (Goiânia) (1) Goiânia (Goiânia) Goiás (Goiânia) Vila Nova (Goiânia)
1945 Goiânia (Goiânia) (1) Goiás (Goiânia) Atlético (Goiânia) Vila Nova (Goiânia)
1946 Goiânia (Goiânia) (2) Atlético (Goiânia) Anápolis SC (Anápolis) Goiás (Goiânia)
1947 Atlético (Goiânia) (2) Goiânia (Goiânia) Anápolis SC(Anápolis) Goiás (Goiânia)
1948 Goiânia (Goiânia) (3) Atlético (Goiânia) Goiás (Goiânia) Anapolina (Anápolis)
1949 Atlético (Goiânia) (3) Goiânia (Goiânia) Goiás (Goiânia) Vila Nova* (Goiânia)
1950 Goiânia (Goiânia) (4) Vila Nova* (Goiânia) Goiás (Goiânia) Atlético (Goiânia)
1951 Goiânia (Goiânia) (5) Goiás (Goiânia) Atlético (Goiânia) Anapolina (Anápolis)
1952 Goiânia (Goiânia) (6) Atlético (Goiânia) Goiás (Goiânia) Pires do Rio (Pires do Rio)
10ª 1953 Goiânia (Goiânia) (7) Goiás (Goiânia) Atlético (Goiânia) Anápolis (Anápolis)
11ª 1954 Goiânia (Goiânia) (8) Atlético (Goiânia) Botafogo (Goiânia) Goiás (Goiânia)
12ª 1955 Atlético (Goiânia) (4) Goiânia (Goiânia) Goiás (Goiânia) Sírio Libanês (Goiânia)
13ª 1956 Goiânia (Goiânia) (9) Goiás (Goiânia) Atlético (Goiânia) Goianás (Nova Veneza)
14ª 1957 Atlético (Goiânia) (5) Goiânia (Goiânia) Goiás (Goiânia) Campineira** (Goiânia)
15ª 1958 Goiânia (Goiânia) (10) Atlético (Goiânia) Vila Nova (Goiânia) Campineira (Goiânia)
16ª 1959 Goiânia (Goiânia) (11) Atlético (Goiânia) Campineira (Goiânia) Vila Nova (Goiânia)
17ª 1960 Goiânia (Goiânia) (12) Goiás (Goiânia) Vila Nova (Goiânia) Atlético (Goiânia)
18ª 1961 Vila Nova (Goiânia) (1) Atlético (Goiânia) Goiânia (Goiânia) Campineira (Goiânia)

Profissionalismo[editar | editar código-fonte]

Edição Ano Campeão Vice-campeão Terceiro colocado Quarto colocado
19ª 1962 Vila Nova (Goiânia) (2) Santa Rita (Goiânia) Inhumas (Inhumas) Ferroviário (Goiânia)
20ª 1963 Vila Nova (Goiânia) (3) Ferroviário (Goiânia) Atlético (Goiânia) Ipiranga (Anápolis)
21ª 1964 Atlético (Goiânia) (6) Goiás (Goiânia) Inhumas (Inhumas) Ferroviário (Goiânia)
22ª 1965 Anápolis (Anápolis) (1) Vila Nova (Goiânia) Goiânia (Goiânia) Inhumas (Inhumas)
23ª 1966 Goiás (Goiânia) (1) Inhumas (Inhumas) Vila Nova (Goiânia) Anápolis (Anápolis)
24ª 1967 CRAC (Catalão) (1) Atlético (Goiânia) Vila Nova (Goiânia) Goiás (Goiânia)
25ª 1968 Goiânia (Goiânia) (13) Anápolis (Anápolis) Vila Nova (Goiânia) CRAC (Catalão)
26ª 1969 Vila Nova (Goiânia) (4) CRAC (Catalão) Goiás (Goiânia) Ipiranga (Anápolis)
27ª 1970 Atlético (Goiânia) (7) Goiânia (Goiânia) Vila Nova (Goiânia) Goiás (Goiânia)
28ª 1971 Goiás (Goiânia) (2) Vila Nova (Goiânia) Atlético (Goiânia) Goiânia (Goiânia)
29ª 1972 Goiás (Goiânia) (3) Atlético (Goiânia) Goiânia (Goiânia) Campinas (Goiânia)
30ª 1973 Vila Nova (Goiânia) (5) Goiás (Goiânia) Goiatuba (Goiatuba) Atlético (Goiânia)
31ª 1974 Goiânia (Goiânia) (14) Goiás (Goiânia) Atlético (Goiânia) Vila Nova (Goiânia)
32ª 1975 Goiás (Goiânia) (4) Goiânia (Goiânia) Itumbiara (Itumbiara) Atlético (Goiânia)
33ª 1976 Goiás (Goiânia) (5) Goiânia (Goiânia) Atlético (Goiânia) Itumbiara (Itumbiara)
34ª 1977 Vila Nova (Goiânia) (6) Goiás (Goiânia) Goiânia (Goiânia) Rio Verde (Rio Verde)
35ª 1978 Vila Nova (Goiânia) (7) Goiás (Goiânia) Atlético (Goiânia) Anapolina (Anápolis)
36ª 1979 Vila Nova (Goiânia) (8) Atlético (Goiânia) Itumbiara (Itumbiara) Goiás (Goiânia)
37ª 1980 Vila Nova (Goiânia) (9) Goiás (Goiânia) Anápolis (Anápolis) Atlético (Goiânia)
38ª 1981 Goiás (Goiânia) (6) Anapolina (Anápolis) Vila Nova (Goiânia) Anápolis (Anápolis)
39ª 1982 Vila Nova (Goiânia) (10) Goiás (Goiânia) Atlético (Goiânia) Itumbiara (Itumbiara)
40ª 1983 Goiás (Goiânia) (7) Anapolina (Anápolis) Itumbiara (Itumbiara) Goiânia (Goiânia)
41ª 1984 Vila Nova (Goiânia) (11) Goiânia (Goiânia) Rio Verde (Rio Verde) Atlético (Goiânia)
42ª 1985 Atlético (Goiânia) (8) Goiânia (Goiânia) Goiás (Goiânia) Anapolina (Anápolis)
43ª 1986 Goiás (Goiânia) (8) Atlético (Goiânia) Vila Nova (Goiânia) Itumbiara (Itumbiara)
44ª 1987 Goiás (Goiânia) (9) Atlético (Goiânia) Santa Helena (Santa Helena de Goiás) Itumbiara (Itumbiara)
45ª 1988 Atlético (Goiânia) (9) Goiás (Goiânia) Goiatuba (Goiatuba) Anápolis (Anápolis)
46ª 1989 Goiás (Goiânia) (10) Vila Nova (Goiânia) Atlético (Goiânia) Goiatuba (Goiatuba)
47ª 1990 Goiás (Goiânia) (11) Goiânia (Goiânia) Mineiros (Mineiros) Goiatuba (Goiatuba)
48ª 1991 Goiás (Goiânia) (12) Atlético (Goiânia) Pires do Rio (Pires do Rio) Jataiense (Jataí)
49ª 1992 Goiatuba (Goiatuba) (1) Goiás (Goiânia) Vila Nova (Goiânia) Atlético (Goiânia)
50ª 1993 Vila Nova (Goiânia) (12) Goiás (Goiânia) Mineiros (Mineiros) Goiânia (Goiânia)
51ª 1994 Goiás (Goiânia) (13) Vila Nova (Goiânia) Goiatuba (Goiatuba) Atlético (Goiânia)
52ª 1995 Vila Nova (Goiânia) (13) Anápolis (Anápolis) CRAC (Catalão) Rio Verde (Rio Verde)
53ª 1996 Goiás (Goiânia) (14) Atlético (Goiânia) Anápolis (Anápolis) Vila Nova (Goiânia)
54ª 1997 Goiás (Goiânia) (15) CRAC (Catalão) Jataiense (Jataí) Vila Nova (Goiânia)
55ª 1998 Goiás (Goiânia) (16) Vila Nova (Goiânia) Anápolis (Anápolis) Atlético (Goiânia)
56ª 1999 Goiás (Goiânia) (17) Vila Nova (Goiânia) Anapolina (Anápolis) Atlético (Goiânia)
57ª 2000 Goiás (Goiânia) (18) Anapolina (Anápolis) Anápolis (Anápolis) Caldas (Caldas Novas)
58ª 2001 Vila Nova (Goiânia) (14) Goiás (Goiânia) Anapolina (Anápolis) Real Clube (Itumbiara)
59ª 2002 Goiás (Goiânia) (19) Novo Horizonte (Ipameri) Anapolina (Anápolis) Real Clube (Itumbiara)
60ª 2003 Goiás (Goiânia) (20) Novo Horizonte (Ipameri) Vila Nova (Goiânia) Real Clube (Itumbiara)
61ª 2004 CRAC (Catalão) (2) Vila Nova (Goiânia) Goiás (Goiânia) Jataiense (Jataí)
62ª 2005 Vila Nova (Goiânia) (15) Goiás (Goiânia) Mineiros (Mineiros) Grêmio Inhumense (Inhumas)
63ª 2006 Goiás (Goiânia) (21) Atlético (Goiânia) Anapolina (Anápolis) Vila Nova (Goiânia)
64ª 2007 Atlético (Goiânia) (10) Goiás (Goiânia) Vila Nova (Goiânia) Itumbiara (Itumbiara)
65ª 2008 Itumbiara (Itumbiara) (1) Goiás (Goiânia) Atlético (Goiânia) Anápolis (Anápolis)
66ª 2009 Goiás (Goiânia) (22) Atlético (Goiânia) Itumbiara (Itumbiara) CRAC (Catalão)
67ª 2010 Atlético (Goiânia) (11) Santa Helena (Santa Helena de Goiás) Vila Nova (Goiânia) Goiás (Goiânia)
68ª 2011 Atlético (Goiânia) (12) Goiás (Goiânia) Vila Nova (Goiânia) Anapolina (Anápolis)
69ª 2012 Goiás (Goiânia) (23) Atlético (Goiânia) CRAC (Catalão) Vila Nova (Goiânia)
70ª 2013 Goiás (Goiânia) (24) Atlético (Goiânia) Goianésia (Goianésia) Aparecidense (Aparecida de Goiânia)
71ª 2014 Atlético (Goiânia) (13) Goiás (Goiânia) Anapolina (Anápolis) Goianésia (Goianésia)
72ª 2015 Goiás (Goiânia) (25) Aparecidense (Aparecida de Goiânia) Goianésia (Goianésia) Trindade (Trindade)
73ª 2016 Goiás (Goiânia) (26) Anápolis (Anápolis) Atlético (Goiânia) Vila Nova (Goiânia)
74ª 2017 Goiás (Goiânia) (27) Vila Nova (Goiânia) Aparecidense (Aparecida de Goiânia) Atlético (Goiânia)
75ª 2018 Goiás (Goiânia) (28) Aparecidense (Aparecida de Goiânia) Vila Nova (Goiânia) Anapolina Anápolis)
76ª 2019 Atlético (Goiânia) (14) Goiás (Goiânia) Vila Nova (Goiânia) Goiânia (Goiânia)
77ª 2020 Atlético (Goiânia) (15) Goianésia (Goianésia) Jaraguá (Jaraguá) Aparecidense (Aparecida de Goiânia)
78ª 2021 Grêmio Anápolis (Anápolis) (1) Vila Nova (Goiânia) Atlético (Goiânia) Aparecidense (Aparecida de Goiânia)
79ª 2022 Atlético (Goiânia) (16) Goiás (Goiânia) Vila Nova (Goiânia) Iporá (Iporá)
80ª 2023 Atlético (Goiânia) (17) Goiás (Goiânia) Aparecidense (Aparecida de Goiânia) Anápolis (Anápolis)
81ª 2024 Aparecidense (Aparecida de Goiânia) Goiânia (Goiânia)

* Como Araguaia Futebol Clube.
** Como Associação Mariana de Esportes.*** O Supercampeonato goiano não é reconhecido como o campeonato estadual pela FGF.

Campeão invicto.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Títulos por clubes[editar | editar código-fonte]

Clube Campeão Anos dos Títulos Vice Anos dos Vices
 Goiás (Goiânia) 28 1966, 1971, 1972, 1975, 1976, 1981, 1983, 1986, 1987, 1989, 1990, 1991, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2002, 2003, 2006, 2009, 2012, 2013, 2015, 2016, 2017, 2018 24 1945, 1951, 1953, 1956, 1960, 1964, 1973, 1974, 1977, 1978, 1980, 1982, 1988, 1992, 1993, 2001, 2005, 2007, 2008, 2011, 2014, 2019, 2022, 2023
 Atlético Goianiense (Goiânia) 17 1944, 1947, 1949, 1955, 1957, 1964, 1970, 1985, 1988, 2007, 2010, 2011, 2014, 2019, 2020, 2022, 2023 18 1946, 1948, 1952, 1954, 1958, 1959, 1961, 1967, 1972, 1979, 1986, 1987, 1991, 1996, 2006, 2009, 2012, 2013
 Vila Nova (Goiânia) 15 1961, 1962, 1963, 1969, 1973, 1977, 1978, 1979, 1980, 1982, 1984, 1993, 1995, 2001, 2005 10 1950, 1965, 1971, 1989, 1994, 1998, 1999, 2004, 2017, 2021
 Goiânia (Goiânia) 14 1945, 1946, 1948, 1950, 1951, 1952, 1953, 1954, 1956, 1958, 1959, 1960, 1968, 1974 11 1944, 1947, 1949, 1955, 1957, 1970, 1975, 1976, 1984, 1985, 1990
 CRAC (Catalão) 2 1967, 2004 2 1969, 1997
 Anápolis (Anápolis) 1 1965 3 1968, 1995, 2016
Goiatuba (Goiatuba) 1 1992 0
 Itumbiara (Itumbiara) 1 2008 0
Anápolis Grêmio Anápolis (Anápolis) 1 2021 0
Anápolis Anapolina (Anápolis) 0 3 1981, 1983, 2000
Novo Horizonte (Ipameri) 0 2 2002, 2003
 Aparecidense (Aparecida de Goiânia) 0 2 2015, 2018
Santa Rita (Goiânia) 0 1 1962
Ferroviário (Goiânia) 0 1 1963
Inhumas (Inhumas) 0 1 1966
Santa Helena (Santa Helena de Goiás) 0 1 2010
Goianésia (Goianésia) 0 1 2020
* Em negrito, os clubes em atividade profissional.

Títulos por cidade[editar | editar código-fonte]

Cidade Títulos Vices
Goiânia 75 (4) 65 (6)
Anápolis 2 (2) 6 (2)
Catalão 2 (1) 2 (1)
Goiatuba 1 (1) 0
Itumbiara 1 (1) 0
Aparecida de Goiânia 0 2 (1)
Ipameri 0 2 (1)
Goianésia 0 1 (1)

Inhumas

0 1 (1)
Santa Helena de Goiás 0 1 (1)

Títulos por clube pós-profissionalismo[editar | editar código-fonte]

Títulos por clube após o profissionalismo do Futebol Goiano em 1962-63.

Clube Títulos (último)
Goiás 28 (2018)
Vila Nova 14 (2005)
Atlético 12 (2023)
Goiânia 2 (1974)
CRAC 2 (2004)
Anápolis 1 (1965)
Goiatuba 1 (1992)
Itumbiara 1 (2008)
Grêmio Anápolis 1 (2021)

Campeões invictos[editar | editar código-fonte]

Artilheiros[editar | editar código-fonte]

Ano Artilheiro Clube Gols
1944 Ari Atlético (Goiânia) 8
1945 Mateba Goiânia (Goiânia) 9
1946 Tarzan Vila Nova (Goiânia) 12
1947 Dido Atlético (Goiânia) 17
1948 Tarzan Atlético (Goiânia) 21
1949 Tarzan Atlético (Goiânia) 18
1950 Elson Salsicha Goiânia (Goiânia) 18
1951 Foca Goiânia (Goiânia) 28
1952 Foca Goiânia (Goiânia) 20
1953 Foca Goiânia (Goiânia) 26
1954 Elson Salsicha Goiânia (Goiânia) 5
Fábio André União (Goiânia)
1955 Fábio Atlético (Goiânia) 21
1956 Tão Segurado Goiás (Goiânia) 22
1957 Dimas Diniz Goianás (Nova Veneza) 18
1958 Orestes Goiânia (Goiânia) 15
1959 Laílson Goiânia (Goiânia) 8
1960 Laílson Goiânia (Goiânia) 10
1961 Gibrair Vila Nova (Goiânia) 10
1962 Líbano Inhumas (Inhumas) 18
1963 Waltercides Campineira (Goiânia) 19
1964 Líbano Inhumas (Inhumas) 14
1965 Nélson Parrila Anápolis (Anápolis) 16
1966 Nélson Parrila Anápolis (Anápolis) 17
1967 Toninho Índio CRAC (Catalão) 17
1968 Waldeir Goiânia (Goiânia) 11
1969 Toninho Índio CRAC (Catalão) 14
1970 Dádi Atlético (Goiânia) 13
1971 Lindemberg Campinas (Goiânia) 9
Carlos Ramos Goiânia (Goiânia)
1972 Dádi Atlético (Goiânia) 12
1973 Lincoln Goiás (Goiânia) 13
1974 Zé Maria Goiás (Goiânia) 8
1975 Lincoln Goiás (Goiânia) 15
1976 Lincoln Goiás (Goiânia) 15
1977 Marco Antônio Goiás (Goiânia) 17
1978 Baltazar Atlético (Goiânia) 31
1979 Divino Anápolis (Anápolis) 13
1980 Zé Henrique Vila Nova (Goiânia) 18
1981 Zé Amaro Anápolis (Anápolis) 27
1982 Tatau Atlético (Goiânia) 21
1983 Valmir Cambalhota Goiânia (Goiânia) 10
Cacau Goiás (Goiânia)
1984 Zé Henrique Vila Nova (Goiânia) 9
1985 Bill Atlético (Goiânia) 24
1986 Valdir Dias Itumbiara (Itumbiara) 13
1987 Ivo Anapolina (Anápolis) 11
1988 Sabará Goiás (Goiânia) 18
1989 Valdeir Atlético (Goiânia) 18
1990 Agnaldo Goiás (Goiânia) 13
1991 Túlio Goiás (Goiânia) 18
1992 Ronaldo Goiás (Goiânia) 23
1993 Vila Nova (Goiânia) 29
1994 Baltazar Goiás (Goiânia) 25
Vila Nova (Goiânia)
1995 Luciano Vila Nova (Goiânia) 25
1996 Christian Vila Nova (Goiânia) 21
1997 Aloísio Goiás (Goiânia) 27
1998 Róbson CRAC (Catalão) 20
Ânderson Barbosa Vila Nova (Goiânia)
1999 Ânderson Barbosa Vila Nova (Goiânia) 20
2000 Dill Goiás (Goiânia) 29
2001 Túlio Vila Nova (Goiânia) 16
2002 Rubsen Atlético (Goiânia) 15
2003 Joel Vila Nova (Goiânia) 11
2004 Mendes Baiano Vila Nova (Goiânia) 17
2005 Paulo Baier Goiás (Goiânia) 12
2006 Fábio Luís Aparecidense (Aparecida de Goiânia) 17
2007 Fábio Oliveira Atlético (Goiânia) 18
2008 Túlio Vila Nova (Goiânia) 14
2009 Felipe Goiás (Goiânia) 16
2010 Diogo Galvão Trindade (Trindade) 15
2011 Marcão Atlético (Goiânia) 13
2012 Patrick Vila Nova (Goiânia) 14
2013 Ricardo Jesus Atlético (Goiânia) 12
2014 Araújo Goiás (Goiânia) 9
Júnior Viçosa Atlético (Goiânia)
Nonato Goianésia (Goianésia)
2015 Nonato Goianésia (Goianésia) 10
2016 Nonato Goianésia (Goianésia) 10
2017 Gilmar Itumbiara (Itumbiara) 9
2018 Nonato Goianésia (Goianésia) 9
2019 Alan Mineiro Vila Nova (Goiânia) 9
2020 Alex Henrique Aparecidense (Aparecida de Goiânia) 8
2021 Alex Henrique Aparecidense (Aparecida de Goiânia) 8
2022 Nícolas Goiás (Goiânia) 8

Campeões goianos de Aspirantes (Reservas)[editar | editar código-fonte]

Ano Campeão Comentários
1946 Goiânia (Goiânia) Goiânia vence o Campeonato da Cidade, de aspirantes.
1948 Goiânia (Goiânia) Goiânia vence o Atlético por 3 a 0 e conquista o Campeonato da Cidade, de aspirantes.
1950 Atlético (Goiânia) O Atlético conquista o título de aspirantes do Campeonato da Cidade ao vencer o Goiânia. Campeonato durou até 1951.
1951 Goiânia (Goiânia) Goiânia vence o São Francisco, por 7 a 2, no Estádio Manoel Demóstenes, e conquista o Campeonato Citadino de Aspirantes. Campeonato durou até 1952.
1952 Goiânia (Goiânia) Goiânia conquista o Campeonato Citadino de Aspirantes. Campeonato durou até 1953.
1954 Goiânia (Goiânia) Goiânia conquista o Campeonato Citadino de Aspirantes.[3]
1955 Goiânia (Goiânia) Goiânia conquista o Campeonato Citadino de Aspirantes.[3]
1957 Goiânia (Goiânia) Goiânia conquista o Campeonato Citadino de Aspirantes. Atlético foi vice.
1958 Goiânia (Goiânia) Goiânia conquista o Campeonato Citadino de Aspirantes.[3]
1959 Goiânia (Goiânia) Goiânia conquista o Campeonato Citadino de Aspirantes.[3]
1962 Goiânia (Goiânia) Goiânia conquista o Campeonato Citadino de Aspirantes.[3]
1965 Vila Nova (Goiânia) Vila Nova conquista o Campeonato de Aspirantes.

Total de títulos de Aspirantes (Reservas)[editar | editar código-fonte]

Clube Total Anos Campeão
Goiânia 10 1946, 1948, 1951, 1952, 1954, 1955, 1957, 1958, 1959, 1962
Atlético 1 1950
Vila Nova 1 1965
  • OBS: Devido a falta de fontes confiáveis, alguns campeões não estão presentes na lista, não sendo este então, o total de Campeonato Goiano de Aspirantes disputados.

Maiores públicos[editar | editar código-fonte]

# Jogo Público Pagantes Estádio Campeonato Data
1 Goiás 2 x 1 Vila Nova 64.614 Serra Dourada 1979 29 de julho de 1979
2 Goiás 0 x 1 Vila Nova 62.571 Serra Dourada 1979 22 de abril de 1979
3 Goiás 3 x 1 Vila Nova 58.952 57.682 Serra Dourada 1977 08 de março de 1977
4 Goiás 1 x 0 Vila Nova 58.843 41.002 Serra Dourada 1982 12 de dezembro de 1982
5 Atlético-GO 1 x 1 Vila Nova 56.854 Serra Dourada 1976 30 de junho de 1976
5 Goiânia 1 x 2 Goiás 56.854 Serra Dourada 1976 30 de junho de 1976
7 Atlético-GO 1 x 1 Goiás 48.761 Serra Dourada 1976 04 de julho de 1976
7 Goiânia 1 x 2 Vila Nova 48.761 Serra Dourada 1976 04 de julho de 1976
9 Goiás 3 x 5 Vila Nova 47.712 Serra Dourada 1999 28 de março de 1999
10 Vila Nova 3 x 1 Goiás 45.351 Serra Dourada 2001 03 de junho de 2001
11 Goiás 0 x 0 Vila Nova 45.317 Serra Dourada 2005 17 de abril de 2005

Maiores goleadas[editar | editar código-fonte]

Mandante Placar Visitante Estádio Data
Atlético 14 - 0 Botafogo 12 de setembro de 1948
São Paulo 1 - 14 Goianás 27 de julho de 1957
Goiânia 13 - 0 Botafogo Olímpico 12 de agosto de 1951
Goiás 12 - 0 Jataiense 11 de maio de 1988
Atlético 11 - 0 Vila Nova Olímpico 16 de julho de 1944
Atlético 11 - 0 Botafogo 30 de abril de 1950
São Paulo 0 - 11 Goiás 29 de setembro de 1957
Goiás 11 - 0 São Luiz de Campinas 25 de maio de 1957
Vila Coimbra 0 - 11 Vila Nova 6 de outubro de 1963

Participações[editar | editar código-fonte]

Competições oficiais não reconhecidas[editar | editar código-fonte]

Campeonato Goianiense[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Campeonato Goianiense

Os campeonatos goianos de 1944 à 1961 eram torneios citadinos com alguns times do interior participando. Porém, as edições de 1940 e 1943 não são contabilizados como goianos. A edição de 1940 não é oficializada, ainda, pois a FGF filiou-se a CBD somente em 1941. Já a edição de 1943, não foi homologada por não ter sido terminada e pela briga interna da Federação que ocasionou uma divisão na entidade.

Edição Ano Campeão Vice-campeão
1940 Goiânia Operário
1943 Goiânia Comercial

Campeonato Estadual de Goiás[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Campeonato Goiano de Futebol

O Campeonato Goiano de Futebol, também conhecido como Campeonato Estadual de Goiás, era o verdadeiro campeonato goiano de futebol. O time que ganhasse o campeonato goianiense e a equipe que vencesse o campeonato do interior - depois incluído o campeão anapolino - se defrontariam para saber quem seria o campeão estadual. Não se sabe o motivo da FGF não reconhecer esses campeonatos como goianos.

Edição Ano Campeão Vice-campeão Terceiro colocado
1947 União Operária Atlético Goianiense Não houve
1957 América de Morrinhos Atlético Goianiense Ipiranga
1959 Goiânia Ipiranga Ceres
1960 Goiânia Anapolina Inhumas
1961 Vila Nova Botafogo de Buriti Ipiranga

Títulos totais por clubes[editar | editar código-fonte]

Clube Campeão Anos dos Títulos
 Goiás (Goiânia) 28 1966, 1971, 1972, 1975, 1976, 1981, 1983, 1986, 1987, 1989, 1990, 1991, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2002, 2003, 2006, 2009, 2012, 2013, 2015, 2016, 2017, 2018
 Goiânia (Goiânia) 18 1940, 1943, 1945, 1946, 1948, 1950, 1951, 1952, 1953, 1954, 1956, 1958, 1959, 1959, 1960, 1960, 1968, 1974
 Atlético Goianiense (Goiânia) 17 1944, 1947, 1949, 1955, 1957, 1964, 1970, 1985, 1988, 2007, 2010, 2011, 2014, 2019, 2020, 2022, 2023
 Vila Nova (Goiânia) 16 1961, 1961, 1962, 1963, 1969, 1973, 1977, 1978, 1979, 1980, 1982, 1984, 1993, 1995, 2001, 2005
 CRAC (Catalão) 2 1967, 2004
 Anápolis (Anápolis) 2 1947, 1965
 América de Morrinhos (Morrinhos) 1 1957
Goiatuba (Goiatuba) 1 1992
 Itumbiara (Itumbiara) 1 2008
Anápolis Grêmio Anápolis (Anápolis) 1 2021

Competições relacionadas[editar | editar código-fonte]

Campeonato Goiano do Interior[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Campeonato Goiano do Interior

Esse campeonato era disputado pelas equipes que não participavam do Campeonato Goiano. Em 1987 o Santa Helena foi declarado campeão do interior por ter sido o time do interior com melhor campanha.

Seletiva[editar | editar código-fonte]

Em alguns anos foram criadas seletivas para os times disputarem o campeonato goiano[4].

Campeões[editar | editar código-fonte]

Edição Ano Campeão Vice-campeão Terceiro colocado Quarto colocado
1971-I Goiatuba
Jataiense
Goianésia
Itumbiara
São Luís
Campinas
América de Morrinhos
Rio Verde
Não houve
1971-II Campinas Itumbiara Não houve Não houve
1984-I Ceres Goianésia Rio Verde Monte Cristo
1984-II Jataiense Rio Verde Monte Cristo Santa Helena
1988 Goiatuba Jataiense CRAC Não houve
1995 Anapolina Goiatuba Santa Helena Luziânia

Taça dos Invictos[editar | editar código-fonte]

A Taça dos Invictos foi criada pelo jornalista Lisita Junior, visando estimular o futebol de Goiânia. Ela era entregue ao clube que ficasse mais jogos invicto[5].

Campeões[editar | editar código-fonte]

Ano Campeão Jogos invicto
1956 Atlético 15 jogos
1957 Goiânia 16 jogos
1957-1958 Atlético 17 jogos

Outros torneios em Goiás[editar | editar código-fonte]

Torneio desconhecido (Torneio Goiânia) 1944[editar | editar código-fonte]

Atlético Goianiense e Goiânia disputaram um torneio no sistema melhor de três, que é identificado como Campeonato da Cidade, porém, o Campeonato da Cidade (Campeonato Goiano) daquele ano foi disputado no segundo semestre.

Ano Campeão Placar(es) Vice
1944
Goiânia
2 – 1
2 – 2
4 – 3

Atlético

Estádios[editar | editar código-fonte]