Canal da Nicarágua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Concepção artística do canal proposto, 1899
Cartum de 1895 defendendo a ação dos EUA para a construção do Canal da Nicarágua.

O Canal da Nicarágua é um canal hipotético que ligaria o Mar do Caribe, e, portanto, o Oceano Atlântico, com o Oceano Pacífico, através da Nicarágua, na América Central. Tal canal iria seguir rios até o Lago Nicarágua e, em seguida, atravessaria o istmo de Rivas para alcançar o Pacífico.

A construção de um canal ao longo do percurso utilizando o Rio San Juan foi proposto na época colonial. Luís Napoleão escreveu um artigo sobre a sua viabilidade no início do século XIX. Os planos dos Estados Unidos para construir um canal foram abandonados no início do século XX, após a aquisição dos interesses franceses no Canal do Panamá, a um custo razoável. A especulação sobre um novo canal continua, no entanto, o aumento constante no mundo marítimo, juntamente com a possibilidade de criar rotas mais curtas de navegação, pode tornar este projeto viável. Alternativamente, uma estrada de ferro, ou uma estrada de ferro combinada e um oleoduto, poderiam ser construídos para ligar os portos do Atlântico e a costa do Pacífico.

Referências

  • Mellander, Gustavo A.(1971) The United States in Panamanian Politics: The Intriguing Formative Years. Daville,Ill.:Interstate Publishers. OCLC 138568.
  • Mellander, Gustavo A.; Nelly Maldonado Mellander (1999). Charles Edward Magoon: The Panama Years. Río Piedras, Puerto Rico: Editorial Plaza Mayor. ISBN 1563281554. OCLC 42970390.
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.