Zuid-Willemsvaart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Canal de Zuid-Willemsvaart)
Zuid-Willemsvaart
Localização do Zuid-Willemsvaart no mapa dos Países Baixos
Localização do Zuid-Willemsvaart no mapa dos Países Baixos

Localização do Zuid-Willemsvaart
no mapa dos Países Baixos
Comprimento 123 km
Classe de navio II
Inauguração 1826
Origem Mosa em Maastricht
Foz Mosa em 's-Hertogenbosch
Províncias que atravessa Limburgo belga
Limburgo neerlandês
Brabante do Norte
Países  Bélgica
 Países Baixos

O Zuid-Willemsvaart ("Canal de Guilherme Sul") é um canal no sul dos Países Baixos, que cria um atalho no rio Mosa (em neerlandês: Maas) entre as cidades de Maastricht e 's-Hertogenbosch. O canal recebe esse nome em homenagem ao rei Guilherme I dos Países Baixos, acrescido de "Sul" para evitar confusão com outros dois canais que também recebem o nome do antigo monarca: o Willemsvaart perto de Zwolle e o Noord-Willemskanaal na província de Groninga.

O rei Guilherme ordenou o planejamento do canal, e a construção foi iniciada em 1823. O canal foi concluído em 1826. Os 123 km de comprimento do canal atravessam a província belga de Limburgo, a província neerlandesa de Limburgo e, a maior parte, através da província nerlandesa de Brabante do Norte. Na época da construção do canal, todas estas regiões faziam parte do Reino Unido dos Países Baixos (1815–1830/39).

O canal criou novas possibilidades para o desenvolvimento de pobres cidades de solos arenosos em Brabante do Norte, tais como Helmond e Veghel e criou uma rota alternativa de comércio para os navios que não queriam navegar pelo rio Mosa.

Atualmente, o canal está sendo ampliado para comportar navios de maior tonelagem e, portanto, possibilitar o desenvolvimento de grandes indústrias.

Ponte sobre o canal em Weert .
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.