Canadá Superior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alto Canadá

Província
(Reino Unido)

Union flag 1606 (Kings Colors).svg
1791 – 1841 Flag of the United Kingdom.svg

Bandeira de Alto Canadá

Bandeira

Localização de Alto Canadá
Continente América do Norte
Capital Newark (hoje Niagara-on-the-Lake) (1792 - 1797)
York (rebaptizada Toronto em 1834) 1797 - 1841
Língua oficial Inglês
Religião Anglicanismo
Governo Colónia Britânica
Soberano
 • 1791-1820 Jorge III
 • 1837-1841 Vitória
História
 • 1791 Fundação
 • 1841 Dissolução

Canadá Superior ou Alto Canadá (em inglês: Upper Canada) é o nome dado à região no alto do Rio São Lourenço e ao norte dos Grandes Lagos, nos primórdios da história da América do Norte. Esta área constitui atualmente o sul da província de Ontário.

O Canadá Superior foi uma província britânica que existiu entre 1791 e 1841. O seu nome reflecte a sua altitude, e não a latitude, situando-se a montante do Baixo Canadá. Em relação à latitude, o Canadá Superior está até a sul do Baixo Canadá.

A província incluía o actual Ontário e as áreas que formaram parte da Nova França, essencialmente as bacias do Rio Ottawa, Lago Huron e Lago Superior. Não incluía nenhuma área na bacia da Baía de Hudson.

Passou do controlo francês ao britânico pelo Tratado de Paris (1763). Foi incorporado na Província do Quebec pelo Ato de Quebec de 1774. Tornou-se uma entidade política em 26 de Dezembro de 1791 com a aprovação do Acto Constitucional pelo Parlamento da Grã-Bretanha. O Acto dividia a Província do Quebec em Alto Canadá e Baixo Canadá. A divisão visava possibilitar que colonizadores americanos leais à coroa britânica e imigrantes britânicos pudessem ter leis e instituições inglesas, enquanto que a população francófona do Baixo Canadá pudesse manter a legislação civil francesa e a prática da religião católica.

A colónia era administrada por um tenente-governador, conselho legislativo e assembleia legislativa. O primeiro administrador foi John Graves Simcoe. Em 1 de Fevereiro de 1796 a capital foi movida de Newark (actual Niagara-on-the-Lake) para Yotrk (hoje a cidade de Toronto), julgada menos vulnerável ao ataque dos americanos.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História do Canadá é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.