Campeonatos Nacionais de Futebol no Chile

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Os Campeonatos Nacionais de Futebol no Chile são organizados pelas associações, a Asociación Nacional de Fútbol Profesional (ANFP) e a Asociación Nacional de Fútbol Amateur de Chile (ANFA). Ambas funcionam de forma autônoma e estão afiliadas a Federación de Fútbol de Chile, essa última inscrita na FIFA desde o dia 31 de dezembro de 1912.

O futebol profissional conta de três divisões, a Primera División (18 equipes), a Primera B (14 equipes) e a Segunda División.

No entanto, o futebol amador conta com duas ligas por inscrição, a Tercera División e a Cuarta División, o campeão da Tercera vai para o profissionalismo.

Além de todos esses campeonatos ainda se joga a Copa Chile cujo campeão obtém uma vaga na Copa Sul-Americana.

Sistema atual[editar | editar código-fonte]

Os Campeonatos Nacionais de Futebol no Chile que atualmente se disputam sob a organização da ANFP e da ANFA, são listados na ordem de maior a menor importância:

Categoría Divisões
Primera División
18 equipes
Primera B
14 equipes
Segunda División
10 equipes
Tercera División
Cuarta División

Futebol femenino no Chile[editar | editar código-fonte]

Categoria Divisões
Primera División
19 equipes

Ligações externas[editar | editar código-fonte]