Campeonato Peruano de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Liga 1 Betsson
Liga 1

Logo desde 2019
Dados gerais
Organização Federación Peruana de Fútbol (FPF)
Patrocinador actual Betsson
Edições 105
Outros nomes Liga 1 Betsson
Local de disputa  Peru
Número de equipes 19
Sistema Apertura e Clausura
Edição atual
editar

O Campeonato Peruano de Futebol, também conhecido como Liga 1 ou Liga 1 Betsson (por motivos de patrocínio), é a primeira divisão do futebol do Peru. É organizado pela Federación Peruana de Fútbol (FPF).[1]

Desde sua fundação em 1912, o torneio foi disputado 105 vezes.[2][3][4] O primeiro torneio foi conquistado pelo Lima Cricket and Football Club[5] e o campeão mais recente é o Universitario de Deportes, que conquistou seu vigésimo sétimo título em 2023. O maior campeão nacional é o Universitario de Deportes com 27 campeonatos, seguido por Alianza Lima e Sporting Cristal com 25 e 20 títulos, respectivamente.[6][7]

A Liga 1 foi classificada pela Federação Internacional de História e Estatística de Futebol como a 10ª melhor liga do mundo em 2004. Na primeira década do século XXI, foi considerado o quinto campeonato mais forte da América do Sul e o sexto das Américas, enquanto globalmente ficou no 20º lugar.

Atualmente, é disputada por 19 equipes e é dividida em duas fases: o Torneo Apertura (entre fevereiro e junho) e o Torneo Clausura (entre julho e dezembro). Os vencedores dos torneios garantem vaga na Copa Libertadores da América, além de se enfrentarem para definir o campeão nacional do ano.

História[editar | editar código-fonte]

Primeiros clubes[editar | editar código-fonte]

Lima Cricket, o primeiro campeão de futebol peruano em 1912.
Troféu de campeão entre 1912 a 1921.

O futebol foi introduzido no Peru no final do século XIX pelos marinheiros ingleses durante suas frequentes visitas ao porto de Callao.[8][9][10] Durante os seus tempos livres, os marinheiros jogavam futebol e convidaram os "chalacos" a participar.[11][12] O futebol cresceu graças à essa prática, depois, a pratica esportiva se desenvolveu entre os visitantes estrangeiros e os locais, chamando a atenção de Peruanos que vivem em outras cidades.[13][14]

Os primeiros clubes do Peru foram fundados no início do século XX para continuar com a prática do esporte. O primeiro clube peruano foi o Lima Cricket and Football Club (fundado em 1859),[15] uma instituição criada pela colônia de ingleses e seus descendentes instalados no Peru.[16] Posteriormente, foram formados outros clubes de futebol por peruanos, entre eles o Club Ciclista Lima Association (fundado em 1896),[17] que, embora tenha começado mais voltada para o ciclismo, incorporou o futebol em suas atividades e é o clube de futebol mais antigo fundado por peruanos.[18][19][20] O primeiro clube fundado exclusivamente para futebol foi o Association Football Club que mais tarde se fundiu com o Ciclista Lima.

Depois vieram os primeiros clubes de futebol e ligas esportivas em outras cidades como Cuzco, onde o Cienciano foi fundada em 1901[21] sob o nome de União Cienciana, impulsionado pela promoção de estudantes da Escola Nacional de Artes e Ciências e o Universidad de Cusco, que foi fundado em 1903.[22][23][24]

Em Arequipa, foi fundado o Sport Victoria Huayco em 1904,[25] por iniciativa dos trabalhadores da fábrica de tecidos “La Unión", localizada no vilarejo de El Huayco, distrito de Uchumayo.[26][27][28]

Na cidade de Puno em 1905 foi fundado o Club Deportivo Unión Carolina pelo diretor do Colégio Nacional de San Carlos, Dr. Colley E. Sparkman, de nacionalidade alemã. Atualmente esta equipe de esporte pertence à Unidade Escolar de Gran San Carlos.

Em Iquitos, o Athletic Club José Pardo foi fundado em 1906 por um grupo de meninos cuja idade variava entre 12 e 19 anos. Também há registros de que, na cidade de Cerro de Pasco, o clube Victoria Foot Ball foi fundado em 1903.[29]

Entretanto, a liga amadora mais importante permaneceu na região do porto, resultando dessa maneira das rivalidades entre os clubes de Callao e de Lima.

Criação da Liga Peruana de Fútbol[editar | editar código-fonte]

Em 1912, sob os auspícios dos líderes Eduardo Fry, H.G. Redshaw e R.C. Brown, o clube Miraflores Sporting Club convidou vários outros clubes para participar da formação de uma liga de futebol. Vários clubes aceitaram o convite e, em 27 de fevereiro de 1912, foi criada oficialmente a Liga Peruana de Futebol, que em seus primeiros anos comtou apenas clubes da Província de Lima.[30] O primeiro campeonato ocorreu no mesmo ano e incluiu dezessete equipes que foram divididas em dois grupos: a Primeira Divisão e a Segunda Divisão. A Primeira Divisão foi composta pela Associação Futebol Clube, Escola Militar Chorrillos, Jorge Chávez Nr. 1, Lima Cricket e Clube de Futebol, Miraflores Foot Ball Club, Sport Alianza (que mais tarde mudou de nome para Alianza Lima), Sport Inca e Sport Vitarte.[31] A Segunda Divisão foi formado pelo Atlético Grau No.1, Atletico Peruano, Carlos Tenaud No. 1 Carlos Tenaud No. 2, Jorge Chavez Nr. 2, Esporte Libertad Barranco, Lima, Desporto e União Magdalena Miraflores.

O Lima Cricket foi o primeiro campeão da Liga de futebol peruana, enquanto a Associação F.B.C. terminou em segundo lugar.[32] A primeira edição do campeonato foi um sucesso apesar de pequenos contratempos. A Escola Militar de Chorrillos se retirou no meio da temporada, após ter ganhado apenas um ponto.

Na segunda edição do torneio, o Sport Jorge Chávez ganhou o título e no ano seguinte, o Lima Cricket venceu o seu segundo campeonato. O Sport José Gálvez, que se recusou a participar em 1912, ganhou dois torneios consecutivos em 1915 e 1916. Em 1917, o campeão foi o Sport Juan Bielovucic. O Sport Alianza ganhou o seu primeiro bicampeonato ao faturar os títulos de 1918 e 1919. Enquanto isso, o Sport Inca e Sport Progress ganharam os campeonatos de 1920 e 1921, respectivamente. A liga foi disputada ininterruptamente durante dez temporadas até que foi temporariamente dissolvida. As discrepâncias com a organização fizeram com que entre 1922 e 1925 o torneio não tenha sido disputado.

Criação da Federación Peruana de Fútbol[editar | editar código-fonte]

Como a Liga peruana não teve um caráter muito formal e também não foi oficialmente reconhecida, em 1922 foi fundada a Federação Peruana de Futebol (FPF).[33][34] Desde 1926, os torneios começaram a ser jogados novamente com a adição das equipes de Callao. No entanto, dois campeonatos experimentais foram realizados sob os auspícios da FPF em 1926 e 1927, que não se desenvolveram normalmente e que também não têm reconhecimento oficial. O torneio de 1926 contou com a presença de onze equipes, porém, algumas delas se retiraram da liga no meio da temporada. O vencedor foi o Sport Progreso com quatro vitórias e dois empates.[35] Em 1927, o número de equipes diminuiu para oito e, tal como na temporada anterior, não foi disputado em sua totalidade. O Alianza Lima conquistou seu terceiro título depois de vencer três jogos.

Em 1928, a Federação Peruana de Futebol organizou o primeiro torneio oficial do futebol peruano, aumentou o número de equipes para dezenove e os separou em dois grupos, dos quais cinco equipes avançaram para o grupo final no qual se definia o campeão da liga. Na segunda etapa do campeonato, o Alianza Lima enfrentou a Federação Universitária (hoje conhecido como Universitario de Deportes), que foi convidada pela FPF. O encontro terminou com a vitória da Federação Universitária de 1-0 e assim começou a maior rivalidade da história do futebol peruano.

Universitario de Deportes campeão em 1929.

No final da segunda fase, ambos os clubes empataram em primeiro lugar, razão pela qual foram jogados dois jogos extras para decretar o campeão de 1928. O primeiro jogo terminou com um empate de 1-1 e o segundo com uma vitória de 2-0 do Alianza Lima. Depois de um segundo lugar em sua estreia na primeira divisão, a Federação Universitária ganhou seu primeiro título em 1929. Para o campeonato de 1930, a Federação experimentou com um novo formato. As equipas foram separadas em três grupos de quatro equipas. O vencedor de cada grupo avançou para o grupo final para definir o campeão da temporada. Os três finalistas foram: Atlético Chalaco, Alianza Lima e a Federação Universitária. O vencedor foi o Atlético Chalaco que venceu os dois jogos por 2-1 e se tornou a primeira equipe originário da província de Callao a ganhar o título.[36]

O Alianza Lima venceu o campeonato nas três temporadas seguintes e estava prestes a ganhar um quarto título, se não fosse pelo Universitario, que os derrotou na partida decisiva do campeonato de 1934. Nesse sentido, há uma controvérsia em alguns círculos sobre o time que deveria ter levado o título desse ano. Alguns argumentam que o campeão deveria ter sido o Alianza Lima, enquanto outros sustentam que o título corresponde ao Universitario. Além desta discussão, a Federação Peruana de Futebol, a Associação Profissional de Futebol do Peru e a FIFA reconhecem oficialmente o Universitario como campeão de 1934.

Alianza Lima, primeira tricampeã do campeonato peruano.[37]

Em 1935, o título voltou a Callao, mas desta vez graças ao Sport Boys (fundado em 1927 e participante desde 1933), que derrotou as outras quatro equipes que estavam competindo. Em 1936 não houve torneio devido à participação da equipe de futebol do Peru nos Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim, mas foi realizada com o acordo de todos os clubes um torneio amistoso chamado Relâmpago em que o Universitario de Deportes foi campeão.[38][39] O campeonato voltou em 1937 para ser conquistado novamente pelo Sport Boys.

Curiosamente, o time de futebol peruano que competiu em Berlim foi formado principalmente por jogadores dos Sport Boys.[40] O Deportivo Municipal, outro clube que se tornou uma equipe tradicional do futebol peruano ganhou seu primeiro campeonato em 1938 e uma segunda vez em 1940, enquanto o Universitario ganhou em 1939 e 1941. Os campeonatos organizados pela Federação Peruana de Futebol aconteceram até 1940, quando a Associação Não Amadora (ANA) foi criada, a partir desse momento a entidade foi responsável pela organização do campeonato peruano, que mudou de nome para Campeonato de Seleção e Competição.

Em 1942, o Sport Boys ganhou o tricampeonato terminando um ponto à frente do Deportivo Municipal. No ano seguinte, o Municipal também ganhou seu terceiro título da liga e começou a estabelecer-se como uma das melhores equipes do futebol peruano. Em 1944, um novo campeão foi coroado, o Mariscal Sucre. O Universitario voltou ao topo depois de ganhar os títulos de 1945 e 1946. Em 1945 foram marcado 270 gols em 56 jogos (uma média de 4,8 gols por jogo), a maior média de gols registrado até hoje no futebol peruano. Em 1947, o Atlético Chalaco ganhou seu segundo e último título de primeira divisão. O Alianza Lima ganhou o título em 1948 após catorze anos na fila. Universitario e Deportivo Municipal foram campeões de 1949 e 1950 respectivamente, esses foram os dois últimos campeões da liga peruana antes do esporte se tornar profissional.

Profissionalismo e o Campeonato Descentralizado[editar | editar código-fonte]

O profissionalismo do futebol no Peru começou em 1951, quando a Federação Peruana de Futebol adaptou o campeonato de acordo com as diretrizes mundiais, mas apenas com a participação de clubes da cidade de Lima e da província do Callao, sob a organização da Associação Central de Futebol (ACF).

Sport Boys em 1951

O primeiro campeão profissional do torneio foi o Sport Boys que alcançou seu quarto título na história. Os títulos das quatro temporadas seguintes foram ganhos por Alianza Lima (1952, 1954, 1955) e Mariscal Sucre (1953). Em 1956, uma nova equipe chegou ao campeonato peruano, o Sporting Cristal, que alcançou a primeira divisão após a fusão com o Sporting Tabaco. O Soorting Cristal coroou-se campeão nacional pela primeira vez em sua história já em seu primeiro ano na categoria máxima.

Antes do início do campeonato de 1957, a A.C.F. mudou o formato da competição. Os dez clubes participantes jogaram uma primeira fase em viagens de ida e volta. No final dessa fase, as cinco primeiras equipes enfrentaram um ao outro através do sistema de todos contra todos para determinar o campeão, enquanto os últimos cinco se enfrentaram no mesmo sistema para definir qual equipe cairia para a segunda divisão. O campeão foi o Centro Iqueño, enquanto o clube que caiu foi o Miraflores Porvenir. A temporada de 1960 teve uma característica nova e atraente para o futebol peruano: o campeão se classificou para a recém-criada Copa Libertadores da América.

Em 19 de abril de 1961, o Universitario se tornou o primeiro clube peruano a participar deste torneio depois de ter vencido o título de 1960. Desde 1962, a Associação Desportiva de Futebol Profissional tomou o lugar da Associação Central de Futebol como organizadora da liga peruana. Três anos depois, a Federação Peruana de Futebol permitiu a participação de equipes de todo o país no campeonato e, no ano seguinte, nasceu o chamado "Torneio de Futebol Descentralizado". O número de equipes aumentou para catorze e os primeiros clubes peruanos no interior do país a ser convidado a jogar na primeira divisão foram: Atlético Grau de Piura, Melgar de Arequipa, Octavio Espinosa de Ica e Alfonso Ugarte de Chiclín, Trujillo.

Temporadas 1966-2010[editar | editar código-fonte]

Os organizadores decidiram que a melhor equipe classificada dos quatro convidados permaneceria na primeira divisão, enquanto os outros três iriam para o segunda divisão. O Universitario foi o vencedor do campeonato, ganhando o direito de ser chamado de "Primeiro Campeão peruano de futebol". Com o novo campeonato nacional, a Copa Peru foi criada para promover clubes no interior do país, juntamente com a Segunda Divisão que promovia equipes de Lima e Callao.

A primeira Copa Peru foi jogada em 1967 (antes do início do Descentralizado) trazendo Alfonso Ugarte e Octavio Espinoza (campeão e vice-campeão) para a categoria superior,[41][42] bem como Juan Aurich de Chiclayo e Melgar que terminaram em terceiro e quarto lugar respectivamente. O Universitario de Deportes foi campeão novamente na segunda edição do Torneio Descentralizado. No entanto, nessa temporada, apenas um clube do interior do país foi rebaixado para a segunda divisão. Em 1969, o torneio sofreu uma pequena alteração no formato. O campeonato foi jogado por catorze equipes, depois de se encontrarem em encontros de ida e volta, eles foram divididos em dois grupos.

No primeiro grupo foram incluídas as seis primeiras equipes das posições lutando pelo título nacional, enquanto no segundo grupo foram os oito clubes restantes para definir as equipes que seriam rebaixadas. Em 1984, o campeonato foi reorganizado dividindo o território peruano em quatro regiões (Norte, Sul, Oriente e Centro), aumentando o número de equipes profissionais para mais de quarenta e quatro em todo o país. No início da temporada, cada região disputava o seu Campeonato Regional. Ao mesmo tempo, o Campeonato Metropolitano foi jogado apenas entre as equipes de Lima e Callao. Ai final, as melhores equipes de cada região e metropolitana jogaram na modalidade de todos contra todos o Campeonato Descentralizado de onde veio o campeão nacional.

Em 1992, o sistema anterior foi eliminado e um único Campeonato Descentralizado foi jogado por dezesseis equipes participantes. No primeiro ano, foram convidados os oito times de Lima e Callao que ocuparam os primeiros lugares no Metropolitano de 1991 (Alianza Lima, Defensor Lima, Deportivo Municipal, Hijos de Yurimaguas, San Agustín, Sport Boys, Sporting Cristal y Universitario de Deportes) e as equipes que ocuparam os primeiros lugares em cada um dos Campeonatos Regionais de 1991 (Alianza Atlético, Carlos A. Mannucci, Cienciano, Colégio Nacional de Iquitos, Melgar, León de Huánuco, Unión Minas e UTC). Este campeonato foi jogado em turno e returno, pontos corridos, todos contra todos, resultando no título da equipe que alcançou mais pontos. O vice-campeão foi definido em uma Liguilla em que participaram as equipes localizadas entre o segundo e sexto lugar do Descentralizado, além do campeão do Torneio Zonal.

Para o Campeonato Descentralizado de 1997, dois torneios foram realizados no ano, o Apertura e o Clausura, e o campeão nacional saiu do confronto entre os campeões de cada torneio. Este formato perdurou até 2008.

Para a temporada de 2009, foi criado um novo sistema. O torneio começou com os dezesseis equipes que se enfrentaram em jogos de ida e volta. Na segunda parte do torneio, as dezesseis equipes foram divididas em dois grupos de oito e foram formadas. Os vencedores de cada grupo enfrentaram o outro na final para definir o campeão nacional.

Temporadas 2010-2018[editar | editar código-fonte]

O Campeonato Descentralizado de 2010 foi realizado em três etapas: no primeiro, as equipes jogaram no modo all-in-one e a equipe que terminou em primeiro se classificou para a Copa Libertadores; Na segunda etapa, eles fizeram isso por meio de duas séries, enquanto no terceiro os vencedores de cada série decidiram o título nacional. As equipes que terminaram no primeiro lugar de cada série foram o Universidad de San Martín e o León de Huánuco que se qualificaram para a fase de grupos da Copa Libertadores de 2011 e disputaram o título nacional em jogos de ida e volta. O Universidad San Martin voltou a consagrar-se campeão. Na mão do treinador Anibal Ruiz, empatou em Huánuco por 1-1 e venceu por 2-1 em Lima. Na temporada de 2011, o torneio foi realizado em duas etapas: na primeira, as equipes jogaram entre si com eliminatórias de ida e volta, o que deu um total de trinta jogos. Na segunda etapa, as duas melhores equipes após as trinta rodadas jogaram o título nacional em uma final com jogos de ida e volta. O Juan Aurich tornou-se o campeão pela primeira vez em sua história, depois de derrotar o Alianza Lima na final. Ele perdeu o primeiro jogo por 2-1 e ganhou por 1-0 em Lima.[43] Uma terceira partida foi jogada para definir o campeão da temporada. Esta partida terminou empatada em 0-0, então o campeonato foi definido nos pênaltis e o Juan Aurich ganhou por 3-1. No Campeonato Descentralizado de 2012, o Sporting Cristal venceu seu 16º título depois de sete anos na fila contra o Real Garcilaso de Cuzco.

Na temporada 2013, o Universitario de Deportes venceu o seu vigésimo sexto título nacional depois de vencer o Real Garcilaso por 5-4 nas pênaltias num terceiro jogo decisivo no Estádio Huancayo. Em 2014, o Sporting Cristal foi o campeão depois de derrotar o Juan Aurich na final jogada na cidade de Trujillo. Em 2015, no ano do seu centenário, o Melgar foi coroado campeão nacional pela segunda vez na sua história após derrotar o Real Garcilaso em um jogo extra jogado em Callao. Duas semanas depois, voltou a bater o time de Cuzco nas semifinais para finalmente vencer o Sporting Cristal no segundo jogo da final, disputado no Estádio Monumental da UNSA. O time arequipenho tornou-se o primeiro time de fora de Lima a dar a volta olímpica em sua cidade natal.

A temporada de 2016 foi a 100ª edição da Liga Peruana e a quinquagésima primeira realizada sob o nome Descentralizado. O campeonato foi uma competição oficial em nível nacional, e participaram os dezesseis clubes que compõem a categoria mais alta. A organização, controle e desenvolvimento do torneio ficou a cargo da Associação Esportiva de Futebol Profissional, sob a supervisão da Federação Peruana de Futebol (FPF). Houve uma tabela de classificação acumulada para todo o ano. O torneio foi dividido em 4 etapas: Apertura, Clausura, Liguillas e Play Offs.[44]

As semifinais do Campeonato Descentralizado de 2016 aconteceram nos dias 30 de novembro e 4 de dezembro em partidas de ida e volta. Os vencedores foram Sporting Cristal e Melgar.[45][46] A primeira mão da final disputada em Arequipa resultou num empate 1-1,[47] no segundo jogo disputado em Lima houve outro empate, desta vez foi 0-0 o que significou o título para o Sporting Cristal pelo golo que marcou em condição de visitante.[48][49][50] As equipes que foram rebaixadas para a segunda divisão foram Universidad Cesar Vallejo e Defensor la Bocana.[51][52] Em 2017 o campeonato sofreu modificações em relação à edição anterior. As Liguillas e os Play-offs com quatro equipas foram eliminados e em vez disso foram disputados 2 torneios curtos, o Torneo Aperutra e o Torneo Clausura; onde os campeões do Apertura e Clausura se classificariam para a Final. O Torneo Apertura, que foi disputado no formato todos contra todos, começou em 26 de maio e terminou em 13 de agosto.

O Alianza Lima sagrou-se campeão do Torneo Apertura em meio a uma polêmica,[53][54][55] classificando-se assim para a Final do Campeonato e para a Fase de Grupos da Copa Libertadores 2018.[56][57][58] O Torneo Clausura começou no dia 18 de agosto e terminou no dia 3 de dezembro. O Alianza Lima sagrou-se campeão e desta forma, tendo vencido também o Apertura, sagrou-se imediatamente campeão nacional.[59][60] O Real Garcilaso foi vice-campeão e assim se classificou para a fase de grupos da Copa Libertadores 2018.[61] Além disso, Juan Aurich e Alianza Atlético foram rebaixados ao terminar na décima quinta e décima sexta posições, respectivamente.[62][63]

Em 2018 o campeão foi o Sporting Cristal, que conquistou o 19º título ao vencer o Alianza Lima na final: 4 a 1 no primeiro jogo e 3 a 0 no segundo. Foi também a estreia do Deportivo Binacional na Primeira Divisão e o regresso do Sport Boys depois de passar 5 anos na Segunda Divisão. Nesta edição, o jogador do Sporting Cristal, Emanuel Herrera, quebrou o recorde de Eduardo Esidio de mais gols em uma única temporada com 40 gols, mais 3 que o brasileiro.[64][65]

Equipes participantes de 2023[editar | editar código-fonte]

As equipes participantes da temporada 2023 são 19, a maioria são de Lima.

Equipe Cidade Fundação Estádio Capacidade
Academia Cantolao Callao 14 de abril de 1981 Miguel Grau 25 000
Asociación Deportiva Tarma Tarma 18 de junho de 1929 Estádio Huancayo 17 000
Alianza Atlético Sullana 18 de janeiro de 1920 Campeones del 36 12 000
Alianza Lima Lima 15 de fevereiro de 1901 Alejandro Villanueva 33 000
Atlético Grau Piúra 5 de junho de 1919 Municipal de Bernal 7 000
Binacional Juliaca 18 de dezembro de 2010 Guillermo Briceño Rosamedina 20 030
Carlos Mannucci Trujillo 16 de novembro de 1959 Mansiche 27 000
Cienciano Cuzco 8 de julho de 1901 Estádio Inca Garcilaso de la Vega 42 056
Cusco FC Cuzco 16 de julho de 2009 Estádio Inca Garcilaso de la Vega 42 056
Deportivo Municipal Lima 27 de julho de 1935 Iván Elías Moreno 13 773
Melgar Arequipa 25 de março de 1915 Estádio Monumental da UNSA 60 000
Sport Boys Callao 28 de julho de 1927 Miguel Grau 17 785
Sport Huancayo Huancayo 7 de fevereiro de 2007 Estádio Huancayo 17 000
Sporting Cristal Lima 13 de dezembro de 1955 Alberto Gallardo 11 600
Universidad César Vallejo Trujillo 6 de janeiro de 1996 Mansiche 27 000
Unión Comercio Tarapoto 31 de janeiro de 2002 Estadio Municipal Carlos Vidaurre García 7 000
UTC Cajamarca 14 de julho de 1964 Estádio Héroes de San Ramón 25 000
Universitario de Deportes Lima 7 de agosto de 1924 Estádio Monumental "U" 80 093

Clubes participantes por ano[editar | editar código-fonte]

1912-1919[editar | editar código-fonte]

Ano Club Cidade
1912 Lima Cricket FBC Lima
Association F.C. Lima
Miraflores S.C. Lima
Jorge Chávez Lima
Escuela Militar Lima
Sport Alianza Lima
Sport Inca Lima
Sport Vitarte Lima
1913 Lima Cricket FBC Lima
Association F.C. Lima
José Gálvez Lima
Jorge Chávez Lima
Unión Miraflores Lima
Sport Alianza Lima
Sport Inca Lima
Atlético Grau No.1 Lima
1914 Lima Cricket FBC Lima
Atlético Peruano Lima
José Gálvez Lima
Jorge Chávez Lima
Sporting Fry Lima
Sport Alianza Lima
Sport Inca Lima
Atlético Grau No.1 Lima
1915 Atlético Peruano Lima
Jorge Chávez N.º 2 Callao
Sport Alianza Lima
Sport Inca Lima
Sport José Gálvez Lima
Sporting Fry Lima
Unión Miraflores Lima
1916 Atlético Peruano Lima
Jorge Chávez Lima
Jorge Chávez N.º 2 Callao
Juan Bielovucic Lima
Sport Alianza Lima
Sport Inca Lima
Sport José Gálvez Lima
Sport Tacna Nº 1 Lima
Unión Miraflores Lima
1917 Alianza Chorrillos Lima
Atlético Peruano Lima
Escuela de Artes Lima
Fraternal Barranco Lima
Jorge Chávez Lima
Jorge Chávez N.º 2 Callao
Juan Bielovucic Lima
Sport Alianza Lima
Sport Inca Lima
Sport José Gálvez Lima
Sportivo Tarapacá Lima
Unión Miraflores Lima
Unión Perú Lima
1918 Sport Alianza Lima
Jorge Chávez N.º 2 Callao
Sportivo Tarapacá Lima
Alianza Chorrillos Lima
Fraternal Barranco Lima
Sport Progreso Lima
Sport Inca Lima
Atlético Peruano Lima
Sportivo Lima Lima
Unión Perú Lima
Sport Vitarte Lima
Jorge Chávez Lima
Association Alianza Lima
Juan Bielovucic Lima
1919 Saenz Peña Lima
Sport Alianza Lima
Juan Bielovucic Lima
Sport Vitarte Lima
Atlético Peruano Lima
Sport Progreso Lima
Sport Inca Lima
Jorge Chávez N.º 2 Callao
Sport José Gálvez Lima
Sport Huáscar Lima
Association Alianza Lima
Jorge Chávez Lima
Sport Calavera Lima
Alianza Chorrillos Lima

1920-1929[editar | editar código-fonte]

Ano Club
1920 Sport Alianza
Sport Inca
Sport Progreso
Jorge Chávez N.º 2
Sport José Gálvez
Jorge Chávez
Sport Huáscar
Association Alianza
Saenz Peña
1921 Sport Progreso
Jorge Chávez N.º 2
Sport Alianza
Sport Inca
Jorge Chávez
Sport José Gálvez
Juan Bielovucic
Saenz Peña
Sport Huáscar
Unión Barranco
Association Alianza
1926 Atlético Chalaco
Circolo Sportivo Italiano
Deportivo Nacional
Jorge Chávez N.º 2
Club Jorge Washington
Sport Alianza
Sport José Gálvez
Sport Progreso
Sportivo Tarapacá
Teniente Ruiz
Unión Buenos Aires
1927 Association Alianza
Atlético Chalaco
Ciclista Lima
Circolo Sportivo Italiano
Alianza Lima
Sport Progreso
Sportivo Tarapacá
Unión Buenos Aires
1928 Alberto Secada
Alianza Callao
Alianza Chorrillos
Alianza Lima
Association Alianza
Atlético Chalaco
Ciclista Lima
Circolo Sportivo Italiano
Universitario de Deportes
Jorge Chávez
Club Jorge Washington
Sport José Olaya
Lawn Tennis de la Exposición
Sport Progreso
Sportivo Unión
Sportivo Tarapacá
Unión Buenos Aires
Unión Fútbol Club
Unión Santa Catalina
1929 Alianza Chorrillos
Alianza Lima
Atlético Chalaco
Ciclista Lima
Circolo Sportivo Italiano
Universitario de Deportes
Hidroaviación
Jorge Chávez
Sport Progreso
Sporting Tabaco
Sportivo Unión
Sportivo Tarapacá
Unión Buenos Aires

1930-1939[editar | editar código-fonte]

Ano Club
1930 Alianza Lima
Atlético Chalaco
Ciclista Lima
Circolo Sportivo Italiano
Universitario de Deportes
Hidroaviación
Lawn Tennis
Sport Progreso
Sporting Tabaco
Sportivo Tarapacá
Sportivo Unión
Unión Buenos Aires
1931 Alianza Frigorífico
Alianza Lima
Atlético Chalaco
Ciclista Lima
Circolo Sportivo Italiano
Universitario de Deportes
Hidroaviación
Lawn Tennis
Sporting Tabaco
Sportivo Unión
Sportivo Tarapacá
Unión Buenos Aires
1932 Alianza Lima
Ciclista Lima
Circolo Sportivo Italiano
Universitario de Deportes
Sport Progreso
Sporting Tabaco
Sportivo Unión
Sportivo Tarapacá
1933 Alianza Lima
Ciclista Lima
Circolo Sportivo Italiano
Sport Boys
Sport Progreso
Sporting Tabaco
Sportivo Unión
Sportivo Tarapacá
Universitario de Deportes
Mariscal Sucre
1934 Alianza Lima
Ciclista Lima
Circolo Sportivo Italiano
Sport Boys
Sporting Tabaco
Sportivo Tarapacá
Mariscal Sucre
Universitario de Deportes
Unión Carbone
1935 Alianza Lima
Sport Boys
Sportivo Tarapacá
Mariscal Sucre
Universitario de Deportes
1936 Não disputado
1937 Alianza Lima
Atlético Chalaco
Deportivo Municipal
Sport Boys
Sportivo Melgar
Sporting Tabaco
Sportivo Tarapacá
Mariscal Sucre
Telmo Carbajo
Universitario de Deportes
1938 Alianza Lima
Atlético Chalaco
Ciclista Lima
Deportivo Municipal
Progresista Apurimac
Sport Boys
Sporting Tabaco
Mariscal Sucre
Universitario de Deportes
1939 Atlético Chalaco
Atlético Cordoba
Ciclista Lima
Deportivo Municipal
Sport Boys
Sporting Tabaco
Mariscal Sucre
Universitario de Deportes

1940-1949[editar | editar código-fonte]

Ano Club
1940 Alianza Lima
Atlético Chalaco
Ciclista Lima
Deportivo Municipal
Sport Boys
Sporting Tabaco
Mariscal Sucre
Universitario de Deportes
1941 Alianza Lima
Atlético Chalaco
Deportivo Municipal
Sport Boys
Sporting Tabaco
Mariscal Sucre
Telmo Carbajo
Universitario de Deportes
1942 Alianza Lima
Atlético Chalaco
Centro Iqueño
Deportivo Municipal
Santiago Barranco
Sport Boys
Sporting Tabaco
Mariscal Sucre
Telmo Carbajo
Universitario de Deportes
1943 Alianza Lima
Atlético Chalaco
Centro Iqueño
Deportivo Municipal
Sport Boys
Sporting Tabaco
Mariscal Sucre
Universitario de Deportes
1944 Alianza Lima
Atlético Chalaco
Centro Iqueño
Deportivo Municipal
Sport Boys
Sporting Tabaco
Mariscal Sucre
Universitario de Deportes
1945 Alianza Lima
Atlético Chalaco
Centro Iqueño
Deportivo Municipal
Sport Boys
Sporting Tabaco
Mariscal Sucre
Universitario de Deportes
1946 Alianza Lima
Atlético Chalaco
Centro Iqueño
Deportivo Municipal
Sport Boys
Sporting Tabaco
Mariscal Sucre
Universitario de Deportes
1947 Alianza Lima
Atlético Chalaco
Ciclista Lima
Deportivo Municipal
Sport Boys
Sporting Tabaco
Mariscal Sucre
Universitario de Deportes
1948 Alianza Lima
Atlético Chalaco
Ciclista Lima
Deportivo Municipal
Jorge Chávez
Sport Boys
Sporting Tabaco
Mariscal Sucre
Universitario de Deportes
1949 Alianza Lima
Atlético Chalaco
Centro Iqueño
Deportivo Municipal
Sport Boys
Sporting Tabaco
Mariscal Sucre
Universitario de Deportes

Estádios[editar | editar código-fonte]

Campeões[editar | editar código-fonte]

1912-1996
Ano Campeão Vice-Campeão
1912 Lima Cricket FBC (1)[82][83] Ciclista Lima Association
1913 Club Jorge Chávez (1)[84] Lima Cricket FBC
1914 Lima Cricket FBC (2)[85] Club Jorge Chávez
1915 Sport José Gálvez (1)[86] Atlético Peruano
1916 Sport José Gálvez (2)[87] Club Jorge Chávez
1917 Sport Juan Bielovucic (1)[88] Unión Miraflores
1918 Sport Alianza (1)[89][90][91] Jorge Chávez (Callao)
1919 Sport Alianza (2)[92][93] Saenz Peña
1920 Sport Inca (1)[94] Sport Progreso
1921 Sport Progreso (1)[95] Jorge Chávez (Callao)
1926 Sport Progreso (2)[96] Sport Tarapaca [96]
1927 Sport Alianza (3)[97][98][99] Unión Buenos Aires [97]
1928 Alianza Lima (4)[100][101][102] Universitario de Deportes [100]
1929 Universitario de Deportes (1)[103][104][105] Circolo Sportivo Italiano [103]
1930 Atlético Chalaco (1)[106][107][108] Alianza Lima [106]
1931 Alianza Lima (5)[109][110] Club Sporting Cristal|Sporting Tabaco [109]
1932 Alianza Lima (6)[111][112] Universitario de Deportes
1933 Alianza Lima (7)[113][114][115] Universitario de Deportes
1934 Universitario de Deportes (2)[116][117][118] Alianza Lima
1935 Sport Boys (1)[119][120][121] Alianza Lima
1936 Não disputado
1937 Sport Boys (2)[122][123][124] Alianza Lima
1938 Deportivo Municipal (1)[125][126][127] Sport Boys
1939 Universitario de Deportes (3)[128][129][130] Mariscal Sucre
1940 Deportivo Municipal (2)[131][132][133] Universitario de Deportes
1941 Universitario de Deportes (4)[134][135][136] Deportivo Municipal
1942 Sport Boys (3)[137][138] Deportivo Municipal
1943 Deportivo Municipal (3)[139][140] Alianza Lima
1944 Mariscal Sucre (1)[141][142] Deportivo Municipal
1945 Universitario de Deportes (5)[143][144] Deportivo Municipal
1946 Universitario de Deportes (6)[145][146] Deportivo Municipal
1947 Atlético Chalaco (2)[147][148] Deportivo Municipal
1948 Alianza Lima (8)[149][150] Atlético Chalaco
1949 Universitario de Deportes (7)[151][152] Mariscal Sucre
1950 Deportivo Municipal (3)[153][154] Sport Boys
1951 Sport Boys (4)[155][156] Deportivo Municipal
1952 Alianza Lima (9)[157][158] Sport Boys
1953 Mariscal Sucre (2)[159][160] Alianza Lima
1954 Alianza Lima (10)[161][162] Club Sporting Cristal|Sporting Tabaco
1955 Alianza Lima (11)[163][164] Universitario de Deportes
1956 Sporting Cristal (1)[165][166] Alianza Lima
1957 Centro Iqueño (1)[167][168] Atlético Chalaco
1958 Sport Boys (5)[169][170] Atlético Chalaco
1959 Universitario de Deportes (8)[171][172] Sport Boys
1960 Universitario de Deportes (9)[173][174] Sport Boys
1961 Sporting Cristal (2)[175][176] Alianza Lima
1962 Alianza Lima (12)[177][178] Sporting Cristal
1963 Alianza Lima (13)[179][180] Sporting Cristal
1964 Universitario de Deportes (10)[181][182] Alianza Lima
1965 Alianza Lima (14)[183][184] Universitario de Deportes
1966 Universitario de Deportes (11)[185][186] Sport Boys
1967 Universitario de Deportes (12)[187][188] Sporting Cristal
1968 Sporting Cristal (3)[189][190] Juan Aurich[191][192]
1969 Universitario de Deportes (13)[193][194] Defensor Arica
1970 Sporting Cristal (4)[195][196] Universitario de Deportes
1971 Universitario de Deportes (14)[197][198] Alianza Lima
1972 Sporting Cristal (5)[199][200] Universitario de Deportes
1973 Defensor Lima (1)[201][202] Sporting Cristal
1974 Universitario de Deportes (15)[203][204] Unión Huaral
1975 Alianza Lima (15)[205][206] Alfonso Ugarte [207]
1976 Unión Huaral (1)[208][209] Sport Boys
1977 Alianza Lima (16)[210][211] Sporting Cristal
1978 Alianza Lima (17)[212][213] Universitario de Deportes
1979 Sporting Cristal (6)[214][215] Atlético Chalaco
1980 Sporting Cristal (7)[216][217] Atlético Torino[218][219]
1981 FBC Melgar (1)[220][221] Deportivo Municipal
1982 Universitario de Deportes (16)[222][223] Alianza Lima
1983 Sporting Cristal (8)[224][225] FBC Melgar
1984 Sport Boys (6)[226][227] Universitario de Deportes
1985 Universitario de Deportes (17)[228][229] Universidad Técnica de Cajamarca [230]
1986 Deportivo San Agustín (1)[231][232] Alianza Lima
1987 Universitario de Deportes (18)[233][234] Alianza Lima
1988 Sporting Cristal (9)[235][236] Universitario de Deportes
1989 Unión Huaral (2)[237] Sporting Cristal
1990 Universitario de Deportes (19)[238] Sport Boys
1991 Sporting Cristal (10)[239] Sport Boys
1992 Universitario de Deportes (20)[240][241] Sporting Cristal
1993 Universitario de Deportes (21)[242][243] Alianza Lima
1994 Sporting Cristal (11)[244][245] Alianza Lima
1995 Sporting Cristal (12)[246][247] Universitario de Deportes
1996 Sporting Cristal (13)[248][249] Alianza Lima
1997-2008
Ano Campeão Vice-Campeão Finais Campeão Apertura Campeão Clausura
1997 Alianza Lima (18)[250][251] Sporting Cristal Sem finais Alianza Lima Alianza Lima
1998 Universitario de Deportes (22)[252][253] Sporting Cristal 2-1 et 1-2
(4 pen. à 2)
Universitario de Deportes Sporting Cristal
1999 Universitario de Deportes (23)[254][255] Alianza Lima 3-0 et 0-1 Universitario de Deportes Alianza Lima
2000 Universitario de Deportes (24)[256][257] Sporting Cristal Sem finais Universitario de Deportes Universitario de Deportes
2001 Alianza Lima (19)[258][259][260] Cienciano 3-2 et 0-1
(4 pen. à 2)
Alianza Lima Cienciano [261]
2002 Sporting Cristal (14)[262][263] Universitario de Deportes Sem finais Universitario de Deportes Sporting Cristal
2003 Alianza Lima (20)[264][265] Sporting Cristal 3-1 Sporting Cristal Alianza Lima
2004 Alianza Lima (21)[266][267] Sporting Cristal 0-0
(5 pen à 4)
Alianza Lima Sporting Cristal
2005 Sporting Cristal (15)[268][269] Cienciano 1-0 Cienciano [270][271] Sporting Cristal
2006 Alianza Lima (22)[272][273] Cienciano 0-1 et 3-1 Alianza Lima[274][275] Cienciano [276]
2007 Universidad San Martín (1)[277][278] Coronel Bolognesi Sem finais Universidad San Martín Coronel Bolognesi
2008 Universidad San Martín (2)[279][280] Universitario de Deportes Sem finais Universitario de Deportes Universidad San Martín
2009-2013
Ano Campeão Vice-Campeão Finais
2009 Universitario de Deportes (25)[281][282] Alianza Lima 1-0 et 1-0
2010 Universidad San Martín (3)[283][284] León de Huánuco[285][286] 1-1 et 2-1
2011 Juan Aurich (1)[287][288] Alianza Lima 1-2, 1-0 et 0-0 aux pen
2012 Sporting Cristal (16)[289][290] Real Garcilaso 1-0 et 1-0
2013 Universitario de Deportes (26)[291][292] Real Garcilaso 2-3, 3-0 et 1-1 aux pen
2014-2022
Ano Campeão Vice-Campeão Finais Campeão Apertura Campeão Clausura
2014 Sporting Cristal (17)[293] Juan Aurich 2-2, 0-0 et 3-2 a.p. Juan Aurich Sporting Cristal
2015 Melgar (2)[294] Sporting Cristal 2-2, 3-2 Sporting Cristal Melgar
2016 Sporting Cristal (18)[295] Melgar 1-1, 0-0 Universitario de Deportes Sporting Cristal
2017 Alianza Lima (23)[296] Real Garcilaso 2-1, 2-0 Alianza Lima[56][57][58] Alianza Lima
2018 Sporting Cristal (19)[297] Alianza Lima 4-1, 3-0 Sporting Cristal Melgar
2019 Binacional (1)[298] Alianza Lima 4-1,

0-2

Binacional Alianza Lima
2020 Sporting Cristal (20)[299] Universitario 2-1,

1-1

Universitario Sporting Cristal
2021 Alianza Lima (24) Sporting Cristal 1-0, 0-0 Sporting Cristal Alianza Lima
2022 Alianza Lima (25)[300] Melgar 0-1, 2-0 Melgar Alianza Lima
2023 Universitario (27) Alianza Lima 1-1, 2-0 Alianza Lima Predefinição:Futebol Universitario

* Campeão como Federación Universitaria de Fútbol, nome que perdurou até 1932.
** Campeão como Sport Alianza, nome que perdurou até 1927.

Títulos por equipe[editar | editar código-fonte]

Equipe Títulos Títulos Conquistados
Liga de Lima
(1912-1921)
Era Amadora
Lima & Callao (1926-1950)
Era Profesional
Lima & Callao (1951 - 1965)
Descentralizado (1966-Atualidade)
Universitario de Deportes 27 1929, 1934, 1939, 1941, 1945, 1946, 1949 1959, 1960, 1964, 1966, 1967, 1969, 1971, 1974, 1982, 1985, 1987, 1990, 1992, 1993, 1998, 1999, 2000, 2009, 2013, 2023
Alianza Lima 25 1918, 1919 1927, 1928, 1931, 1932, 1933, 1948 1952, 1954, 1955, 1962, 1963, 1965, 1975, 1977, 1978, 1997, 2001, 2003, 2004, 2006, 2017, 2021, 2022
Sporting Cristal 20 1956, 1961, 1968, 1970, 1972, 1979, 1980, 1983, 1988, 1991, 1994, 1995, 1996, 2002, 2005, 2012, 2014, 2016, 2018, 2020
Sport Boys 6 1935, 1937, 1942 1951, 1958, 1984
Deportivo Municipal 4 1938, 1940, 1943, 1950
Universidad San Martín 3 2007, 2008, 2010
F. B. C. Melgar 2 1981, 2015
Unión Huaral 2 1976, 1989
Sucre F. B. C. 2 1944 1953
Atlético Chalaco 2 1930, 1947
Sport Progreso 2 1921 1926
Sport José Gálvez 2 1915, 1916
Lima Cricket F. B. C. 2 1912, 1914
Binacional
1
2019
Juan Aurich 1 2011
Deportivo San Agustín 1 1986
Defensor Lima 1 1973
Centro Iqueño 1 1957
Sport Inca 1 1920
Sport Juan Bielovucic 1 1917
Jorge Chávez Nr. 1 1 1913

Títulos por região[editar | editar código-fonte]

A região de Lima é a que mais títulos conquistou desde a fundação do torneio, um total de 94. Callao com 8 títulos está em segundo lugar, o último título conquistado por um clube desta região foi em 1984. Arequipa, com os 2 títulos conquistados por Melgar, está na terceira posição, enquanto Lambayeque e Puno têm um título.

Vale destacar que no início o campeonato era disputado apenas com times de Lima. Desde 1966 as equipes de outras regiões do Peru podem participar do campeonato.

Região Títulos Equipes
Lima 95 Universitario (27), Alianza Lima (25), Sporting Cristal (20), Deportivo Municipal (4), Universidad San Martin (3), Sport José Gálvez (2), Lima Cricket (2), Mariscal Sucre (2), Sport Progreso (2), Unión Huaral (2), Centro Iqueño (1), Deportivo San Agustín (1), Defensor Lima (1), Jorge Chávez Nr. 1 (1), Sport Inca (1), Sport Juan Bielovucic (1)
Callao 8 Sport Boys (6), Atlético Chalaco (2)
Arequipa 2 Melgar
Lambayeque 1 Juan Aurich
Puno 1 Binacional

Artilharia[editar | editar código-fonte]

Por ano[editar | editar código-fonte]

1928-2022
Ano Nome Equipe Gols
1928 Alejandro Villanueva [301] Alianza Lima 3
1929 Carlos Cillóniz Universitario de Deportes[103] 8
1930 Manuel Puente Atlético Chalaco[106] 3
1931 Alejandro Villanueva Alianza Lima[302][303][304] 16
1932 Teodoro Fernández Universitario de Deportes[305] 11
1933 Teodoro Fernández Universitario de Deportes[113] 9
1934 Teodoro Fernández Universitario de Deportes[116] 9
1935 Jorge Alcalde Sport Boys[119] 5
1936 Não disputado
1937 Juan Flores Sport Boys[122] 10
1938 Jorge Alcalde Sport Boys[125] 8
1939 Teodoro Fernández Universitario de Deportes[128] 15
1940 Teodoro Fernández Universitario de Deportes[131] 15
1941 Jorge Cabrejos Deportivo Municipal 13
1942 Teodoro Fernández Universitario de Deportes 11
1943 Germán Cerro Universitario de Deportes 9
1944 Victor Espinoza Universitario de Deportes 16
1945 Teodoro Fernández Universitario de Deportes 16
1946 Valeriano López Sport Boys 22
1947 Valeriano López Sport Boys 20
1948 Valeriano López Sport Boys 20
1949 Emilio Salinas Alianza Lima 18
1950 Alberto Terry Universitario de Deportes 16
1951 Valeriano López Sport Boys 31
1952 Emilio Salinas Alianza Lima 22
1953 Gualberto Bianco Atlético Chalaco 17
1954 Vicente Villanueva Club Sporting Cristal|Sporting Tabaco 14
1955 Máximo Mosquera Alianza Lima 11
1956 Daniel Ruiz Universitario de Deportes 16
1957 Daniel Ruiz Universitario de Deportes 20
1958 Juan Joya Alianza Lima 17
1959 Daniel Ruiz Universitario de Deportes 28
1960 Fernando Olaechea Centro Iqueño 18
1961 Alberto Gallardo Sporting Cristal 18
1962 Alberto Gallardo Sporting Cristal 22
1963 Pedro Pablo León Alianza Lima 13
1964 Ángel Uribe Universitario de Deportes 15
1965 Carlos Urrunaga Defensor Lima 16
1966 Teófilo Cubillas Alianza Lima 19
1967 Pedro Pablo León Alianza Lima 14
1968 Oswaldo Ramírez Sport Boys 26
1969 Jaime Mosquera Deportivo Municipal 15
1970 Teófilo Cubillas Alianza Lima 22
1971 Manuel Mellán Deportivo Municipal 25
1972 Francisco Gonzales Defensor Lima 20
1973 Francisco Gonzales Defensor Lima 25
1974 Pablo Muchotrigo Cienciano 32
1975 José Leyva Alfonso Ugarte 25
1976 Alejandro Luces Unión Huaral 17
1977 Freddy Ravello Alianza Lima 21
1978 Juan José Oré Universitario de Deportes 19
1979 José Leyva Alfonso Ugarte 28
1980 Oswaldo Ramírez Sporting Cristal 18
1981 José Carranza Alianza Lima 15
1982 Percy Rojas Universitario de Deportes 19
1983 Juan Caballero Sporting Cristal 29
1984 Jaime Drago Universitario de Deportes 13
1985 Genaro Neyra FBC Melgar 22
1986 Juvenal Briceño FBC Melgar 16
1987 Fidel Suárez Universitario de Deportes 20
1988 Alberto Mora Octavio Espinoza 15
1989 Carlos Delgado Carlos A. Mannucci 14
1990 Cláudio Adão Sport Boys 31
1991 Horacio Baldessari Sporting Cristal 25
1992 Marquinho Sport Boys 18
1993 Waldir Sáenz Alianza Lima 31
1994 Flavio Maestri Sporting Cristal 25
1995 Julinho Sporting Cristal 23
1996 Waldir Sáenz Alianza Lima 19
1997 Ricardo Zegarra Alianza Atletico 17
1998 Nílson Esídio Sporting Cristal 25
1999 Ysrael Zúñiga FBC Melgar 32
2000 Eduardo Esidio Universitario de Deportes 37
2001 Jorge Ramirez Deportivo Wanka 21
2002 Luis Artime Melgar 24
2003 Luis Alberto Bonnet Sporting Cristal 20
2004 Gabriel Garcia Melgar 35
2005 Miguel Mostto Cienciano 18
2006 Miguel Mostto Cienciano 22
2007 Johan Fano Universitario de Deportes 19
2008 Miguel Ximenez Sporting Cristal 32
2009 Richard Estigarribia Total Chalaco 23
2010 Heber Arriola Universidad San Martín 24
2011 Luis Tejada Juan Aurich 17
2012 Andy Pando Real Garcilaso 27
2013 Raúl Ruidiaz
Víctor Rossell
Universitario de Deportes

Unión Comercio

21
2014 Santiago Silva Universidad San Martín 23
2015 Lionard Pajoy Unión Comercio 24
2016 Robinson Aponza Alianza Atlético 30
2017 Cristian Bogado Unión Comercio 17
2018 Emanuel Herrera Sporting Cristal 40
2019 Bernardo Cuesta Melgar 27
2020 Emanuel Herrera Sporting Cristal 20
2021 Luis Iberico

Felipe Rodríguez

Melgar

Carlos Manucci

12
2022 Luis Benites Sport Huancayo 19

Por equipe[editar | editar código-fonte]

Ao longo da história, os jogadores do Club Universitario marcaram mais gols em uma temporada. Das 105 edições disputadas, 23 foram aquelas em que um jogador de Universitario acabou sendo o artilheiro do campeonato.

Equipe Anos
Universitario de Deportes 23 (1929, 1932, 1933, 1934, 1939, 1940, 1942, 1943, 1944, 1945, 1950, 1956, 1957, 1959, 1964, 1978, 1982, 1984, 1987, 1996, 2000, 2007, 2013).
Alianza Lima 14 (1928, 1931, 1949, 1952, 1955, 1958, 1963, 1966, 1967, 1970, 1977, 1981, 1993, 1996).
Sporting Cristal 13 (1961, 1962, 1980, 1983, 1991, 1994, 1995, 1998, 2003, 2008, 2017, 2018, 2020).
Sport Boys 9 (1935, 1938, 1946, 1947, 1948, 1951, 1968, 1990, 1992).
Melgar 7 (1985, 1986, 1999, 2002, 2004, 2019, 2021).
Deportivo Municipal 3 (1941, 1969, 1971).
Defensor Lima 3 (1965, 1972, 1973).
Cienciano 3 (1974, 2005, 2006).
Atlético Chalaco 2 (1930, 1953).
Alfonso Ugarte 2 (1975, 1979).
Alianza Atlético 2 (1997, 2016).
San Martín 2 (2010, 2014).
Unión Comercio 2 (2013, 2015).
Carlos Manucci 2 (1989, 2021).

Maiores artilheiros[editar | editar código-fonte]

Rank País Nome Ano Gols
1 ArgentinaPeru Sergio Ibarra[306] 1993–2014 274[307][308]
2 Peru Oswaldo Ramírez[309] 1966–1982 190[310][311]
3 Peru Waldir Sáenz[312] 1991–2009 178[313][314]
4 Peru Jorge Soto[315] 1990–2008 176[316][317]
5 Peru Ysrael Zúñiga 1999–2018 159
6 Peru Emilio Salinas 1948–1962 159
7 Peru Teodoro Fernández 1930–1953 156
8 Peru Teófilo Cubillas 1966–1988 152
9 Peru Valeriano López 1945–1960 150
10 Peru Alberto Gallardo 1959–1978 150

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «fpf liga 1» 
  2. «23 de Agosto - Fundación de la Federación Peruana de Fútbol» [23 de agosto - Fundação da Federação Peruana de Futebol]. DePeru.com (em espanhol). Consultado em 28 de março de 2022. Cópia arquivada em 8 de outubro de 2022 
  3. «Primera División 1912 :: futbolperu». futbolperu5.webnode.es. Consultado em 16 de maio de 2022. Cópia arquivada em 25 de maio de 2022 
  4. Benedetti, Eliezer (17 de março de 2022). «Liga 1: los clubes que dominaron el fútbol peruano en cada década desde el año 1912» [Liga 1: os clubes que dominaram o futebol peruano em cada década desde 1912]. El Comercio Perú (em espanhol). Consultado em 16 de maio de 2022. Cópia arquivada em 12 de abril de 2022 
  5. Cruz, Christian (18 de janeiro de 2022). «Aniversario de Lima: el Association, el primer club de Foot Ball, en la ciudad donde creció el fútbol». El Comercio Perú (em espanhol). Consultado em 16 de maio de 2022. Cópia arquivada em 31 de julho de 2022 
  6. «Fútbol Peruano: Torneo Peruano, Campeones Año por Año». www.sobrefutbol.com. Consultado em 4 de abril de 2022 
  7. «Fútbol Peruano: Torneo Peruano, Títulos por Equipo». www.sobrefutbol.com. Consultado em 4 de abril de 2022 
  8. Paredes, Jorge (10 de junho de 2018). «Los orígenes del fútbol en el Perú» [As origens do futebol no Peru]. El Comercio Perú (em espanhol). Consultado em 16 de maio de 2022. Cópia arquivada em 18 de junho de 2022 
  9. Portella, Pahuacho; Roberto, Alonso (março de 2018). «Aproximación a los estudios sobre fútbol peruano y comunicación: prensa escrita, radio y televisión». Revista de Comunicación (1): 114–132. ISSN 1684-0933. Consultado em 16 de maio de 2022 
  10. Alvarez, Gerardo. «La difusión del fútbol en Lima (1899-1922)» [A difusão do futebol em Lima (1899-1922)]. www.el-area.com. Consultado em 16 de maio de 2022. Cópia arquivada em 17 de dezembro de 2007 
  11. Orrego, Juan (19 de outubro de 2008). «La historia del fútbol en el Perú: el Callao» (em espanhol). Consultado em 16 de maio de 2022. Cópia arquivada em 7 de março de 2022 
  12. «La historia confirma que la 'chalaca' nació en el Perú». RPP (em espanhol). 4 de abril de 2018. Consultado em 16 de maio de 2022. Cópia arquivada em 5 de agosto de 2022 
  13. «La apasionante Historia del Fútbol en el Perú». carpetapedagogica.com. Consultado em 16 de maio de 2022. Cópia arquivada em 2 de março de 2022 
  14. Orrego, Juan. «La historia del fútbol en el Perú» (em espanhol). Consultado em 16 de maio de 2022. Cópia arquivada em 16 de março de 2022 
  15. «Lima Cricket & Football Club». Lima Cricket & Football Club (em inglês). Consultado em 16 de maio de 2022 
  16. «Nosotros». Lima Cricket & Football Club (em inglês). Consultado em 16 de maio de 2022 
  17. Gando, Roberto (28 de fevereiro de 2014). «Ciclista Lima: Viejo pero rueda». dechalaca.com. Consultado em 16 de maio de 2022 
  18. «22 de Diciembre - Fundación del club Ciclista Lima». DePeru.com (em espanhol). Consultado em 16 de maio de 2022 
  19. «¿Cuándo se produjo la Fundación del club Ciclista Lima, decano del fútbol peruano?». www.cuando.org.es. Consultado em 16 de maio de 2022 
  20. «Ciclista Lima Association». www.ceroacero.es (em espanhol). Consultado em 16 de maio de 2022 
  21. «Cienciano conmemora sus 120 años de historia y tradición deportiva». andina.pe (em espanhol). 7 de julho de 2021. Consultado em 16 de maio de 2022 
  22. «Cienciano y River Plate se enfrentan en el 'Showmatch' 1901». Depor (em espanhol). 28 de maio de 2020. Consultado em 16 de maio de 2022 
  23. «Cienciano conmemora 120 años de historia y tradición deportiva». Reporte Obligado | el periodico digital de la UNSAAC (em espanhol). Consultado em 16 de maio de 2022 
  24. Castro, Roberto. «Universitario también es del Cusco». dechalaca.com. Consultado em 16 de maio de 2022 
  25. «Centenario historia de "Victoria" | OPINION». Correo (em espanhol). 3 de fevereiro de 2006. Consultado em 17 de maio de 2022 
  26. «El primer equipo arequipeño de fútbol celebra un año más de fundación» [Primeiro time de futebol de Arequipa comemora mais um ano de fundação]. Periodistas haciendo su trabajo (em espanhol). 6 de fevereiro de 2021. Consultado em 17 de maio de 2022 
  27. «Clubes centenarios del fútbol arequipeño | Mi Querida Arequipa» (em espanhol). Consultado em 17 de maio de 2022 
  28. «Ídolos del fútbol arequipeño se reencuentran en el estadio Melgar -». Tomenota (em espanhol). 16 de abril de 2022. Consultado em 17 de maio de 2022 
  29. Belapatiño, Axel (12 de abril de 2020). «¿Cuál es el club peruano más antiguo en la historia?». Futbolperuano.com (em espanhol). Consultado em 29 de junho de 2022 
  30. Castro, Roberto. «El génesis». dechalaca.com. Consultado em 17 de maio de 2022 
  31. «LOS PRIMEROS TÍTULOS (1912-1925)». El Blog Íntimo. Consultado em 17 de maio de 2022 
  32. «El Partido del Fin: Con bastones y sombreros - De Chalaca Copa Peru | Toda la cobertura del futbol de la Copa Peru». dechalaca.com. Consultado em 17 de maio de 2022 
  33. «Federación Peruana de Fútbol: se cumplen 95 años de su fundación». Depor (em espanhol). 23 de agosto de 2017. Consultado em 11 de junho de 2022 
  34. «23 de Agosto - Fundación de la Federación Peruana de Fútbol». DePeru.com (em espanhol). Consultado em 17 de junho de 2022 
  35. «Fútbol - Sport Progreso (Perú) : palmarés, resultados e identidad». www.los-deportes.info. Consultado em 29 de junho de 2022 
  36. «Campeonato Peruano 1930 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 1 de julho de 2022 
  37. «Liga 1: los clubes que dominaron el fútbol peruano en cada década desde el año 1912». El Comercio Perú (em espanhol). 17 de março de 2022. Consultado em 11 de junho de 2022 
  38. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 1 de julho de 2022 
  39. «Campaña 1936 - Club Universitario de Deportes - DALEUCAMPEON». www.daleucampeon.com. Consultado em 1 de julho de 2022 
  40. «La Historia del Sport Boys: Berlín 1936». www.isfa.com. Consultado em 1 de julho de 2022 
  41. «Copa Perú: Alfonso Ugarte de Chiclín, el primer campeón y el de los partidos inolvidables». Depor (em espanhol). 1 de outubro de 2017. Consultado em 15 de agosto de 2022 
  42. «Alfonso Ugarte 1967: Más sabe el diablo por sus 100 años - De Chalaca Copa Peru | Toda la cobertura del futbol de la Copa Peru» [Alfonso Ugarte 1967: O diabo sabe mais por seus 100 anos]. dechalaca.com. 2017. Consultado em 15 de agosto de 2022 
  43. «La remontada del 'ciclón': revive la final de 2011 entre Juan Aurich y Alianza Lima». El Comercio Perú (em espanhol). 26 de abril de 2020. Consultado em 13 de junho de 2022 
  44. «Descentralizado 2016: se definió el sistema del campeonato y hay novedades | Depor.pe». web.archive.org. 14 de janeiro de 2016. Consultado em 20 de agosto de 2022 
  45. «Resultado Melgar vs Universitario 2-2 Goles de Semifinal Fútbol Peruano 2016 Domingo 04 Diciembre 2016 - Fútbol Peruano». Resultados y Tabla de Posiciones Fútbol Peruano en vivo (em espanhol). 4 de dezembro de 2016. Consultado em 20 de agosto de 2022 
  46. Rodríguez, Diego. «Cristal 1 (3) - Municipal 0 (2) - De Chalaca | Futbol para el que la conoce». dechalaca.com. Consultado em 20 de agosto de 2022 
  47. «Sporting Cristal empató 1-1 con Melgar en la primera final en Arequipa». americadeportes (em espanhol). Consultado em 20 de agosto de 2022 
  48. «Sporting Cristal empató sin goles con Melgar y se proclamó campeón del Descentralizado». RPP (em espanhol). 18 de dezembro de 2016. Consultado em 20 de agosto de 2022 
  49. «¡Sporting Cristal se proclamó campeón del Descentralizado 2016!». americadeportes (em espanhol). Consultado em 20 de agosto de 2022 
  50. «Sporting Cristal campeón del Descentralizado 2016: empató 0-0 con Melgar en la final». Depor (em espanhol). 18 de dezembro de 2016. Consultado em 20 de agosto de 2022 
  51. «Descentralizado 2016: César Vallejo descendió a la Segunda División». El Bocón (em espanhol). 20 de novembro de 2016. Consultado em 20 de agosto de 2022 
  52. «La Bocana es el primer descendido del Descentralizado 2016». El Bocón (em espanhol). 2 de novembro de 2016. Consultado em 30 de novembro de 2022 
  53. «Alianza Lima envió carta a la CJ de la Federación por caso de Real Garcilaso». Depor (em espanhol). 11 de agosto de 2017. Consultado em 31 de outubro de 2022 
  54. Bragayrac, José (12 de agosto de 2017). «Real Garcilaso: le quitaron los 6 puntos y Alianza Lima celebra». El Bocón (em espanhol). Consultado em 31 de outubro de 2022 
  55. «Real Garcilaso perdió los 6 puntos y dejó la mesa servida a Alianza Lima». RPP (em espanhol). 11 de agosto de 2017. Consultado em 31 de outubro de 2022 
  56. a b Mezarina, Miguel (13 de agosto de 2017). «¡Alianza Lima se coronó campeón del Torneo Apertura 2017 en Cutervo!». RPP (em espanhol). Consultado em 31 de outubro de 2022 
  57. a b «Alianza Lima fue premiado como campeón del Torneo Apertura 2017». El Comercio Perú (em espanhol). 23 de agosto de 2017. Consultado em 31 de outubro de 2022 
  58. a b Combe, Eduardo (14 de agosto de 2017). «Alianza Lima: todo sobre el campeón del Torneo Apertura 2017». Depor (em espanhol). Consultado em 31 de outubro de 2022 
  59. «Alianza campeón 2017: las mejores postales del título blanquiazul». El Comercio Perú (em espanhol). 4 de dezembro de 2017. Consultado em 18 de dezembro de 2022 
  60. «Alianza Lima se corona campeón en Perú al vencer 2-0 a Comerciantes - CONMEBOL». www.conmebol.com (em espanhol). 4 de dezembro de 2017. Consultado em 18 de dezembro de 2022 
  61. «Estos son los clubes peruanos clasificados a la Copa Libertadores y Copa Sudamericana 2018». Peru21 (em espanhol). 4 de dezembro de 2017. Consultado em 18 de dezembro de 2022 
  62. «¿Por qué descendieron Alianza Atlético y Juan Aurich?: El fenómeno del descenso». dechalaca.com. Consultado em 18 de dezembro de 2022 
  63. «Juan Aurich y Alianza Atlético pierden la categoría». Diario AS (em espanhol). 29 de novembro de 2017. Consultado em 18 de dezembro de 2022 
  64. «Emanuel Herrera comparte increíble récord goleador con Leo Messi» 
  65. «Emanuel Herrera rompe el récord goleador en el fútbol de Perú» 
  66. «El Estadio Monumental - Deporte». Lucidez.pe (em espanhol). 2 de julho de 2015. Consultado em 24 de maio de 2022 
  67. «¿Cómo llegar a Estadio Monumental en Ate en Autobús?». moovitapp.com (em espanhol). Consultado em 24 de maio de 2022 
  68. «Universitario ya es propietario del Estadio Monumental pero otorga hipoteca a Gremco». La Ley - El Ángulo Legal de la Noticia (em espanhol). Consultado em 30 de agosto de 2022 
  69. «Universitario ya es dueño del Estadio Monumental tras 18 años | DEPORTE-TOTAL». El Comercio Perú (em espanhol). 16 de outubro de 2018. Consultado em 30 de agosto de 2022 
  70. PERU21, NOTICIAS (16 de outubro de 2018). «Universitario de Deportes por fin es dueño del estadio Monumental tras 18 años | DEPORTES». Peru21 (em espanhol). Consultado em 30 de agosto de 2022 
  71. GrupoRPP (16 de outubro de 2018). «Universitario de Deportes: el conjunto crema es oficialmente dueño del Estadio Monumental». RPP (em espanhol). Consultado em 30 de agosto de 2022 
  72. PERÚ, Empresa Peruana de Servicios Editoriales S. A. EDITORA. «El Estadio Monumental de Ate cumple 20 años de construido». andina.pe (em espanhol). Consultado em 24 de maio de 2022 
  73. «20° aniversario del Estadio Monumental». Universitario de Deportes (em espanhol). Consultado em 24 de maio de 2022 
  74. Depor. «Los 20 años del Estadio Monumental de Ate». Depor (em espanhol). Consultado em 24 de maio de 2022 
  75. «Estadio Arequipa de la UNSA con mejor sistema de iluminación – UNSA». Consultado em 25 de maio de 2022 
  76. [https://dechalaca.com/informes/curiosidades/ilusion-monumental «Inauguraci�n del Monumental Virgen de Chapi de la UNSA 1995: Ilusi�n monumental - De Chalaca | Futbol para el que la conoce»]. dechalaca.com. Consultado em 25 de maio de 2022  replacement character character in |titulo= at position 11 (ajuda)
  77. DC, Zona Bogotá. «ESTADIO MONUMENTAL DE LA UNSA | Peru». www.zonabogotadc.com (em espanhol). Consultado em 25 de maio de 2022 
  78. «Estadio Monumental de la UNSA». Mapcarta (em espanhol). Consultado em 25 de maio de 2022 
  79. «IPD lanza tour gratuito por histórico Estadio Nacional». www.gob.pe (em espanhol). Consultado em 30 de agosto de 2022 
  80. «IPD informará hoy sobre costo de remodelación del Estadio Nacional». www2.congreso.gob.pe. Consultado em 30 de agosto de 2022 
  81. «Inauguración del estadio San Martín de Porres: Santos reestrenos - De Chalaca | Futbol para el que la conoce». dechalaca.com. Consultado em 30 de agosto de 2022 
  82. «Aniversario de Lima: el Association, el primer club de Foot Ball, en la ciudad donde creció el fútbol». El Comercio Perú (em espanhol). 18 de janeiro de 2022. Consultado em 23 de abril de 2022 
  83. «Primera División 1912 - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  84. Nieto, Carlos. «Primera División 1913». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  85. Nieto, Carlos. «Primera División - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  86. Nieto, Carlos. «Primera División - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  87. «Primera División - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  88. «Primera División - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  89. «Primera División - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  90. «Campaña de 1918 - Campeonato de la Liga Peruana de Football» (em espanhol). Consultado em 18 de maio de 2022 
  91. «"¡ALIANZA CAMPEÓN!": un grito centenario (1918-2018)». El Blog Íntimo. Consultado em 18 de maio de 2022 
  92. «Primera División - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  93. «Campaña de 1919 - Campeonato de la Liga Peruana de Football» (em espanhol). Consultado em 18 de maio de 2022 
  94. «Primera División - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  95. «Primera División - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  96. a b «Primera División - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  97. a b «Primera División - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  98. «La verdad sobre nuestro legítimo título de 1927». El Blog Íntimo. Consultado em 18 de maio de 2022 
  99. «La Hermandad Aliancista» (em espanhol). Consultado em 18 de maio de 2022 
  100. a b «Primera División - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  101. «Campaña de 1928» (em espanhol). Consultado em 18 de maio de 2022 
  102. «1928». Historial Blanquiazul (em espanhol). Consultado em 18 de maio de 2022 
  103. a b c «Primera División - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  104. «1929: La primera estrella de la historia de Universitario». Universitario de Deportes (em espanhol). Consultado em 23 de maio de 2022 
  105. «Campeon 1929 - Club Universitario de Deportes - DALEUCAMPEON». www.daleucampeon.com. Consultado em 23 de maio de 2022 
  106. a b c «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  107. Gando, Roberto (5 de agosto de 2011). «Chalaco 1930: Rugidos añejos - De Chalaca». dechalaca.com. Consultado em 23 de maio de 2022 
  108. Unknown (3 de fevereiro de 2012). «Atlético Chalaco - "Campeón 1930", el partido final». ZAFARI PORTEÑO. Consultado em 23 de maio de 2022 
  109. a b «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  110. «Campeonato Peruano 1931 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com 
  111. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  112. «Campeonato Peruano 1932 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com 
  113. a b «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  114. «Campeonato Peruano 1933 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com 
  115. «ALIANZA LIMA CAMPEÓN 1933 [Clásico Es Ganarte]». 27 de ago. de 2016 
  116. a b «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  117. DEPOR, NOTICIAS (23 de agosto de 2017). «Universitario de Deportes es reconocido campeón nacional de 1934 según última revista de la ADFP | FUTBOL-PERUANO». Depor (em espanhol). Consultado em 25 de maio de 2022 
  118. «Campeon 1934 - Club Universitario de Deportes - DALEUCAMPEON». www.daleucampeon.com. Consultado em 25 de maio de 2022 
  119. a b «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  120. [https://dechalaca.com/hemeroteca/que-level/boys-1935-la-gloria-del-empeno «Sport Boys campe�n de 1935: La gloria del empe�o - De Chalaca | Futbol para el que la conoce»]. dechalaca.com. Consultado em 25 de maio de 2022  replacement character character in |titulo= at position 17 (ajuda)
  121. «La Historia del Sport Boys: El Primer Campeonato 1935». www.isfa.com. Consultado em 25 de maio de 2022 
  122. a b «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  123. «La Historia del Sport Boys: Invictos Otra Vez: 1937». www.isfa.com. Consultado em 25 de maio de 2022 
  124. Ebdlm (6 de abril de 2014). «El Baúl de La Misilera: El Título de 1937». El Baúl de La Misilera. Consultado em 25 de maio de 2022 
  125. a b «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  126. Redacción (24 de julho de 2018). «Muni y su primer título. La estrella de 1938». Los Locos de Siempre (em espanhol). Consultado em 25 de maio de 2022 
  127. «Municipal 1938: Echa Muni Caricho - De Chalaca | Futbol para el que la conoce». dechalaca.com. Consultado em 25 de maio de 2022 
  128. a b «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  129. «Campeon 1939 - Club Universitario de Deportes - DALEUCAMPEON». www.daleucampeon.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  130. «Campeonato Peruano 1939 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  131. a b «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  132. Redacción (24 de setembro de 2018). «1940: Municipal logra su segunda estrella». Los Locos de Siempre (em espanhol). Consultado em 29 de maio de 2022 
  133. Gando, Roberto (24 de setembro de 2015). «Municipal 1940: Dinastía consagrada - De Chalaca». dechalaca.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  134. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  135. «Campeon 1941 - Club Universitario de Deportes - DALEUCAMPEON». www.daleucampeon.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  136. «Campeonato Peruano 1941 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  137. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 23 de abril de 2022 
  138. «Campeonato Peruano 1942 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  139. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 24 de abril de 2022 
  140. «Campeonato Peruano 1943 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  141. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 24 de abril de 2022 
  142. «Campeonato Peruano 1944 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  143. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 24 de abril de 2022 
  144. «Campeonato Peruano 1945 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  145. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 24 de abril de 2022 
  146. «Campeonato Peruano 1946 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  147. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 24 de abril de 2022 
  148. «Campeonato Peruano 1947 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  149. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 24 de abril de 2022 
  150. «Campeonato Peruano 1948 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  151. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 24 de abril de 2022 
  152. «Campeonato Peruano 1949 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  153. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 24 de abril de 2022 
  154. «Campeonato Peruano 1950 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  155. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 24 de abril de 2022 
  156. «Campeonato Peruano 1951 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  157. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 24 de abril de 2022 
  158. «Campeonato Peruano 1952 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  159. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 24 de abril de 2022 
  160. «Campeonato Peruano 1953 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  161. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 24 de abril de 2022 
  162. «Campeonato Peruano 1954 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  163. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 24 de abril de 2022 
  164. «Campeonato Peruano 1955 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  165. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 24 de abril de 2022 
  166. «Campeonato Peruano 1956 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  167. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 24 de abril de 2022 
  168. «Campeonato Peruano 1957 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  169. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 24 de abril de 2022 
  170. «Campeonato Peruano 1958 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  171. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 24 de abril de 2022 
  172. «Campeonato Peruano 1959 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  173. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 24 de abril de 2022 
  174. «Campeonato Peruano 1960 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  175. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 25 de abril de 2022 
  176. «Campeonato Peruano 1961 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  177. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 25 de abril de 2022 
  178. «Campeonato Peruano 1962 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  179. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 25 de abril de 2022 
  180. «Campeonato Peruano 1963 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  181. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 25 de abril de 2022 
  182. «Campeonato Peruano 1964 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  183. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 25 de abril de 2022 
  184. «Campeonato Peruano 1965 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  185. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 25 de abril de 2022 
  186. «Campeonato Descentralizado 1966 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  187. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 25 de abril de 2022 
  188. «Campeonato Descentralizado 1967 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  189. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 25 de abril de 2022 
  190. «Campeonato Descentralizado 1968 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  191. «Aurich subcampeón de 1968: Un 69 en 6 minutos - De Chalaca | Futbol para el que la conoce». dechalaca.com. Consultado em 13 de junho de 2022 
  192. Líbero. «Lo que viejo no te contó: La gran hazaña del Juan Aurich en 1968». libero.pe (em espanhol). Consultado em 13 de junho de 2022 
  193. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 25 de abril de 2022 
  194. «Campeonato Descentralizado 1969 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  195. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 25 de abril de 2022 
  196. «Campeonato Descentralizado 1970 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  197. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  198. «Campeonato Descentralizado 1971 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  199. Nieto, Carlos. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional 1972». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  200. «Campeonato Descentralizado 1972 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 31 de maio de 2022 
  201. Nieto, Carlos. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional 1973». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  202. «Campeonato Descentralizado 1973 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 31 de maio de 2022 
  203. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  204. «Campeonato Descentralizado 1974 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 31 de maio de 2022 
  205. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  206. «Campeonato Descentralizado 1975 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 31 de maio de 2022 
  207. [https://dechalaca.com/hemeroteca/que-level/alfonso-ugarte-1975-en-las-maximas-alturas «Alfonso Ugarte 1975: En las m�ximas alturas - De Chalaca | Futbol para el que la conoce»]. dechalaca.com. Consultado em 13 de junho de 2022  replacement character character in |titulo= at position 30 (ajuda)
  208. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  209. «Campeonato Descentralizado 1976 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 31 de maio de 2022 
  210. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  211. «Campeonato Descentralizado 1977 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 31 de maio de 2022 
  212. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  213. «Campeonato Descentralizado 1978 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 31 de maio de 2022 
  214. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  215. «Campeonato Descentralizado 1979 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 31 de maio de 2022 
  216. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  217. «Campeonato Descentralizado 1980 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 31 de maio de 2022 
  218. «Torino 1980: Petróleo continental». dechalaca.com. Consultado em 13 de junho de 2022 
  219. «Atlético Torino de Talara cumple 62 años». www.talaramiorgullo.pe (em espanhol). Consultado em 13 de junho de 2022 
  220. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  221. «Campeonato Descentralizado 1981 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 4 de junho de 2022 
  222. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  223. «Campeonato Descentralizado 1982 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 4 de junho de 2022 
  224. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  225. «Campeonato Descentralizado 1983 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 4 de junho de 2022 
  226. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  227. «Campeonato Descentralizado 1984 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 4 de junho de 2022 
  228. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  229. «Campeonato Descentralizado 1985 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 4 de junho de 2022 
  230. [https://dechalaca.com/hemeroteca/que-level/utc-1985-gavilan-hambriento#:~:text=En%201985,%20UTC%20tuvo%20un,clasificaci%C3%B3n%20a%20la%20Copa%20Libertadores. «UTC 1985: Gavil�n hambriento - De Chalaca | Futbol para el que la conoce»]. dechalaca.com. Consultado em 13 de junho de 2022  replacement character character in |titulo= at position 16 (ajuda)
  231. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  232. «Campeonato Descentralizado 1986 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 4 de junho de 2022 
  233. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  234. «Campeonato Descentralizado 1987 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 4 de junho de 2022 
  235. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  236. «Campeonato Descentralizado 1988 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 4 de junho de 2022 
  237. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  238. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  239. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  240. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  241. «Campeonato Descentralizado 1992 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 4 de junho de 2022 
  242. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  243. «Campeonato Descentralizado 1993 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 4 de junho de 2022 
  244. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  245. «Campeonato Descentralizado 1994 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 4 de junho de 2022 
  246. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  247. «Campeonato Descentralizado 1995 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 4 de junho de 2022 
  248. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  249. «Campeonato Descentralizado 1996 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 4 de junho de 2022 
  250. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  251. «Campeonato Descentralizado 1997 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 8 de junho de 2022 
  252. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  253. «Campeonato Descentralizado 1998 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 8 de junho de 2022 
  254. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  255. «Campeonato Descentralizado 1999 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 8 de junho de 2022 
  256. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  257. «Copa Cable Mágico 2000 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 8 de junho de 2022 
  258. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  259. «Copa Cable Mágico 2001 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 8 de junho de 2022 
  260. «Cienciano 1 (2) – Alianza Lima 0 (4)». Historial Blanquiazul (em espanhol). 27 de dezembro de 2001. Consultado em 13 de junho de 2022 
  261. «BDFA». www.bdfa.com.ar. Consultado em 13 de junho de 2022 
  262. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  263. «Copa Cable Mágico 2002 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 8 de junho de 2022 
  264. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 27 de abril de 2022 
  265. «Copa Cable Mágico 2003 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 13 de junho de 2022 
  266. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 27 de abril de 2022 
  267. «Copa Cable Mágico 2004 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 13 de junho de 2022 
  268. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 27 de abril de 2022 
  269. «Copa Cable Mágico 2005 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 13 de junho de 2022 
  270. «BDFA». www.bdfa.com.ar. Consultado em 13 de junho de 2022 
  271. «Cienciano campeón del Apertura 2005». El Observador. Consultado em 3 de novembro de 2022 
  272. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 27 de abril de 2022 
  273. «Copa Cable Mágico 2006 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 13 de junho de 2022 
  274. «Alianza Lima: el equipo que se coronó campeón del Torneo Apertura hace 11 años | DEPORTE-TOTAL». El Comercio Perú (em espanhol). 13 de agosto de 2017. Consultado em 3 de novembro de 2022 
  275. «junio 2006». Historial Blanquiazul (em espanhol). Consultado em 3 de novembro de 2022 
  276. «Perú.- El Cienciano se proclama campeón del Clausura peruano». www.notimerica.com. 21 de dezembro de 2006. Consultado em 3 de novembro de 2022 
  277. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 27 de abril de 2022 
  278. «Copa Cable Mágico 2007 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 13 de junho de 2022 
  279. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 27 de abril de 2022 
  280. «Copa Cable Mágico 2008 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 13 de junho de 2022 
  281. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 27 de abril de 2022 
  282. «Copa Cable Mágico 2009 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 13 de junho de 2022 
  283. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 27 de abril de 2022 
  284. «Copa Cable Mágico 2010 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 13 de junho de 2022 
  285. PERÚ, NOTICIAS EL COMERCIO (26 de abril de 2020). «¿Qué pasó con los jugadores que rugieron al ritmo del León de Huánuco en 2010? | DEPORTE-TOTAL». El Comercio Perú (em espanhol). Consultado em 18 de junho de 2022 
  286. «¿Qué es de la vida de los exjugadores del León de Huánuco del 2010?» (em espanhol). 14 de junho de 2020. Consultado em 18 de junho de 2022 
  287. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 27 de abril de 2022 
  288. «Copa Movistar 2011 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 13 de junho de 2022 
  289. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 27 de abril de 2022 
  290. «Copa Movistar 2012 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 18 de junho de 2022 
  291. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 27 de abril de 2022 
  292. «Copa Movistar 2013 - Results, fixtures, tables and stats - Global Sports Archive». globalsportsarchive.com. Consultado em 18 de junho de 2022 
  293. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 27 de abril de 2022 
  294. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 27 de abril de 2022 
  295. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 27 de abril de 2022 
  296. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 27 de abril de 2022 
  297. «Torneo Descentralizado de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 27 de abril de 2022 
  298. «Liga 1 de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 27 de abril de 2022 
  299. «Liga 1 de Futbol Profesional - PERUFOOTBALL». perufootball.org. Consultado em 27 de abril de 2022 
  300. «¡Alianza Lima campeón nacional 2022! Ganó 2-0 a Melgar». andina.pe (em espanhol). Consultado em 13 de novembro de 2022 
  301. «Historia de goleadores peruanos: Seres diferentes en peligro de extinción». ::: RDN ::: (em espanhol). 16 de maio de 2019. Consultado em 18 de maio de 2022 
  302. «Alejandro Villanueva: el gran emblema aliancista» (em espanhol). Consultado em 29 de maio de 2022 
  303. «Alejandro Villanueva - Padre del Aliancismo». Alianza Lima Informa (em espanhol). 28 de outubro de 2021. Consultado em 29 de maio de 2022 
  304. Fabian (18 de junho de 2016). «Íntimos de corazón : Alejandro Manguera Villanueva». Íntimos de corazón. Consultado em 29 de maio de 2022 
  305. «Lolo Fernández». suramericafc.com. Consultado em 29 de maio de 2022 
  306. «Hoy recordamos al goleador del fútbol peruano, Sergio Ibarra». espn.com.pe (em espanhol). 25 de abril de 2020. Consultado em 17 de maio de 2022 
  307. Medina, Diego. «Sergio Ibarra: ¿Cuántos goles marcó en el fútbol peruano y quién está por alcanzarlo?». libero.pe (em espanhol). Consultado em 17 de maio de 2022 
  308. «El día que el 'Checho' Ibarra anotó su primer gol en el Perú». Archivos de balón (em espanhol). 30 de maio de 2020. Consultado em 17 de maio de 2022 
  309. «Oswaldo "Cachito" Ramírez, el goleador peruano hoy cumple 75 años de vida». El Bocón (em espanhol). 28 de março de 2022. Consultado em 17 de maio de 2022 
  310. «GOLPERU - Un día como hoy, nació Oswaldo Ramírez, ídolo y goleador del fútbol peruano». GOLPERU (em espanhol). Consultado em 17 de maio de 2022 
  311. «Fútbol Peruano: Los máximos goleadores del campeonato local». Bolavip Perú (em espanhol). Consultado em 17 de maio de 2022 
  312. LR, Redacción (8 de janeiro de 2022). «Waldir Sáenz al recordar sus 178 goles: "Ahora a todos los venden con 10 goles"». larepublica.pe (em espanhol). Consultado em 18 de maio de 2022 
  313. «Waldir Sáenz al recordar sus 178 goles: "Ahora a todos los venden con 10 goles"». MSN (em espanhol). Consultado em 18 de maio de 2022 
  314. PERÚ, NOTICIAS EL COMERCIO (15 de maio de 2019). «Alianza Lima: Waldir Sáenz, goleador histórico del club, cumple 46 años | DEPORTE-TOTAL». El Comercio Perú (em espanhol). Consultado em 18 de maio de 2022 
  315. PERÚ, NOTICIAS EL COMERCIO (13 de dezembro de 2021). «El Club Sporting Cristal celebra hoy su 66 aniversario: un repaso en imágenes a su rica historia | nnsp | Fútbol Peruano | Liga 1 | | ARCHIVO-ELCOMERCIO». El Comercio Perú (em espanhol). Consultado em 18 de maio de 2022 
  316. «Jorge Soto: el goleador histórico». Sporting Cristal (em inglês). Consultado em 18 de maio de 2022 
  317. «El récord del "Camello"». Sporting Cristal (em inglês). Consultado em 18 de maio de 2022