Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Capcom vs. SNK 2 Mark of the Millennium 2001
Produtora Capcom Production Studio 1
Editora(s) Capcom
Plataforma(s) Arcade
Série CvS
Conversões/
relançamentos
Dreamcast, PlayStation 2, Xbox, GameCube
Data(s) de lançamento Arcade
Agosto de 2001

Dreamcast
PlayStation 2
Gênero(s) Jogo de luta crossover
Modos de jogo Single-player, multiplayer
Número de jogadores 1 ou 2 jogadores
Classificação Permitido para todas as idades i CERO (Japão)
Média GD-ROM, DVD, GameCube Game Disc
Controles Joystick com 8 direções, 6 botões, gamepad
Hardware
Sistema Sega NAOMI
CPU Hitachi SH-4 @ 200 MHz
Som Yamaha AICA @ 45 MHz
Vídeo Raster, horizontal, cores de 24 bit

Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001 (chamado de CvS 2 abreviadamente) e no Japão é conhecido como Capcom vs. SNK 2: Millionaire Fighting 2001 (カプコン バーサス エス・エヌ・ケイ 2 ミリオネア ファイティング 2001, Kapukon bāsasu Esu Enu Kei 2: Mirionea Faitingu 2001?), é a sequência do jogo de luta Capcom vs. SNK. Este jogo foi lançado para o hardware Naomi para arcade. Mais tarde, foi lançado para as plataformas Dreamcast (exclusivo para o Japão) e PlayStation 2, tendo o GameCube e Xbox recebendo uma versão atualizada do jogo titulada como Capcom vs. SNK 2 EO.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Capcom vs. SNK 2 combina os personagens e elementos de jogabilidade de vários jogos de luta da Capcom e da SNK, principalmente os das séries Street Fighter e The King of Fighters. Também foram incorporados outros elementos, sendo os mais notáveis os estilos de luta, de outros jogos das duas empresas, como Street Fighter III, Garou: Mark of the Wolves e a série Samurai Shodown.

Em contraste ao primeiro Capcom vs. SNK, os personagens já não possuíam um "Ratio" (classificação de qualidade) específico. Ao contrário, os jogadores podem selecionar até 3 personagens num time e dar um "ratio" (no máximo 4) para cada um como desejado. Nas versões de console do jogo os jogadores podem também escolher entre o modo de 1 contra 1 (como nos jogos de Street Fighter) e o modo de 3 contra 3 (como nos de The King of Fighters) na versão Arcade, com o sistema de Ratio removido.

CvS 2 é baseado no sistema de 3 níveis de forças para socos e chutes (fraco, médio e forte), característica originada da série Street Fighter. O sistema é basicamente derivado de Street Fighter Alpha. Além disso, um número de diferentes estilos de luta, chamados "Grooves", que copiam os estilos de luta/jogabilidade de alguns dos jogos já citados das duas empresas, faz-se presente no jogo. Estes grooves definem o sistema da barra de especial do personagem e as técnicas especiais (como impulso, corrida e cancelamento de defesa) que serão utilizadas durante o jogo, sendo chamados de "Subsystems". Ao contrário de Capcom vs. SNK, em CvS 2 existem 6 grooves ao todo, junto com grooves personalizáveis que podem ser programados nas versões caseiras do jogo. Cada jogador define qual groove será usado por seu time durante uma disputa, fazendo com que a groove tenha que ser escolhida ao início de cada e toda luta.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Capcom[editar | editar código-fonte]

SNK[editar | editar código-fonte]

Sprites dos personagens e gráficos[editar | editar código-fonte]

Pelo fato de Capcom vs. SNK 2 possuir um elenco composto de personagens vindos de vários jogos e eras de hardware distintos, os sprites de vários dos personagens da parte de Capcom foram considerados abaixo da média em comparação aos sprites redesenhados dos personagens da SNK. Ao invés de escolher recriar seus personagens, a Capcom decidiu reutilizar as sprites originais dos personagens, com ou sem alterações gerais, e simplesmente colocá-los no elenco. O resultado criou um considerável choque de gráficos, particularmente no caso de alguns personagens como a Morrigan, cujo sprites de baixa resolução dos jogos de Darkstalkers aparecem praticamente só copiados, faltando detalhes em comparação às de outros personagens, como Maki, Eagle, Ryu, Ken e M.Bison (até Chun-Li e Yun tiveram sprites novos, que foram baseados nos sprites CPS-3 deles na sub-série Street Fighter III). Isto foi alvo de muita crítica dos jogadores e afins contra ao departamento de arte da Capcom.[1]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Capcom vs. SNK 2 EO[editar | editar código-fonte]

Capcom vs. SNK 2 EO é uma atualização do jogo original, Capcom vs. SNK 2. É praticamente o mesmo jogo com somente algumas pequenas alterações na jogabilidade e a inclusão de um sistema EO ("Easy Operation", fácil execução ou "Extreme Offence", ofensiva extrema, para outras versões) que permite o jogador de executar ataques específicos ao simplesmente mover o Stick analógico direito (Stick C no GameCube) numa certa direção. Capcom vs. SNK 2 EO também removeu o erro do cancelamento de rolagem que estava presente nas versões originais.

Como todas as outras versões caseiras do jogo, CvS2: EO também continha 4 personagens bônus: Evil Ryu, Orochi Iori, Shin Akuma (ou Shin Gouki, como conhecido no Japão) e Ultimate Rugal (God Rugal, no Japão); versões mais poderosas de 4 personagens normais. Shin Akuma e Ultimate Rugal são os chefes do jogo e possuem táticas de luta semelhantes à de vários chefes dos jogos da SNK Playmore. Contudo, o dano recebido por ambos é aumentado para balancear suas velocidades acima da média e ataques especiais.

Antes de selecionar um time, o jogo oferece ao jogador mais um "groove" selecionável: "AC-ism"/"GC-ism". Este simplifica o mapeamento dos controles, originalmente designado para o gamepad do GameCube. Na versão de Xbox, ele é chamado de "EO-ism".

Adicionalmente, a versão para Xbox de CvS2: EO também inclui um modo de jogo online para até 2 jogadores simultaneamente através do Xbox Live, além de também possuir suporte à varredura progressiva (480p) que é facilmente vista sua ausência na versão para PlayStation 2.

Recepção na mídia[editar | editar código-fonte]

 Recepção
Resenha crítica
Publicação Nota
GameSpot DC: 7,0 de 10[2]
PS2: 8,1 de 10[3]
GCN: 5,4 de 10[4]
Xbox: 8,7 de 10[5]
IGN PS2: 8,4 de 10[6]
GCN: 6,6 de 10[7]
Xbox: 8,6 de 10[8]
GameSpy PS2: 4 de 5[9]
GCN: 3 de 5[10]
Xbox: 2 de 5[11]
Famitsu 35/40
EGM 8,16/10
Game Informer 7,75/10
Official PlayStation
Magazine
4,5/5
Pontuação global
Publicação Nota média
Game Rankings PS2: 82,2% [12]
GCN: 71,8% [13]
Xbox: 79,9% [14]
Metacritic PS2: 81% [15]
GCN: 68% [16]
Xbox: 80% [17]

A Edge deu uma nota de 3/10 para Capcom vs. SNK 2: EO. Foi sentido que os atalhos de golpes especiais diminuíram o impacto dos socos e chutes básicos, destruindo o equilíbrio técnico do jogo; sem segredos, nada para aprender, nada para recompensar. O modo de dois jogadores foi especialmente criticado: "Como você pode celebrar uma vitória gloriosa com um golpe especial quando tudo que lhe custou foi um simples movimento?".[18]

Referências

  1. Greg Kasavin. Matéria sobre Capcom vs. SNK 2 na GameSpot (em Inglês) GameSpot.com.
  2. Greg Kasavin. Matéria Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001 (DC) na Gamespot (em Inglês) GameSpot.
  3. Greg Kasavin. Matéria Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001 (PS2) na Gamespot (em Inglês) GameSpot.
  4. Greg Kasavin. Matéria Capcom vs. SNK 2 EO (GCN) na Gamespot (em Inglês) GameSpot.
  5. Greg Kasavin. Matéria Capcom vs. SNK 2 EO (Xbox) na Gamespot (em Inglês) GameSpot.
  6. David Smith. Matéria Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001 (PS2) na IGN (em Inglês) IGN.
  7. Matt Casamassina. Matéria Capcom vs. SNK 2 EO (GCN) na IGN (em Inglês) IGN.
  8. Kaiser Hwang. Matéria Capcom vs. SNK 2 EO (Xbox) na IGN (em Inglês) IGN.
  9. Raymond Padilla. MatériaCapcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001 (PS2) na GameSpy (em Inglês) GameSpy.
  10. Bryn Williams. Matéria Capcom vs. SNK 2 EO (GCN) na GameSpy (em Inglês) GameSpy.
  11. Benjamin Turner. Matéria Capcom vs. SNK 2 EO (Xbox) na GameSpy (em Inglês) GameSpy.
  12. Lista de matérias sobre Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001 (PS2) na Game Rankings (em Inglês) Game Rankings.
  13. Lista de matérias sobre Capcom vs. SNK 2 EO (GCN) na Game Rankings (em Inglês) Game Rankings.
  14. Lista de matérias sobre Capcom vs. SNK 2 EO (Xbox) na Game Rankings (em Inglês) Game Rankings.
  15. Lista de matérias sobre Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001 (PS2) na Metacritic (em Inglês) Metacritic.com.
  16. Lista de matérias sobre Capcom vs. SNK 2 EO (GCN) na Metacritic (em Inglês) Metacritic.com.
  17. Lista de matérias sobre Capcom vs. SNK 2 EO (Xbox) na Metacritic (em Inglês) Metacritic.com.
  18. Edge numero 114, Setembro de 2002

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001