Canal Nou Dos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Canal Nou Dos

Informações gerais
Nome comercial Canal Nou Dos
Nomes anteriores Notícies 9 (1997-1998)
Punt 2 (1998-2010)
Tipo DVB-T
Programação Cultural
Proprietário Radiotelevisió Valenciana
País Espanha Espanha
Início de transmissões 9 de Outubro de 1997
Encerramento de transmissões 5 de Julho de 2013
Formato de imagem 4:3
Média de audiência 0,5% (Junho de 2010)
Área de transmissão Comunidade Valenciana
Localização Burjassot, Valência
Canais irmãos Canal Nou
Canal Nou HD
Canal Nou 24
Canal Nou Internacional
Língua Valenciano
Página Oficial

Canal Nou Dos, valenciano para "Canal Nove Dois") foi o segundo canal de televisão da entidade pública Radiotelevisió Valenciana (RTVV), depois do Canal Nou. A sua oferta televisiva conta com os espaços infantis "Babaclub" e "Sambòrik", documentários, programas culturais ("Encontres"), desportivos ("Minut a Minut") e outros programas que pretendem a divulgação da cultura e tradições valencianas. Ao contrário do que acontece com Canal Nou, que transmite em castelhano e valenciano, Canal Nou Dos transmite apenas em valenciano.

História[editar | editar código-fonte]

O canal nasceu no dia 9 de Outubro de 1997 com o nome de Notícies 9, um canal dedicado aos programas informativos de produção própria da RTVV. Ao mudar o nome do canal para Punt 2, iniciou-se uma nova etapa com programas informativos, documentários e culturais, bem como programas desportivos ao fim de semana. No dia 9 de Outubro de 2005, o canal muda a sua imagem corporativa, assim como todo o grupo RTVV, estilizando-se e redesenhando-se o logótipo, dando mais importância ao número 2 e reduzindo o ponto que se encontra ao lado.[1] No dia 6 de Setembro de 2010, o canal muda de nome para Canal Nou Dos.

Programação[editar | editar código-fonte]

Enquanto que Canal Nou emite em castelhano e valenciano, o Canal Nou Dos transmite integramente em valenciano. Este canal está muito ligado à cultura valenciana, emitindo programas como "Cor de Festa" (programa semanal onde se podem ver reportagens sobre as festas de várias localidades, bem como entrevistas, etc.) e "Bandàlia" (onde se fazem reportagens sobre as bandas da Comunidade Valenciana). Para além disso, uma grande parte da programação do canal é dedicada às crianças com o programa Babaclub. Também se emitem aos Sábados os jogos das equipas valencianas de 2ª divisão da liga espanhola de futebol e aos Domingos a liga ACB de basquetebol.

Desde o dia 30 de Março de 2009, o Canal Nou Dos cedeu o seu espaço na televisão analógica ao sinal do canal de informação da televisão valenciana, Canal Nou 24 e passou a emitir exclusivamente pela TDT, no multiplex da RTVV, que tem uma cobertura que alcança 96% da Comunidade Valenciana [2]. Além disso, os espaços informativos que se encontravam neste canal (24.2 Notícies) foram trespassados ao novo canal, Canal Nou 24.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Referências