Cansanção (planta)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Cansanção é o nome vulgar dado a várias das espécies de vegetais das famílias Euphorbiaceae, Loasaceae e Urticaceae. Sua principal característica, comum a todas elas, é o fato de provocarem, assim como a urtiga, a sensação de queimadura ao toque com a pele.

Ao contrário da urtiga, porém, seu efeito urticante e vesiculante (causador de bolhas) é maior e mais agudo, bastando para tanto o simples contacto com seus pêlos, ao pé dos quais há uma cápsula com o líquido agressivo.

Ficheiro:///G:/FOTOS/MEINE/2010/NE/Salgueiro/IMG 3120.JPG
Cansansão fotografado em Salgueiro - PE.

Comuns no Nordeste do Brasil, as diversas espécies de cansanção são evitadas e temidas. A urina, por seu alto teor de uréia, é um antídoto eficaz, se aplicado imediatamente após o contato.

Entre as espécies assim vulgarmente designadas encontram-se:

Apesar de ser uma planta de difícil manejo, há uma crendice dos antigos que diz: se a pessoa for pegá-la que nada fale, fique calado e nenhum mal ela lhe fará.

A cansanção é mais profícua em épocas chuvosas.

No interior de Minas Gerais ela é bem conhecida e é utilizada na culinária. A ela é atribuído grande valor protéico, assim como o "ora pro nobis". Ao prepará-la como refeição deve-se lavá-la bem, picar bem fininho. Daí se refoca em panela mais pesada, como as de ferro, de preferência em gordura de porco, bastante alho, uma pimentinha malagueta e sal. Vai-se esmagando-a contra o fundo da panela, pacientemente, por 10 minutos, onde ela vai perdndo uma lixa natural que raspa na garganta. Acrescenta-se, em seguida, bastante água que, além de cozinhá-la será a base um caldo.

Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.