Can't Leave

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Can't Leave (Sleepless Night)"
Canção de Shinee
do álbum Why So Serious? – The Misconceptions of Me
Lançamento 26 de abril de 2013
Formato(s) download digital
Gravação SM Studio em Seul, Coreia do Sul
Gênero(s) Soft pop
Duração 04:40
Gravadora(s) SM Entertainment
Composição Im Kwang Ok, Matthew Tishler
Produção Lee Soo Man

"Can't Leave" (em coreano: 떠나지 못해; também conhecida como "Sleepless Night") é uma balada interpretada pela boy band sul-coreano Shinee. A canção foi incluída como faixa em seu terceiro álbum de estúdio Chapter 2. Why So Serious? – The Misconceptions of Me lançado em 26 de abril de 2013 sob o selo da SM Entertainment.[1] A canção foi escolhida como um dos singles promocionais do álbum.

Produção e antecedentes[editar | editar código-fonte]

"Can't Leave" é uma canção pop-balada suave acompanhada por melodias agridoces de piano.[2] A canção foi produzida pelo compositor canadense, Matthew Tishler, em sua estréia com SHINee, embora já tivesse trabalhado com agência SM Entertainment antes. Tishler previamente co-produziu a canção "Don't Know What To Say" de BoA e "She" TVXQ. O produtor musical coreano Im Kwang Ok também trabalhou extensivamente na música. Seu companheiro de gravadora Shim Changmin do TVXQ escreveu a letra da canção. Choi Minho contribuiu para a parte do rap da canção, além de três outras canções do álbum.

A canção foi colocada como faixa no terceiro álbum de estúdio do grupo. "Can't Leave" fala sobre "duas pessoas que sabem que são ruim um para o outro, mas não consigo se separar".[3]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

O site de notícias DE K-Pop Allkpop comentou que a canção soava como algo que TVXQ poderia ter realizado. O crítico continua que "não pode deixar", em vista do estilo, foi a faixa mais fora colocado no projeto, uma vez que contou com vocais emocionais do grupo e harmonias apertados para realizá-lo, em vez de um arranjo dramático. "... a mudança reflete a honestidade da canção, em contraste com as visões distorcidas de outras músicas ..." concluiu o revisor.[3]

Seoulbeats estava satisfeito com a música, citando que "Can't Leave" não foi mais produzida, tinha instrumentação limpa e uma estrutura simples. O crítico apreciou as letras simples que falam de saudade e solidão, que na normalidade deve ser padrão estoque, mas "seguindo todo o às vezes metáforas trabalhou nas faixas anteriores, é como uma lufada de ar fresco". O blog também elogiou o "fluxo natural" da peça, a forma como os vocais ligeiramente sobrepostas, e que cada membro tem a chance de brilhar.[4]

Hallyu Smash! honrou a balada dando uma classificação 5 de 5, exclamando que "leva as pessoas às lágrimas". O crítico apontou o que combinava com a vibração de amor desesperado de álbum, mas não tem a escuridão de outras [faixas] e também elogiou as letras, dizendo que "todo o mundo pode se identificar com esses sentimentos de querer algo para trabalhar fora tão ruim ... e dói como nada mais quando se desfaz".[5] Dinoseoul disse que era sua faixa favorita do álbum e que o grupo não fez algo parecido em um longo tempo.[6]

Perfomances ao vivo[editar | editar código-fonte]

A primeira apresentação ao vivo de "Can't Leave" foi na 'Music Spoiler' Dream Girl premier e conferência de imprensa que foi gravado em 14 de fevereiro de 2013 a Olympus Hall, Gangnam District.[7] Foi a sua única canção a ser realizada a partir das 18 faixas que foram incluídos em suas duas partes do terceiro álbum de estúdio coreano sob o título de Dream Girl.[8] A canção também foi a única faixa da segunda parte do álbum a ser executada durante o Dream Girl Showcase, ao lado de músicas da primeira pate do álbum incluindo "Aside", "Beautiful" e "Dream Girl". O evento foi realizado em 20 de fevereiro de 2013 e transmitido ao vivo pela Naver em seu site.[9]

Desempenho nas paradas[editar | editar código-fonte]

Gráfico Melhores posições[10]
Gaon Weekly singles [10] 100
Gaon Download Singles chart [10] 53

Referências

  1. Why So Serious?: The Misconceptions of Me. iTunes (April 26, 2013). Página visitada em July 15, 2013.
  2. (em coreano) Shinee Chapter 2. 'Why So Serious? - The misconceptions of me'. Naver (April 26, 2013). Página visitada em July 15, 2013.
  3. a b [Review SHINee 'Why So Serious? – The Misconceptions of Me' - Part II]. Allkpop (May 4, 2013). Página visitada em July 15, 2013.
  4. Chapter 2: Why So Splendid, SHINee Album?. Seoulbeats.com (May 3, 2013). Página visitada em July 15, 2013.
  5. SHINee ‘Why So Serious: Misconceptions of Me’ Album Review. Hallyusmash.com (May 7, 2013). Página visitada em July 15, 2013.
  6. SHINEE: CHAPTER 2. WHY SO SERIOUS? – THE MISCONCEPTIONS OF ME ALBUM REVIEW. Dinoseoul.com (May 3, 2013). Página visitada em Jul 15, 2013.
  7. SHINee Releases ‘Music Spoiler’ Videos from Premiere Event. M! Wave (February 18, 2013). Página visitada em July 15, 2013.
  8. SHINee Reveals Their "SHINee Music Spoiler" Show. Soompi (February 19, 2013). Página visitada em July 15, 2013.
  9. SHINee's 'Dream Girl' comeback showcase footage released. Allkpop (February 23, 2013). Página visitada em July 15, 2013.
  10. a b c (em coreano) Gaon Singles Chart. Gaon Chart. Página visitada em July 15, 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]