Canal Nou 24

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Canal Nou 24

Informações gerais
Nome comercial Nou 24
Tipo DVB-T
Programação Informativa
Proprietário Radiotelevisió Valenciana
País  Espanha
Inícios de transmissões 1 de Março de 2009
Formato de imagem 4:3
Área de Transmissão Comunidade Valenciana
Localização Burjassot, Valência
Canais irmãos Canal Nou
Canal Nou Dos
Canal Nou Internacional
Canal Nou HD
Página Oficial
Em Directo

Canal Nou 24 (Canal Nou Vint-i-quatre, valenciano para "Canal Nove Vinte e quatro") é o terceiro canal de televisão da entidade pública espanhola Ràdio Televisió Valenciana (RTVV), depois do Canal Nou e do canal Punt 2, agora Canal Nou Dos. Inicialmente transmitia exclusivamente pela TDT, no multiplex da RTVV, que cobre 96% da Comunidade Valenciana, mas desde o dia 30 de Março de 2009 passou a substituir o canal Punt 2 no analógico [1] , dias depois do trespasso dos informativos do canal Punt 2 ao Canal Nou 24. A sua emissão em provas iniciou-se no dia 3 de Fevereiro de 2009.[2]

Programação[editar | editar código-fonte]

O canal é de carácter informativo e emite boletins de noticias de 30 minutos de duração a cada meia hora e à hora certa. Em algumas ocasiões, estes boletins redifundem-se ou alternam-se com reportagens de investigação, mini-entrevistas com personagens da actualidade, debates, etc. Também se reemitem por este canal os informativos de Canal Nou, Notícies 9 (NT9) e os programas culturais do canal Punt 2. Desde o dia 20 de Março de 2009, o canal absorve os dois espaços informativos do canal Punt 2, NT9 Sords e 24.2 Notícies, passando a emiti-los em exclusivo e com outro nome, Nou 24 Sords e Nou 24 Nit

Programas[editar | editar código-fonte]

Para além dos boletins informativos, estes são alguns dos espaços que fazem parte da grelha do canal:

  • Reportagens (Dossiers, Nou 24 En el Record, Nou 24 El Reportatge): São noticias com uma larga duração ou mini-reportagens de temas actuais com uma duração de entre 5 e 10 minutos. Elaboram-se principalmente com o material que, sobre um tema determinado, se trabalha durante vários dias seguidos nas diferentes secções da redacção. É uma forma de aprofundar alguns temas da actualidade. Geralmente são emitidas no período de uma semana.
  • Entrevista (L'Entrevista Nou 24 Nit)
  • Meteorologia (L'Oratge): de 3 a 5 minutos de duração. Espaço no qual se emite, sem apresentador ou narrador, a previsão do tempo mostrando os mapas de símbolos, temperaturas registadas e fotografias dos telespectadores.
  • Ajustes (Nou 24 L'Apunt, Nou 24 Cultura e Nou 24 No Comment): Micro-espaços de conteúdo atemporal, o que permite a sua emissão em qualquer momento e servem de ajuste da programação.
  • Debates (Fútbol Express, Nou 24 A Dos Societat/Tendències/Esports/Internacional/Economia): Debates que giram em torno a um tema, sendo uma tertúlia futebolística no caso de Fútbol Express e um debate cara a cara no caso de Nou 24 A Dos..., onde cada dia da semana se trata de um assunto diferente.

Referências