Canal 9 (Argentina)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Canal 9
LS 83 TV Canal 9 Buenos Aires
País  Argentina
Fundação
por Remigio Angel Gonzalez
Página oficial canal9.com.ar


Canal 9 é uma emissora de televisão Argentina localizada em Buenos Aires.

A primeira emissora privada da Argentina foi fundada em 9 de Julho de 1960, Dia da Independência da Argentina. Durante esse período, Canal 9 foi controlado por companhias estrangeiras.

Em 1963 Alejandro Romay, que foi senhor da Radio Libertad, tornou-se o controlador do Canal 9, e nos anos seguintes ele adquiriu parte da emissora de accionistas estrangeiros. Canal 9 foi a primeira emissora a operar somente para a capital da Argentina.

Em 1974, durante o Governo de Perón, Canal 9 foi controlado pelo governo, e em 1984, ele foi privatizado. A emissora foi retomada por Alejandro Romay, e este controlou a emissora até 1997. Ele era conhecido na Argentina como o "Czar da Televisão". A emissora foi renomeada como "Canal 9 Libertad". Ela foi vendida para o grupo Australiano Prime Television em 1997.

A emissora passou a ser chamada de "Azul Televisión". Nessa época, 51% da emissora foi vendida para o Grupo Telefónica, que controlava o rival da Azul Telefé.

Azul Televisión foi vendida em 2002 por uma sociedade de jornalistas, liderada pelo empresário de mídia Daniel Hadad. A estação foi renomeada Canal 9, e a situação continua assim até hoje.

Canal 9 foi popularmente conhecido como "el canal de la palomita" ("o canal da pomba"), pois a pomba branca pequena foi o símbolo dela.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]