Cananefates

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A costa continental da ilha onde estavam alojados grande parte dos grupos germânicos.

Os Cananefates (ou Canninefates, Caninefates, ou Canenefatae; significado senhores de leek[1] - era uma tribo germânica que viveu no delta, na Renânia, na parte ocidental da ilha dos Batavos (província de Germânia Inferior), atualmente Betuwe na parte oeste da Holanda), na era romana, antes e durante a conquista romana. Eles viviam sobre um solo arenoso, propício para o cultivo de cebolas e, hoje, favorável à cultura de tulipas.

No início da rebelião Bataviana sob Caio Júlio Civil no anárquico ano de 69, os batavos mandaram emissários aos Cananefates a exortá-los à adoção de uma política comum. "Esta é uma tribo - diz Tácito (Em seu IV livro de Histórias[2] ) - que habita uma parte da ilha, e se assemelha ao batavos em sua origem, sua linguagem e seu caráter corajoso, mas é inferior em número." No levante fracassado que se seguiu, os Cananefates foram liderados por seu chefe Brino, filho de um outro chefe que tinha enfrentado, anos antes, Calígula.

A capital da civitas dos Cananefates foi Fórum de Adriano.

Localização[editar | editar código-fonte]

Quando os romanos chegaram, várias tribos foram localizados na região dos Países Baixos, que residiam nas partes habitáveis mais altas, especialmente no leste e sul. Essas tribos não deixaram registros escritos. Todas as informações conhecidas sobre elas durante este período pré-romano é baseada no que os romanos, mais tarde, escreveram sobre as mesmas.

O local aproximado (hoje Holanda) onde as tribos germânicas se assentaram no séc. I. Os limites exatos são desconhecidos entretanto, e H a M em particular, não devem ser considerados como representações exatas.

As tribos mostrado no mapa à esquerda são:

Outros grupos tribais não mostrados neste mapa, mas associado com a Holanda são:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

Referências

  1. Nota de rodapé|O termo Leek, foi derivado de Leke, riacho, que banha a cidade de Leek Groningen, na Holanda. A cidade é, por vezes também chamado de "O Leek" e as pessoas do Leek são chamadas de "Leeksters" = mestres.
  2. Lauran Toorians, De Cananefaten em taalkundig Perspectief. In: W. de Jonge, Bazelmans J. e de DH Jager (eds.), Fórum Hadriani. Van Romeinse stad monumento tot. Utrecht de 2006

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.