Campeonato Nacional de Seniores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Campeonato Nacional de Seniores
Dados gerais
Organização FPF
Edições 2 (2014–15)
Local de disputa Portugal
Sistema Campeonato
Divisões
Soccerball current event.svg Edição atual
editar

O Campeonato Nacional de Seniores é o 3º escalão do sistema de ligas de futebol de Portugal e entrou em vigor na época de 2013–14 para substituir as II e III Divisões. Esta competição é disputada por 80 equipas. Participaram na edição inaugural, os três clubes despromovidos da Segunda Liga, 39 clubes que transitaram da II Divisão, clubes que transitaram da III Divisão e 19 clubes promovidos dos Campeonatos Distritais.

Este campeonato é dividido em 8 séries de 10 equipas distribuídas por ordenação latitudinal, à excepção das equipas da Madeira (colocadas alternadamente nas séries mais a Norte) e dos Açores (colocadas alternadamente nas séries mais a Sul). Os clubes são distribuídos numa 1ª fase por 8 grupos de 10 equipas, disputado a 2 voltas, em que os 2 primeiros classificados de cada série ganham lugar numa 2ª fase para decidir quem ascende à Segunda Liga. Essa 2ª fase tem 2 grupos com 8 equipas. Os vencedores ascendem diretamente, juntamente com um dos 2 classificados, a apurar numa eliminatória a 2 mãos. Os restantes 8 de cada série agrupam-se em 8 séries de 8 equipas cada, também a 2 voltas. Os 2 últimos de cada série descem aos Campeonatos Distritais. Os clubes classificados em 6º realizam uma eliminatória, a 2 mãos, que decide os restantes 4 clubes despromovidos. [1] [2]

Referências

  1. Alexandre Silva (19 de março de 2013). FPF Reformula quadro competitivo. Zerozero. Página visitada em 19 de março de 2013.
  2. FPF - Regulamento Campeonato Nacional de Seniores. Federação Portuguesa de Futebol (27 de Abril de 2013). Página visitada em 26 de Maio de 2013.