Campeonato Sul-Americano de Futebol de 1919

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
III Campeonato Sul-Americano de 1919
Brasil 1919
Dados
Participantes 4
Organização {{{organização}}}
Anfitrião  Brasil
Período 11 de maio29 de maio
Gol(o)s 27
Jogos 7
Média 3,86 gol(o)s por partida
Campeão Brasil Brasil
Vice-campeão Flag of Uruguay.svg Uruguai
3º colocado {{{terceirolugar}}}
Campeão do interior
Melhor marcador Brasil Friedenreich (4)
Brasil Neco (4)
Maior goleada
(diferença)
Brasil Brasil 6 – 0 Flag of Chile.svg Chile
Estádio das LaranjeirasRio de Janeiro
11 de maio
Público
Média pessoas por partida
Outras divisões
{{{segunda_divisão}}} {{{campeão_segunda}}}
{{{terceira_divisão}}} {{{campeão_terceira}}}
{{{quarta_divisão}}} {{{campeão_quarta}}}
Premiações
Melhor jogador {{{melhorjogador}}}
Melhor goleiro {{{melhorgoleiro}}}
Melhor jogador jovem {{{melhorjovem}}}
Melhor treinador {{{melhortreinador}}}
Melhor árbitro {{{melhorárbitro}}}
Fair play {{{fair_play}}}
◄◄ Uruguai Uruguai 1917   Soccerball.svg   Chile 1920 Chile ►►

O Campeonato Sul-Americano de Futebol de 1919 foi a terceira edição da competição. Foi disputada por quatro seleções: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. A sede da disputa foi no Brasil. Todos jogaram entre si em turno único. A Seleção Brasileira foi a campeã.

Índice

História [editar]

O ano de 1919 foi memorável na história do futebol brasileiro. Pela primeira vez, o país organizaria um torneio da modalidade esportiva de nível internacional. Nem a epidemia de gripe espanhola tirou a felicidade dos brasileiros, em especial os cariocas. A cidade do Rio de Janeiro abrigou o 3º Campeonato Sul-Americano de Seleções de Futebol e para isso foi construído o Estádio das Laranjeiras do Fluminense.

As delegações de Argentina, Chile e Uruguai desembarcaram no cais da Praça Mauá, seriam recepcionados no Clube São Cristóvão e hospedados no Hotel dos Estrangeiros. A festa teve seus contratempos, o Uruguai teve a infelicidade de presenciar o falecimento do seu goleiro reserva Robert Chery, vitima de uma apendicite aguda.

A realizacao do III Campeonato Sul-Americano de Futebol, na cidade do Rio de Janeiro, foi coroada de exito: a convocacao dos jogadores, horarios de treinos marcaods com atecedencia, tudo correu dentro da melhor organizacao. A comissao tecnica escolhida pela CBD era formada por Amílcar Barbuy, Anrnaldo Silveira, Mario Pollo, Affonso de Castro e Ferreira Vianna Netto. Por pouco uma entrevista bombastica de Sylvio Lagreca ao jorgal A Gazeta nao cria um clima de desuniao. Nesta entrevista, Lagreca afirmava que a comissao tecnica nao escalava os melhores jogadores, por interesses politicos. Pior do que isso, dizia que determinados companheiros nao tinham qualquer condicao tecnica de estar na selecao Brasileira. Dois dias depois, em entrevista ao mesmo jornal, membros da comissao tecnica e outros jogadores desmentiam Lagreca; com isso, o caso nao alcancou grandes proporcoes. 1 .

Cerimonia de Inauguração [editar]

A cerimonia de inauguracao do Estádio das Laranjeiras– na epoca, o maior da America Latina, com capacidade para 25 mil espectadores – aconteceu no dia 11 de maio de 1919, com a presenca de personalidades da politica – entre elas o presidente Delfim Moreira -, das artes e do esporte. 2 .

Brasil no Sul-Americano [editar]

Em sua estreia, o Brasil venceu o Chile pelo placar de 6 a 0. O estadio, que segundo os calculos dos seus engenheiros so atingiria a lotacao de 25 mil espectadores dentro de algumas decadas, ficou pequeno. Alem da lotacao esgotada, quase 10 mil espctadores assitiram a partida em cima de uma pedreira ou em arvores e muros, ou seja, de qualquer lugar em que pudessem observar os movimentos dos jogadores. Contra os Argentinos, a selecao deu um verdadeiro show de bola. O destaque da partido ficou por conta de Amilcar Barbury. Aos 13 minutos do segundo tempo, ele recebeu a bola na intermediaria; percebendo que o goleiro Isola se encontrava adiantado, bateu com inteligencia por cobertura, e a bola entrou no angulo esquerdo do goleiro, para delirio dos torcedores. 3 .

Veio a partida contra os uruguaios, que jogam de luto pelo falecimento do seu goleiro Roberto Cherry, durante procedimento cirurgico apos um choque com um atacante chileno durante a competicao. A partida terminou empatada em 2 a 2. O destaque da partida foi o atacante Neco, que levou a Selecao ao empate apos estar perdendo por 2 a 0. Os uruguaios venceram os chilenos por 2 a 0, sendo necessaria a realizacao de uma partida de desempate contra os brasileiros para definir o campeao. O jogo aconteceu no dia 29 de maio e tornou-se um marco na historia do futebol brasileiro. O governo decretou ponto facultativo nas reparticoes publicas, os bancos e as principais casas comerciais ficaram fechados. Para se ter uma idea, o jogo estava marcado para as 14 horas, mas as 9 horas ja tinha gente chagando as Laranjeiras. 4 .

governo decretou ponto facultativo nas repartições públicas, os bancos e as principais casas comerciais ficaram fechados. Para se ter uma idéia, o jogo estava marcado para as 14 horas, mas às 9 horas já tinha gente chegando ao Estádio das Laranjeiras. A partida terminou empatada em 0 X 0, no seu tempo normal.

Veio a disputa da prorrogação. A partida continuava equilibrada, com lances de perigo acontecendo a todo instante. Fim da prorrogação e o placar não se alterou.

Por mais incrível que possa parecer, houve necessidade da segunda prorrogação de 30 minutos. Os jogadores, extenuados pelo desgaste físico e emocional, se arrastavam em campo.

Aos 3 minutos, Neco invade pelo lado direito perseguido por Foglino, já quase na linha de fundo cruza para Heitor, que chuta para o gol. Saporiti defende parcialmente, a bola cai nos pés de Friedenreich, que fuzila a meia altura e a bola morre no fundo das redes.

No segundo tempo, as equipes se arrastaram sem nada produzir. O Brasil era campeão sul-americano, e Friedenreich foi transformado em herói nacional. Ganhou o apelido de “El Tigre” por parte dos uruguaios. 5 .

Grupo único [editar]

Equipe P J V E D GP GC S
Brasil Brasil 5 3 2 1 0 11 3 +8
Flag of Uruguay.svg Uruguai 5 3 2 1 0 7 4 +3
Flag of Argentina.svg Argentina 2 3 1 0 2 7 7 0
Flag of Chile.svg Chile 0 3 0 0 3 1 12 -11
11 de maio de 1919 Brasil Brasil 6 – 0 Flag of Chile.svg Chile Estádio das Laranjeiras, Rio de Janeiro
Público:
Árbitro: Juan Pedro Barbera Argentina ARG

Friedenreich Gol. 19', Gol. 38',
Gol. 76'
Neco Gol. 21', Gol. 83'
Haroldo Gol. 79'

13 de maio de 1919 Flag of Argentina.svg Argentina 2 – 3 Flag of Uruguay.svg Uruguai Estádio das Laranjeiras, Rio de Janeiro
Público:
Árbitro: Robert Todd Inglaterra ING

Izaguirre Gol. 34'
Varela (g.c) Gol. 55'
C. Scarone Gol. 19'
H. Scarone Gol. 23'
Gradín Gol. 85'

17 de maio de 1919
16:05
Flag of Uruguay.svg Uruguai 2 – 0 Flag of Chile.svg Chile Estádio das Laranjeiras, Rio de Janeiro
Público:
Árbitro: Adilton Ponteado Brasil BRA

C. Scarone Gol. 31'
J. Pérez Gol. 43'

18 de maio de 1919 Brasil Brasil 3 – 1 Flag of Argentina.svg Argentina Estádio das Laranjeiras, Rio de Janeiro
Público:
Árbitro: Roberto Todd Inglaterra ING

Heitor Gol. 22'
Amílcar Gol. 57'
Millon Gol. 77'
Izaguirre Gol. 65'

22 de maio de 1919 Flag of Argentina.svg Argentina 4 – 1 Flag of Chile.svg Chile Estádio das Laranjeiras, Rio de Janeiro
Público:
Árbitro: Joaquim de Castro Brasil BRA

Clarcke Gol. 10', Gol. 23',
Gol. 62'
Izaguirre Gol. 13'
France Gol. 33'

26 de maio de 1919 Flag of Uruguay.svg Uruguai 2 – 2 Brasil Brasil Estádio das Laranjeiras, Rio de Janeiro
Público:
Árbitro: Robert Todd Inglaterra ING

Gradín Gol. 13'
C. Scarone Gol. 17'
Neco Gol. 29', Gol. 63'

Jogo desempate [editar]

29 de maio de 1919 Brasil Brasil 1 – 0 (pro) Flag of Uruguay.svg Uruguai Estádio das Laranjeiras, Rio de Janeiro
Público:20,000
Árbitro: Juan Pedro Barbera Argentina ARG

Friedenreich Gol. 122'


Campeão [editar]

Campeonato Sul-Americano de 1919
Flag of Brazil.svg
BRASIL
Campeão
(1º título)

Artilharia [editar]

4 gols

3 gols

2 gols

1 gol

Gols contra

Ver também [editar]

Referências

  1. Seleção Brasileiras 90 anos (em portugues). Página visitada em 14 de fevereiro de 2012.
  2. Seleção Brasileiras 90 anos (em portugues). Página visitada em 14 de fevereiro de 2012.
  3. Seleção Brasileiras 90 anos (em portugues). Página visitada em 14 de fevereiro de 2012.
  4. Seleção Brasileiras 90 anos (em portugues). Página visitada em 14 de fevereiro de 2012.
  5. Seleção Brasileiras 90 anos (em portugues). Página visitada em 14 de fevereiro de 2012.

Ligações externas [editar]


Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.