Canterbury (província)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Província de Canterbury foi uma Província da Nova Zelândia de 1853 até a abolição do governo provincial em 1876. A costa leste da província era limitada a norte pelo rio Hurunui e a sul pelo rio Waitaki. A fronteira oeste da província permaneceu largamente indefinida até a costa oeste constituir ela propria uma província.

A capital da Província de Canterbury era Christchurch, onde se encontrava o Conselho Provincial. Em 1853, realizaram-se as eleições para o superintendente e, posteriormente, para o conselho de 12 membros. Estas eleições antecederam qualquer eleição para a assembléia nacional. O direito a voto foi estendido aos homens com mais de 21 anos que possuíam uma propriedade na província. Inicialemente, o conselho foi sedeado em instalações temporárias, mas mais tarde, em 1859, os Imóveis do Conselho Provincial de Canterbury foram concluídos para poderem abrigar o Conselho.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O prédio do Conselho Provincial de Canterbury, realizado por Benjamin Mountfort .

Em 1868, a Costa Oeste foi separada da Província com a formação do Condado de Westland, sendo a linha de fronteira definida pelos Alpes do Sul. Em 1873, o Condado formou, com curta duração, sua própria província de Westland.

A sul o percurso do Rio Waitaki não era conhecido e conflitos surgiram com a província de Otago sobre locações pastorais nas partes mais altas do interior do país.

Na década de 1860, o sul da província de Canterbury fez duas propostas para tornar-se numa província separada, mas esta foi rejeitada pelo governo nacional. Em vez disso, em 1867, o Parlamento da Nova Zelândia criou a "Timaru and Gladstone Board of Works", que recebeu uma parte das receitas da província de Canterbury e foi autorizada a manter e construir o porto Timaru, estradas locais e pontes.


Vias Ferroviárias[editar | editar código-fonte]

A Província de Canterbury foi a primeira a abrir vias ferroviárias públicas na Nova Zelândia, em Ferrymead em 1863. Edward Dobson foi o Engenheiro encaregado pela realização das obras.

Os "Canterbury Provincial Railways" acabaram por ser absorvidos pelo "New Zealand Railways Department" em 1876.

Superintendentes[editar | editar código-fonte]

Feriado[editar | editar código-fonte]

Na Nova Zelândia, a lei prevê um dia de Feriado para cada província.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Uma pagina contendo um mapa das fronteiras das antigas provincias esta disponivél aqui[1](em inglês).
  • Lista dos Superintendentes da Província [2](em inglês)