Campeonato Mundial de Snooker
Torneios de Snooker |
| Campeonato mundial |
| Torneios para ranking |
| Campeonato britânico |
| World Open |
| Welsh Open |
| China Open |
| Shanghai Masters |
| Northern Ireland Trophy |
| Bahrain Championship |
| Outros torneios |
| Masters |
| Malta Cup |
| Premier League |
| Pot Black |
| World Series of Snooker |
| Antigos torneios |
| Ver: Antigos torneios |
O Campeonato mundial de snooker (em inglês: World Snooker Championship) é uma competição de snooker que reúne os 16 melhores classificados do ranking mundial e 16 outros qualificados. O torneio realiza-se desde 1927 e tem actualmente lugar no Crucible Theatre em Sheffield, Inglaterra. O campeão atual é Ronnie O'Sullivan.
Índice |
História [editar]
O primeiro campeonato mundial organizou-se em 1927 graças a Joe Davis. Os jogos realizaram-se no Reino Unido com a final em 39 partidas no máximo em Birmingham. O campeonato foi ganho por Davis, por 20 jogos contra 11 de Tom Dennis. O melhor break foi de 60 pontos por Albert Cope. De 1928 a 1940 Davis venceu todos os campeonatos até à Segunda Guerra Mundial. Retomado o torneio em 1946, Davis ganha pela 15.ª e última vez o campeonato. Davis saiu de cena em relação ao campeonato do mundo em 1946, mas continuou a jogar como jogador profissional.
Em 1947 o evento foi ganho por Walter Donaldson mas em 1948, 1949 e 1951 foi Fred Davis, irmão de Joe, que venceu o campeonato.
Entre 1953 e 1963 não houve campeonato, e em 1964 uma partida entre dois jogadores foi organizada. Entre 1964 e 1968 Pullman defendeu o seu título todos os anos, mas não se fazia um torneio, apenas uma partida individual. Em 1969 os organizadores optaram por um torneio em vez de uma só partida. John Spencer venceu o torneio de 1969, seguindo-se 6 vitórias em 9 anos, por Ray Reardon, entre 1970 e 1978. Durante a década de 1980 foi Steve Davis quem dominou o campeonato, com seis vitórias entre 1981 e 1989. Ficou em segundo em 1985. A partir de 1990, Stephen Hendry dominou o torneio. Em relação ao título em 1990 foi consagrado como o mais jovem campeão do mundo (21 anos), seguindo-se 5 vitórias entre 1992 e 1996, ou seja 29 partidas seguidas sem derrota, assim cumprindo 4 campeonatos de seguida até 1997 antes de perder a final para Ken Doherty. Em 1999 obteve o 7º título para ultrapassar Ray Reardon e Steve Davis, e só Joe Davis tem mais títulos que Hendry.
Desde 2000, três jogadores conseguiram o título mais do que uma só vez: Mark J. Williams, Ronnie O'Sullivan e John Higgins.
Palmarés [editar]
- Joe Davis detém o recorde do maior número de campeonatos: 15.
- O primeiro break máximo foi obtido por Cliff Thorburn em 1983.
- Ronnie O'Sullivan é o único jogador a conseguir três breaks máximos; É também o único a fazer um break máximo e a perder esse jogo (contra Marco Fu em 2003).
- Só quatro vencedores não têm origem britânica: Horace Lindrum (Austrália), Cliff Thorburn (Canadá), Ken Doherty (Irlanda) e Neil Robertson (Austrália).
- O mais jovem campeão é Stephen Hendry: tinha 21 anos em 1991.
- O único a perder uma partida sem ganhar um só jogo é Eddie Charlton, que perdeu 10-0 contra John Parrot em 1992.
Lista de vencedores e finalistas [editar]
Ligações externas [editar]