Canopla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}
Canopla da RedeTV!.

Canopla (Microphone flag, em inglês) é o nome que se dá à peça que contém o logotipo da emissora, e que envolve o microfone. Geralmente, a peça é feita em resina, podendo ser confeccionada em outros materiais.

Origem[editar | editar código-fonte]

As origens das canoplas remetem à década de 50, na qual rádios norte-americanas começaram a utilizar pesadas peças de metal. Em sites de vendas da internet, como o eBay, é possível encontrar para comprar canoplas antigas, como da KCMK Radio. Porém, é possível comprar também canoplas em que é possível inserir o logotipo de papel. Além disso, ainda é possível comprar canoplas de emissoras reais, como ESPN e ABC, mas tudo isso no eBay.

Canoplas no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, as canoplas começaram a ser produzidas nos anos 60, por uma empresa que até hoje está no mercado e continua sendo fornecedora exclusiva da Rede Globo e suas afiliadas. Atualmente as TVs utilizam diferentes tipos de microfones e canoplas, porém, a tradicional é a de resina, sem espuma. Veja, abaixo, o nome das emissoras, o tipo de canopla que elas usam e o que está impresso nelas:

A Rede Globo usa uma canopla cúbica, que é branca (à exceção da Rede Amazônica-Afiliada Rede Globo, que usa uma cinza). Ela pode ter o logotipo da Globo nas quatro faces (TV Globo SP, RJ, PE, MG, DF e Internacional), o logotipo Globo e o logotipo da afiliada, ou o logotipo Globo e o logotipo do SporTV. Algumas emissoras usam o logotipo antigo da Rede Globo, mas outras já se adaptaram ao novo logotipo da emissora, como a Globo DF, a Globo PE, a TV Gazeta de Alagoas, a Globo SP e a Globo Rio.

A Globo News é a única emissora a usar uma canopla retangular, com as faces que tem o logo da Globo medindo 6cm de largura e as faces que tem o dizer News com 10cm de largura. Além dessas, alguns correspondentes usam canoplas quadradas com o News menor.

A Rede Record usa uma canopla triangular, na cor branca. Em casos raros, há dois logotipos da emissora e uma da afiliada, mas na maioria das vezes, as três faces têm o logotipo da Record.

A Record News também usa uma canopla triangular na cor branca, porém há duas faces com a marca da Rede Record, em tons azuis, e uma face com o News.

O SBT utiliza uma canopla com quatro faces redondas, na cor cinza-escuro, com as letras S, B e T em alto-relevo. Na maioria das vezes, há dois logotipos do SBT e dois da afiliada, mas pode acontecer de haver quatro logotipos do SBT. Durante a exibição do teleton Brasil de 2008 e 2009, foram usadas canoplas com o logotipo do teleton nas duas fases opostas.

A TV Bandeirantes utiliza, em seus microfones, uma canopla azul-escuro, em forma de paralelepípedo achatado no centro (como a canopla verde-e-branca usada no início dos Anos 2000, com quatro logotipos da Band em alto-relevo.

A TV Cultura utiliza uma canopla cúbica verde, com o logotipo da emissora em branco.

A TV Brasil utiliza uma canopla cúbica branca, com o logotipo da emissora.

A RedeTV! usa uma canopla em forma de globo (redonda), com seu logotipo repetida duas ou três vezes ao longo de seu corpo, na cor branca. É uma das mais extravagantes, por ser azul.

A Rede CNT usa uma canopla cúbica, branca, com o logotipo da emissora nas quatro faces.

O site GloboEsporte.com usa uma canopla ovalada, preta, com o logotipo "Globo Esporte.com" em branco.

A MTV Brasil usa uma canopla cúbica de cor preta, com as pontas arredondadas, com seu logotipo nas quatro faces em cores diferentes.

A rede Telecine (cinema na TV paga) exibe, em seus intervalos, o programa "CineView", mostrando lançamentos de filmes e entrevistas. A repórter que apresenta o programa usa um microfone com uma canopla cúbica na cor branca, e o logotipo do programa está em vermelho (CINE) e preto (VIEW).

A UCG (Universidade Católica de Goiás) também tem um canal de televisão, o UCGTV. A canopla é branca, com o logotipo da universidade em azul.

A TV Pampa tem uma canopla azul, em forma de cubo, maior que as comuns. Nela, o logotipo da emissora aparece nas quatro faces com a inscrição "tv pampa", em letras minúsculas, embaixo.

Rádios também usam canoplas. Veja abaixo alguns exemplos:

  • A Rádio Itatiaia marca presença com seu microfone e sua canopla triangular branca, com o logotipo da rádio em preto.
  • A Super Rádio Tupi também utiliza um microfone com canopla cúbica, na cor branca, e seu logotipo em vermelho.
  • A Rádio Bandeirantes utiliza uma canopla cúbica de fundo branco, com as letras RB em vermelho,utilizada por quase todas as emissoras próprias (a Rádio Bandeirantes Porto Alegre tem em dois dos lados o logotipo da Ipanema FM).
  • A Rádio Globo utiliza uma canopla semi-redonda com fundo azul e os dizeres "Rádio" em branco e "Globo" em laranja.
  • A Rádio Gaúcha usa uma canopla em forma de paralelepípedo, com duas faces de cor azul-marinho com letras brancas e duas faces com fundo branco e letras azuis.
  • A Rádio Grenal usa uma canopla de forma redonda com fundo preto e os dizeres RÁDIO GRENAL em dourado junto a uma bola de futebol também em dourado.
  • A Jovem Pan utilizava uma canopla muito similar às primeiras canoplas existentes, de metal. Atualmente o logotipo da emissora fica sob a espuma do microfone,não sendo mais utilizada a famosa canopla metálica.
  • A Rádio Guaíba utiliza dois tipos de canopla. A primeira é um paralelepípedo verde com a inscrição "RÁDIO GUAÍBA" (em letras maiúsculas) em branco. A segunda é um paralelepípedo branco com bordas arredondadas e o logotipo da Rede Record e a inscrição "Rádio Guaíba".

Composição[editar | editar código-fonte]

Originalmente a composição da canopla é uma misturas de resinas de poliéster. O encaixe perfeito no microfone dá-se através da personalização da peça, sem necessidade de espumas. A recapagem da canopla, proporciona uma melhor adaptação no video.

Atualmente, a maioria das canoplas é composta de acrílico, já que isso a torna leve, e possibilita a inserção de logotipos muito mais facilmente. E, também, as canoplas têm uma espuma por dentro, para que qualquer tipo de microfone encaixe perfeitamente.

Fotos de Canoplas[editar | editar código-fonte]

Há fotos de canoplas nos endereços abaixo: