Capela de Nossa Senhora da Vitória (Viseu)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Capela de Nossa Senhora da Victória é um templo da cidade de Viseu localizado na antiga freguesia de Coração de Jesus (Viseu), atual freguesia de Viseu, a cerca de 100 m da Igreja dos Terceiros e datado de princípios do século XVII.[1]

Está classificada como Monumento de Interesse Público desde 2012.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Esta capela encontrava-se implantada no topo sul do Rossio e daí foi removida para o seu local actual no Parque da Cidade.

Em 1385 os viseenses expulsaram da cidade o exército castelhano, que por aqui passava fugindo de Aljubarrota, e em memória deste feito erigiram uma pequena capela à Senhora da Vitória. No tempo do domínio filipino foi essa já antiga e arruinada capela mandada reerguer pelo cónego António de Almeida Abreu, com a forma actual e "como lâmpada votiva da nossa esperança de ressurgimento e independência" (Lucena e Vale).

É uma capela quadrangular apresentando na sua fachada um grande pórtico ladeado por duas colunas coríntias, um nicho com a imagem da Virgem com o Menino e no topo possui uma sineirita. Sobre o pórtico, encontra-se a seguinte legenda "Esta Capella de Nossa Senhora da Vitória mandou fazer e dotou por sua devassam o Conego António de Almeida Avreu 1605". Em ambos os lados do nicho existem brasões heráldicos.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Correia, Alberto (1989) - Viseu, Editorial Presença, Lisboa.
  • Vale, Alexandre de Lucena e (1995) - Viseu - Monumental e Artístico, 3.ª edição, Assembleia Distrital de Viseu, Viseu.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.