Canudo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Uma bebida com um canudo
Canudos de plástico.
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete canudo.

Canudo ou palhinha[1] [2] é um dispositivo utilizado para sugar líquido — geralmente uma bebida — de um recipiente, como de um copo, para a boca. Um fino tubo de plástico (especialmente poliestireno) ou outro material, reto ou com uma dobradiça próxima a uma das extermidades, é utilizado colocando-se uma ponta na boca e outra no líquido. A ação muscular reduz a pressão atmosférica na boca, que força a bebida a subir pelo tubo.

Os primeiros canudos foram feitos pelos sumérios, que os utilizavam para beber cerveja, de forma a evitar a ingestão dos subprodutos decorrentes do processo de fermentação. Na Argentina e na região dos Pampas, utiliza-se uma variação do canudo chamada bombilla no chimarrão.

Referências