Canal de São Lourenço

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Comporta Eisenhower em Massena, NY, Estados Unidos.

O Canal de São Lourenço (em inglês: Saint Lawrence Seaway e em francês: La Voie Maritime du Saint-Laurent), é o nome comum para um sistema de eclusas e canais que permite que navios transoceânicos viagem do oceano Atlântico aos Grandes Lagos na América do Norte, até ao lago Superior. Legalmente, o canal se estende a partir de Montreal para o lago Erie, incluindo o Canal de Welland. O canal recebeu esse nome por causa do rio São Lourenço, que vai do Lago Ontário até ao oceano Atlântico. Esta seção do canal não é um canal contínuo, mas inclui trechos de canais navegáveis no rio, uma série de comportas, bem como canais feitos para contornar corredeiras e barragens no interior. Um número de bloqueios são gerenciados pela canadense Saint Lawrence Seaway Management Corporation e outros pela Saint Lawrence Seaway EUA Development Corporation.

Ícone de esboço Este artigo sobre o Canadá é um esboço relacionado ao Projeto América do Norte. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre os Estados Unidos é um esboço relacionado ao Projeto América do Norte. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.