Campo Academia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coat-of-Arms-Bulgaria-Blue.jpg
Bulgária na Antártica
Base São Clemente de Ohrid
Campo Academia
Expedição Tangra 2004/05
Topônimos búlgaros na Antártica
Comissão Búlgara para os Topônimos Antárticos
Campo Academia com o Pico Zograf e o Pico Lyaskovets
Escritório do correio Tangra 1091
Uma carta de Livingston

O Campo Academia (em búlgaro: Лагер Академия, Láger Académiya) (62°38'41,9"S, 60°10'18,3"O) é uma localidade na Ilha Livingston oriental, nas Ilhas Shetland do Sul, Antárctica, assim denominada em homenagem à Academia Búlgara de Ciências e sua contribuição para a exploração da Antárctica. Desde 2004 ali se localiza o escritório estival de correio Tangra 1091, a divisão mais austral dos Correios Búlgaros.

Acessos[editar | editar código-fonte]

O lugar é situado estrategicamente na parte elevada da geleira Huron, na área do Wörner Gap ao pé norte do Pico Zograf, nas Montanhas Tangra centrais, numa elevação de 541 m.

O Campo Academia conecta-se com a base búlgara São Clemente de Ohrid através de uma rota terrestre de 11 km, e com a base antárctica espanhola Juan Carlos I por uma rota de 12 km.

O Campo Academia oferece acesso cómodo à cordilheira principal das Montanhas Tangra ao sul, à cordilheira de Bowles, aos altos do Vidin, à geleira Kaliakra e ao campo de neve de Saedinenie ao norte; à geleira Huron ao leste; e às geleiras (glaciares) Perunika e Huntress ao oeste.

Expedição Tangra 2004/2005[editar | editar código-fonte]

O lugar foi ocupado pela primeira vez pela expedição topográfica búlgara Tangra 2004/2005, desde 3 de dezembro de 2004 até 2 de janeiro de 2005. As informações geográficas foram obtidas tanto a bordo dos navios Vanguardia e Akademik Vavilov como em terra, explorando zonas remotas na Ilha Livingston e a Ilha Greenwich, e 150 objectos geográficos foram postos no mapa pela primeira vez, e um mapa topográfico novo das duas ilhas foi publicado em 2005.

A região central da Ilha Livingston com Campo Academia, São Clemente de Ohrid, e Juan Carlos I

Ver também[editar | editar código-fonte]

Mapas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]