Canigou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Canigó / Canigou
Canigó, December 2004
Canigó / Canigou está localizado em: Topografia dos Pirineus
Canigó / Canigou
Mapa topográfico dos Pirinéus em Inglês.
Coordenadas 42° 31' 10" N 2° 27' 22" E
Altitude 2,784 m
Proeminência 550 m
Localização Pirenéus Orientais (França)
Continente Europa
Primeira ascensão 1285 por Pedro III de Aragão
Rota mais fácil Excursionismo
Para outros usos desse término, veja Canigó (desambiguação)

O Canigó (nome oficial desde 13 de julho de 2012) é um maciço montanhoso dos Pirenéus, localizado em Roussillon (Pirenéus Orientais no sul da França), entre as comarcas de Conflent, Vallespir e Roussillon.

A cimeira, chamada "pico do Canigou", tem 2784 m de altitude. Apesar de sua altura moderada, foi considerada a montanha mais alta dos Pirenéus devido a inclinação abrupta que separa a planície de Roussillon, tornando-o mais impressionante do que outras montanhas mais encaixadas e localizados entre vales mais elevados.

Nele estão os mosteiros de San Martín del Canigó e San Miguel de Cuixá. Por conseguinte, a montanha possui um significado especial para o catalanismo, que ainda o mantém.

Canigou inspirou músicas, com canções que começam com as palavras:

Muntanyes de Canigó, fresques són i regalades

Assim como o poema Canigó de Verdaguer.

O Ministério Francês da Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia declarou o maciço de Canigó, um grande sítio nacional da França e oficialmente mudou o francês 'Canigou' pelo seu nome em catalão 'Canigó'. A explicação oferecida pelo referido Ministério, o considera como uma 'montanha sagrada dos catalães' Canigou.[1]

A chama de Canigó[editar | editar código-fonte]

Como é uma cimeira de fácil acesso, muita gente se atreve em subir nela. Mas é em 22 de junho quando sobe mais gente, para acender uma fogueira que fica sob vigilância a noite inteira. No dia seguinte, eles vão até Perpignan com tochas acendidas dessa fogueira e regressam cada um a seu lugar de origem para, segundo a tradição, acender todas as fogueiras da noite de San Juan de Catalunha.

Referências