Canuto I da Dinamarca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Canuto I
Rei da Dinamarca
Governo
Reinado 917 - 948
Vida
Nascimento c. de 890
Morte 948

Canuto I da Dinamarca, (Hardeknud em dinamarquês) em (nascido por volta de 880 - morto em 948), foi rei da Dinamarca de 917 até 948.

História[editar | editar código-fonte]

Por volta de 890, e de acordo com o clérigo Adão de Bremen que veio da Alemanha para gravar a história dos arcebispos de Bremen, o rei Helge foi deposto e a Dinamarca conquistada pelos suecos liderados por Olof o Impetuoso. Olof, juntamente com os seus dois filhos Gyrd e Gnupa, tomou o reino "pela força das armas"[1] e reinaram juntos, fundando a Casa de Olaf na Dinamarca. Adão relata que foram sucedidos por Sigtrygg, filho de Gnupa e de uma nobre dinamarquesa de nome Asfrid.

Chegada ao poder[editar | editar código-fonte]

Adão conta que o reinado de Sygtrigg foi de curta duração, e que Canuto veio da "Nortemânia", a "terra dos homens do Norte", (talvez Noruega ou Normandia) que fora recentemente colonizada por vikings dinamarqueses. Canuto rapidamente destronou o jovem rei Sigtrygg, e reinou sem oponentes durante cerca de trinta anos. Contudo as "Crónicas dos Saxões" de Widukind de Corvey relatam a derrota e batismo forçado do rei dinamarquês Chnuba em 934 às mãos do rei alemão Henrique.[2] Da mesma forma, a Saga de Olav Tryggvasson conta a derrota de Gnupa por Gormo, o Velho.[3] Alguns historiadores (i.e. Storm) tomam isso como indicação de que Gnupa, o pai de Sigtrygg, ainda reinou em pelo menos parte da Dinamarca durante mais tempo do que credita Adão de Bremen.

Referências

  1. Adão de Bremen, tra. e ed. Francis Joseph Tschan, Timothy Reuter, History of the archbishops of Hamburg-Bremen, Columbia University Press, 2002, p. 44.
  2. Saxo Grammaticus. trad. Peter Fisher. Hilda Roderick Ellis Davidson e Peter Fisher, eds. The history of the Danes, books I-IX, DS Brewer, 1998, v. 2, p. 162
  3. Storm


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Precedido por
'
Rei da Dinamarca
917 - 948
Sucedido por
Gormo, o Velho