Canasta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Canasta

A canasta, que no Brasil é também chamada de canastra ou tranca, é um jogo de cartas para dois a quatro jogadores (quatro jogadores jogam a pares). É jogado com 2 baralhos e 4 jokers [1] . O seu objetivo é fazer canastas (sete cartas iguais, como por exemplo 7 quatros, ou 4 cartas iguais mais jokers (bestões) ou dois (bestinhos), ganhando pontos e acabando as cartas que se têm na mão. O jogo vai-se repetindo até que um dos jogadores (ou pares) alcance o número de pontos acordado, geralmente os 5000 pontos.

As regras gerais do jogo são semelhantes ao buraco[1] , com exceção das citadas abaixo:

obs: Ternos refere-se a carta número 3, duke ou bestinho refere-se a carta número dois, que no buraco chama-se coringa.

  • Os ternos vermelhos são flores, com o valor de cem pontos cada; o conjunto das quatro flores é designado por bouquet e vale oitocentos pontos.
  • Os ternos pretos são travões; tem valor nulo no monte (não podem ser recolhidos), no fim do jogo não têm valor. São as únicas cartas que não valem pontos na contagem do fim do jogo.
  • Os bestes (duques - vinte pontos) ou os bestões (jokers - cinquenta pontos) podem travar o monte, isto é, só se pode ir buscar o monte com um par de cartas na mão.
  • No final da mão, se não se tiver fechado pelo menos uma canasta desconta-se tudo, o que se tem na mão e o que se abriu na mesa, levando o jogador para o "buraco", contagem negativa.

Referências

  1. a b [1]
Veja também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Jogos de cartas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.