Capela de Nossa Senhora da Alegria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Capela de Nossa Senhora da Alegria em Almalaguês
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Monumento de Interesse Público (d) ()Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

A Capela de Nossa Senhora da Alegria localiza-se na freguesia de Almalaguês, no Município de Coimbra, Distrito de Coimbra, em Portugal.[1]

Integra um conjunto de construções, todas do século XVII, erguidas sob a invocação de Nossa Senhora da Alegria, dispersas um pouco por todo o o território português.

Está classificada como Monumento de Interesse Público desde 2011.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A construção da capela foi iniciada por determinação do pároco Teodósio de Abreu em 1634, de acordo com inscrição, em latim, gravada no púlpito.

Características[editar | editar código-fonte]

A capela apresenta planta longitudinal, com nave única, capela-mor e sacristia no lado esquerdo.

A configuração do púlpito, em forma de cálice, a predominância da talha dourada (mandada colocar no retábulo da capela-mor por um ex-voto)e a porta que se rasga na fachada principal, ornamentada com um frontão triangular e um janelão gradeado, são alguns dos elementos que sustentam o pendor maneirista e barroco (devido às reformas do século XVIII) deste templo.

Na capela-mor e na sacristia, encontram-se várias oferendas de ex-votos, entre as quais quadros, figuras em cera e, em especial, umas correntes (algemas) que encerram uma curiosa lenda, que alimenta a religiosidade dos devotos.

A cerca de 300m a Nascente há ruinas romanas ainda em escavação arqueológica descobertos em 2011 com a construção da nova IP.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.