Canal de Corinto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Canal de Corinto

O Canal de Corinto é um canal que liga o Golfo de Corinto com o Mar Egeu. Ele passa pelo istmo de Corinto, e separa a península do Peloponeso da parte principal da Grécia, e torna o Peloponeso efetivamente uma ilha.

O canal possui 6.3 km de comprimento, e foi construído entre 1881 e 1893. Torna a locomoção de barcos pequenos na região mais fácil, uma vez que elas assim não precisam dar a volta em cerca de 400 km, em torno do Peloponeso. Porém, por ter apenas 21 metros de largura, é muito estreita para cargueiros internacionais. O canal é atualmente usado principalmente por barcos turísticos: 11 mil barcos navegam pelo canal anualmente.

A primeira tentativa de construir um canal na região aconteceu no ano de 67, em uma tentativa realizada pelo imperador romano Nero, que ordenou a 6 mil escravos a escavarem a região usando pás. No ano seguinte, Nero morreu, e seu sucessor, Galba, abandonou o projeto, por ser caro demais.

Robbie Madison, piloto australiano de motocross freestyle fez algo que parecia impossível. Ultrapassou pela primeira vez na história o Canal do Corinto, na Grécia, voandou a uma altura de 95 metros e uma distância de 85 metros, com velocidade de 120 km/h.

O australiano utilizou uma rampa, que foi especialmente construída para o salto. Muitos pilotos já tiveram a ideia de saltar do canal, construído em 1893, mas Robbie foi o único a realizar tal façanha, a bordo de sua Honda 500. “ Passar o Canal de Corinto era um desafio. E o primeiro obstáculo que enfrentei foi o meu medo. Eu acredito que temos de enfrentar alguns riscos e embarcar em um desafio para crescermos na vida “, disse.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Canal de Corinto
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.