Canovaccio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Canovaccio é uma estrutura teatral muito simples, que vem desde o século XV aproximadamente. Era um caderno onde aparecia no princípio o nome das personagens, ficando-se a conhecer praticamente o conteúdo. Estas estruturas tinham particularidade de descrever as situações e indicar as personagens intervenientes nelas. Os diálogos eram esboçados e cabia aos actores através da improvisação completar e desenvolver os mesmos. No início da sua aparição, o "Canevas" era recriado por "Trupes", companhias ambulantes, que andavam de terra em terra em carroças e o povo era o seu público alvo. Tinham grande capacidade naquilo que faziam. O "Canevas" constitui a base dramática da commedia dell'arte.

Ícone de esboço Este artigo sobre Teatro (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.