Canal do Itajuru

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Canal do Itajuru, no Rio de Janeiro

O Canal do Itajuru é um canal com seis quilômetros de extensão[1] navegáveis localizado no estado do Rio de Janeiro. Liga a laguna Araruama ao oceano Atlântico.[1] Está localizado nos municípios de São Pedro da Aldeia e, na sua maior parte, em Cabo Frio.

Há diversas opções de passeios de barco com roteiros diferenciados. Há também o calçadão, a feira de artesanato[1] e lindas mansões ao longo dos condomínios Moringa e Moringuinha. Tem seu ponto mais conhecido no centro da cidade, em frente ao bairro da Gamboa, em Cabo Frio. Também é lá que as escunas ficam ancoradas para passeios por todo o Canal do Itajuru, incluindo roteiros em diversas praias.[1] Caminhando na Av. dos Pescadores, ao final de onde se pode admirar o canal a pé, fica a praia de São Bento.

Em 1907 foi erguida nas águas do Canal do Itajuru a estátua de um anjo de asas abertas, chamada Deusa da Vitória, com nove metros de altura.[2] A força das correntezas inclinou a estátua, levando a população à batizá-la de Anjo Caído.[2] A estátua foi construída para comemorar a abertura dos canais da laguna, que facilitaram a entrada das embarcações de sal na cidade.[2]

Nos últimos anos o canal foi alargado para oxigenar a laguna Araruama, em detrimento da mortandade de animais marinhos provocados pelo baixo fluxo aquífero e principalmente, pelo esgoto não tratado lançado in natura tanto na lagoa quanto na orla do canal.

O canal possui marinas e praias[1] de grande beleza localizadas na Ilha do Japonês.

Vista panorâmica do Canal do Itajuru

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Canal do Itajuru
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.