Campeonato Iugoslavo de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Principal torneio de futebol da antiga Iugoslávia, o Campeonato Iugoslavo de Futebol foi organizado pela Associação de futebol da Iugoslávia e disputado até 2002, quando o país passou a se chamar Sérvia e Montenegro.

O campeonato sérvio-montenegrino foi disputado até 2006, quando o país se separou e foram disputadas as ligas independentes da Sérvia e de Montenegro.

Além disso, até 1991 o campeonato também foi disputado com os clubes Croácia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina e República da Macedônia.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Campeonato Iugoslavo[editar | editar código-fonte]

De 1923 até 1940, foi disputado sob a bandeira do Reino da Iugoslávia, parando até 1945 devido à Segunda Guerra Mundial. A partir deste ano e até 1991, foi disputado na República Socialista Federal da Iugoslávia.

Reino da Iugoslávia Flag of the Kingdom of Yugoslavia.svg[editar | editar código-fonte]

República Socialista Federal da Iugoslávia Flag of SFR Yugoslavia.svg[editar | editar código-fonte]

Notas:

1 O Campeonato de 1945 foi disputado entre as ex-Repúblicas Iugoslavas: Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, além da província autônoma da Voivodina e da equipe das forças armadas da Iugoslávia. O torneio foi realizado com o intuito de reforçar o sentimento nacionalista Iugoslavo.

2 A Associação de futebol da Iugoslávia decidiu que a última rodada deveria ser jogada novamente, depois de acusações de combinação de resultados. O Partizan recusou, pois havia ganho o título com uma vitória de 4 a 0 sobre o Zeljeznicar Sarajevo. Na nova rodada, o jogo foi de 3 a 0 para o time de Sarajevo, o que daria o título para o Estrela Vermelha (que acabou jogando a Liga dos Campeões da UEFA em 1986/87). Entretanto, após uma seqüência de processos, a tabela original, com o Partizan campeão, foi oficialmente reconhecida em 1987.

3 Dez clubes iniciaram a temporada 1986/87 com uma redução de 9 pontos, entre eles o Partizan e o Estrela Vermelha, devido aos eventos ocorridos na temporada anterior. O Vardar Skopje acabou ganhando o título, e participou da Liga dos Campeões da UEFA em 1987/88. Porém, mais tarde a redução de pontos foi anulada por processos legais, e o título foi dado ao Partizan, que havia ganho o campeonato caso não houvesse a redução.

República Federal da Iugoslávia Flag of Serbia and Montenegro.svg[editar | editar código-fonte]

De 1992 a 2003, o torneio foi disputado apenas por clubes da Sérvia e de Montenegro.

Notas:

4 Antes do início da temporada, os clubes croatas e eslovenos desistiram do torneio e começaram a disputar seus respectivos campeonatos nacionais. Durante a temporada, os clubes bósnios também desistiram (com exceção do Borac Banja Luka, que se mudou para Belgrado para 1992/93). Depois do torneio, os clubes macedônios também iniciaram a disputa do campeonato de seu país.

5 Temporada interrompida em 12 de maio devido aos ataques da OTAN, quando faltavam mais de 10 rodadas para jogar. o Partizan foi declarado campeão em 1999.

Títulos dos clubes na Iugoslávia[editar | editar código-fonte]

-* Hoje OFK Belgrado

Títulos por República[editar | editar código-fonte]

Campeonato Sérvio-Montenegrino Flag of Serbia and Montenegro.svg[editar | editar código-fonte]

Apenas mudou o nome do país, mas o formato e os clubes continuaram como estava na temporada anterior.

Títulos na Sérvia e Montenegro[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Jugoslávia Copa da Iugoslávia

Sérvia Campeonato Sérvio

Flag of Croatia.svg Campeonato Croata

Flag of Bosnia and Herzegovina.svg Campeonato Bósnio

Flag of Slovenia.svg Campeonato Esloveno

Flag of Macedonia.svg Campeonato Macedônio

Flag of Montenegro.svg Campeonato Montenegrino