Cannoli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Cannoli (ou cannolo) é uma sobremesa proveniente da Sicília. No singular cannolo, tem o significado de "pequeno tubo". Os cannoli são bem populares na cozinha italiana nos Estados Unidos. Consiste em uma massa doce frita em formato de tubo, recheada de um creme de queijo ricota (ou mascarpone), com a adição de baunilha, chocolate, pistache, vinho Marsala, água de rosas entre outros ingredientes alternativos.

Alguns chefes adicionam succade e chocolate em lascas.

História[editar | editar código-fonte]

bandeja de Cannoli

Originado em Palermo e Messina, o cannoli era feito historicamente durante as festividades do carnevale italiano, provavelmente como um símbolo de fertilidade. Embora tenham influências gregas e árabes, assim como a cassata siciliana, o cannoli foi produzido ainda antes da dominação árabe. No ano de 75 A.D., sendo questor da Sicilia ocidental em Marsala, Marco Túlio Cícero se refere ao "tubus farinarius, dulcissimo, edulio ex lacte factus", ou seja, ao "doce tubo de massa de farinha recheado com creme de leite".

No Brasil, o cannoli é tradicionalmente vendido nos intervalos de partida do Clube Atlético Juventus, no Estádio Conde Rodolfo Crespi, na Rua Javari em São Paulo. Também pode ser encontrado na Cantina Castelões, no bairro do Brás. A mais antiga Cantina e Pizzaria do Brasil, fundada em 1924. Ela é considerada uma das melhores pizzaria do mundo, ao lado da L' Antica Pizzeria da Michele, em Nápoles. Isso segundo o governo italiano, que fez a homenagem através do vice-cônsul da Itália em SP Marco Leone. Avessa a mudança ou modernismo, ela faz o cannoli tradicional siciliano.

Variações americanas[editar | editar código-fonte]

Os cannolis de docerias italianas nos Estados Unidos podem se diferenciar um pouco do cannoli original, provavelmente devido às adaptações feitas por imigrantes italianos durante o século XIX, que se depararam com uma certa dificuldade em encontrar os ingredientes originais na América. Os cannolis americanos ainda podem conter ricotta, embora mascarpone seja um pouco mais raro. Os recheios também podem variar, de pudim de leite à maisena. Em outros, o creme pode ser feito com baunilha, aroma de laranja ou um pouco de canela. Pistaches fatiados, pequenos pedaços de chocolate amargo e cascas de citrus cristalizados também são comumente usados, nas bordas do recheio, assim como ervas salpicadas, como decorativo.

Cannoli na cultura pop[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]