Cao Xueqin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estátua de Cao Xueqin.

Cao Xueqin foi um escritor chinês do século XVIII e autor de O Sonho da Câmara Vermelha, o romance mais importante escrito na língua chinesa em todos os tempos.

Muito pouco se sabe da vida de Cao Xueqin, uma vez que este somente veio a alcançar fama após sua morte, sendo que até mesmo as datas de nascimento e óbito de Cao continuam a ser motivos de discussão entre os acadêmicos.

Cao viveu a maior parte de sua vida em Pequim, em condições de pobreza, sustendando-se apenas com a venda de suas pinturas. Aparentemente dedicou-se durante dez anos à produção de O Sonho da Câmara Vermelha, obra que deixou praticamente pronta antes de morrer. Faleceu em 1763 ou 1764, subitamente, deixando esposa e, ao que tudo indica, pelo menos um filho.

Em 1791, Cheng Weiyuan e Gao E, dois conhecidos de Xueqin, publicaram a primeira edição de O Sonho Da Câmara Vermelha, sendo que esta foi logo sucedida por uma re-impressão no ano seguinte que já trazia novas revisões. Com o passar dos anos, e mais tarde dos séculos, o livro se tornou um sucesso, alcançando a marca extraordinária de 100 milhões de impressões.

Referências[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cao Xueqin