Canopla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}
Canopla da RedeTV!.

Canopla (Microphone flag, em inglês) é o nome que se dá à peça que contém o logotipo da emissora, e que envolve o microfone. Geralmente, a peça é feita em resina, podendo ser confeccionada em outros materiais.

Origem[editar | editar código-fonte]

As origens das canoplas remetem à década de 50, na qual rádios norte-americanas começaram a utilizar pesadas peças de metal. Em sites de vendas da internet, como o eBay, é possível encontrar para comprar canoplas antigas, como da KCMK Radio. Porém, é possível comprar também canoplas em que é possível inserir o logotipo de papel. Além disso, ainda é possível comprar canoplas de emissoras reais, como ESPN e ABC, mas tudo isso no eBay.

Canoplas no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, as canoplas começaram a ser produzidas nos anos 60, por uma empresa que até hoje está no mercado e continua sendo fornecedora exclusiva da Rede Globo e suas afiliadas. Atualmente as TVs utilizam diferentes tipos de microfones e canoplas, porém, a tradicional é a de resina, sem espuma. Veja, abaixo, o nome das emissoras, o tipo de canopla que elas usam e o que está impresso nelas:

A Rede Globo usa uma canopla cúbica, que é branca (à exceção da Rede Amazônica-Afiliada Rede Globo, que usa uma cinza). Ela pode ter o logotipo da Globo nas quatro faces (TV Globo SP, RJ, PE, MG, DF e Internacional), o logotipo Globo e o logotipo da afiliada, ou o logotipo Globo e o logotipo do SporTV. Algumas emissoras usam o logotipo antigo da Rede Globo, mas outras já se adaptaram ao novo logotipo da emissora, como a Globo DF, a Globo PE, a TV Gazeta de Alagoas, a Globo SP e a Globo Rio.

A Globo News é a única emissora a usar uma canopla retangular, com as faces que tem o logo da Globo medindo 6cm de largura e as faces que tem o dizer News com 10cm de largura. Além dessas, alguns correspondentes usam canoplas quadradas com o News menor.

A Rede Record usa uma canopla triangular, na cor branca. Em casos raros, há dois logotipos da emissora e uma da afiliada, mas na maioria das vezes, as três faces têm o logotipo da Record.

A Record News também usa uma canopla triangular na cor branca, porém há duas faces com a marca da Rede Record, em tons azuis, e uma face com o News.

O SBT utiliza uma canopla com quatro faces redondas, na cor cinza-escuro, com as letras S, B e T em alto-relevo. Na maioria das vezes, há dois logotipos do SBT e dois da afiliada, mas pode acontecer de haver quatro logotipos do SBT. Durante a exibição do teleton Brasil de 2008 e 2009, foram usadas canoplas com o logotipo do teleton nas duas fases opostas.

A Rede CNT usa uma canopla cúbica, branca, com o logotipo da emissora nas quatro faces.

A RedeTV! usa uma canopla em forma de globo (redonda), com seu logotipo repetida duas ou três vezes ao longo de seu corpo, na cor branca. É uma das mais extravagantes, por ser azul.

A TV Bandeirantes utiliza, em seus microfones, uma canopla azul-escuro, em forma de paralelepípedo achatado no centro (como a canopla verde-e-branca usada no início dos Anos 2000, com quatro logotipos da Band em alto-relevo.

O site GloboEsporte.com usa uma canopla ovalada, preta, com o logotipo "Globo Esporte.com" em branco.

A MTV Brasil usa uma canopla cúbica de cor preta, com as pontas arredondadas, com seu logotipo nas quatro faces em cores diferentes.

A rede Telecine (cinema na TV paga) exibe, em seus intervalos, o programa "CineView", mostrando lançamentos de filmes e entrevistas. A repórter que apresenta o programa usa um microfone com uma canopla cúbica na cor branca, e o logotipo do programa está em vermelho (CINE) e preto (VIEW).

A UCG (Universidade Católica de Goiás) também tem um canal de televisão, o UCGTV. A canopla é branca, com o logotipo da universidade em azul.

A TV Pampa tem uma canopla azul, em forma de cubo, maior que as comuns. Nela, o logotipo da emissora aparece nas quatro faces com a inscrição "tv pampa", em letras minúsculas, embaixo.

Rádios também usam canoplas. Veja abaixo alguns exemplos:

A Rádio Itatiaia marca presença com seu microfone e sua canopla triangular branca, com o logotipo da rádio em azul.

A Super Rádio Tupi também utiliza um microfone com canopla cúbica, na cor branca, e seu logotipo em vermelho.

A Rádio Globo utiliza uma canopla em forma de paralelepípedo, porém menos espessa que a da Band. Ela é branca com o logotipo em azul.

A Rádio Gaúcha usa uma canopla em forma de paralelepípedo, com duas faces de cor azul-marinho com letras brancas e duas faces com fundo branco e letras azuis.

A Rádio JovemPan utiliza uma canopla muito similar às primeiras canoplas existentes, de metal.

A Rádio Guaíba utiliza dois tupos de canopla. A primeira é um paralelepípedo verde com a inscrição "RÁDIO GUAÍBA" (em letras maiúsculas) em branco. A segunda é um paralelepípedo branco com bordas arredondadas e o logotipo da Rede Record e a inscrição "Rádio Guaíba".

Composição[editar | editar código-fonte]

Originalmente a composição da canopla é uma misturas de resinas de poliéster. O encaixe perfeito no microfone dá-se através da personalização da peça, sem necessidade de espumas. A recapagem da canopla, proporciona uma melhor adaptação no video.

Atualmente, a maioria das canoplas é composta de acrílico, já que isso a torna leve, e possibilita a inserção de logotipos muito mais facilmente. E, também, as canoplas têm uma espuma por dentro, para que qualquer tipo de microfone encaixe perfeitamente.

Fotos de Canoplas[editar | editar código-fonte]

Há fotos de canoplas nos endereços abaixo: