Canal de Corinto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Canal de Corinto

O canal de Corinto é um canal que liga o golfo de Corinto com o mar Egeu. Ele passa pelo istmo de Corinto, e separa a península do Peloponeso da parte principal da Grécia, e torna o Peloponeso efetivamente uma ilha.

O canal possui 6,3 km de comprimento, e foi construído entre 1881 e 1893.[1] Torna a locomoção de barcos pequenos na região mais fácil, uma vez que elas assim não precisam dar a volta em cerca de 700 km, em torno do Peloponeso. Porém, por ter apenas 21 metros de largura, é muito estreito para cargueiros internacionais. O canal é atualmente usado principalmente por barcos turísticos: 11 mil barcos navegam pelo canal anualmente.

A primeira tentativa de construir um canal na região aconteceu no ano de 67, em uma tentativa realizada pelo imperador romano Nero, que ordenou a seis mil escravos escavarem a região usando pás. No ano seguinte, Nero morreu, e seu sucessor, Galba, abandonou o projeto, por ser caro demais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Facaros, Dana; Theodorou, Linda (1 de maio de 2003). Greece. [S.l.]: New Holland Publishers. p. 172. ISBN 978-1-86011-898-2. Consultado em 24 de julho de 2011. Cópia arquivada em 6 de junho de 2013 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Canal de Corinto
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.