Cannes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cannes
—  Comuna francesa França  —
Vista panorâmica de Cannes
Vista panorâmica de Cannes
Brasão de armas de Cannes
Brasão de armas
Cannes está localizado em: França
Cannes
Localização de Cannes na França
43° 33' 12" N 07° 01' 20" E
País  França
Região Blason région fr Provence-Alpes-Côte d'Azur.svg Provence-Alpes-Côte d'Azur
Departamento Nice Arms.svg Alpes Marítimos
Área
 - Total 19,62 km²
Altitude máxima 260 m (853 pés)
Altitude mínima 0 m (0 pés)
População (2010)
 - Total 73 234
    • Densidade 3 732,6/km2 
Gentílico: Cannois
Código Postal 06400
Código INSEE 06029
Sítio http://www.cannes.fr

Cannes (em occitano Canas) é uma cidade do sul da França, no departamento de Alpes-Maritimes, situada à beira do mar Mediterrâneo, na Costa Azul (Côte d'Azur). É um destino turístico movimentado, por sediar anualmente o Festival de Cinema de Cannes, o maior evento mundial da categoria.

História[editar | editar código-fonte]

Desde a Idade Média até o início do século XIX, Cannes era uma pequena aldeia de agricultores e pescadores. No início da década de 1830, a aristocracia francesa e estrangeira construíram residências de férias na região, transformando gradualmente a cidade em uma cidade turística.

O responsável do crescimento de Cannes é Lord Henry Peter Brougham (1778-1868). Naquela época um respeitado e talentoso político, ele descobriu Cannes 1834, a caminho da Itália. Após ter comprado terras ao oeste de Suquet, ele se serviu de seus vários contatos com os políticos franceses para ajudar a desenvolver a Riviera francesa.

Demografia[editar | editar código-fonte]

A população da cidade de Cannes evoluiu relativamente nos últimos anos. O primeiro censo na cidade ocorreu em 1793, que registrou 2 626 habitantes. Após o primeiro censo, houve um crescimento lento, que não excedeu 4 000 residentes em 1846. Vinte anos depois, em 1866, foram registrados 9 000 habitantes, tendo aumentado para 14 000 habitantes em 1876.

Economia[editar | editar código-fonte]

A principal atividade de Cannes é o turismo. Existem diversos hotéis e lojas de luxo na cidade. Na beira do mar, a sua célebre avenida da Croisette é um dos principais pontos turísticos, bem como as ilhas Lérins, ao largo da costa, que fazem parte da cidade.

A região em torno de Cannes desenvolveu-se em um pólo de alta tecnologia. A technopolis de Sophia-Antipolis situa-se nas colinas além de Cannes.

Estrutura urbana[editar | editar código-fonte]

Educação[editar | editar código-fonte]

A cidade de Cannes está ligada à Academia de Nice, que possui 230 instituições de ensino públicas e privadas.[1] Entre as instituições educacionais públicas, destacam-se as unidades de ensino de Bocca Copos, Marcel Pagnol, Eugene Vial e Alice Maurice. Entre as privadas, destacam-se as escolas católicas Institut Stanislas, St. Mary-of-Chavagnes e Saint-Joseph, além da Escola Judaica de Cannes, a escola judaica Gan Kerem Menahem e, finalmente, a escola privada Toutinegras.[2]

Há várias instituições de ensino superior e técnico na localidade, entre as quais são notáveis: O Instituto Universitário de Tecnologia da França, que possui um campus na cidade e é filiado à Universidade de Nice Sophia-Antipolis;[3] o Instituto de Educação em Enfermagem de Cannes, a Escola Superior de Comércio, Comunicação e Gestão (ESCCG) e uma unidade de ensino da Escola Pigier, uma rede privada de escolas técnicas e centros profissionalizantes francesa.[4] A Faculdade de Negócios de Cannes é gerenciada pelo município em parceria com entidades e oferece uma variedade de habilidades de treinamento.[5]

Cidades irmãs[editar | editar código-fonte]

Cultura e sociedade[editar | editar código-fonte]

Cannes é conhecida mundialmente por sediar o Festival de Cinema de Cannes, o maior e mais célebre festival da categoria do mundo. Entretanto, a cidade apresenta outros diversos festivais e eventos, tais como:

  • O Festival de Cinema de Cannes (em francês: Le Festival Internacional du Film de Cannes ou simplesmente Le Festival de Cannes): Fundado em 1939, é realizado anualmente, comumente em maio;
  • Midem, a feira mais importante para a indústria da música;
  • MIPIM, a maior feira de propriedades do mundo;
  • O Festival de Publicidade de Cannes, criado em 1953 e realizado em junho;

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Cannes