Cangalha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma cangalha de estilo militar utilizada nos Estados Unidos

Cangalha é um artefato feito de madeira ou ferro, normalmente acolchoado, que se coloca no lombo de mulas, cavalos, jumentos e outras bestas para pendurar carga.

Numa cangalha pronta encontra-se essencialmente: madeira, couro, tecido, paina (atualmente vê-se muito pregos e argolas de metal, também). À cangalha fixam-se os cambitos - forquilhas ou ganchos em forma de V, de madeira, que sustentam a carga, que pode estar em fardos ou em grandes cestos (balaios ou caçuás) de taquara, bambu, vime ou cipó, sem tampa e com alças de cordas.

Cangalha pode ser, também, sinônimo de canga. Todavia, nesse caso trata-se de um galho de arvore em forma de Y, ou uma vareta de médio calibre, que é preso ao pescoço de gado arruaceiro com tendência de invadir plantações. A fixação no pescoço do animal é feita por meio de uma corda que une a duas partes da bifurcação superior da canga, passando por cima do membro (isso no caso do formato em Y) ou por uma corda que é presa nas extremidades do terço médio do artefato, passando a vareta de um dos lados do pescoço e do outro a corda.

Ver também[editar | editar código-fonte]