Capela de São Gonçalo (Vera Cruz)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Capela de São Gonçalinho, Aveiro.

A Capela de São Gonçalo, também referida como Capela de São Gonçalinho ou de São Gonçalo de Amarante, localiza-se junto a alguns dos canais da Ria de Aveiro, no bairro da Beira Mar, freguesia da Vera Cruz, concelho de Aveiro, distrito de Aveiro, em Portugal.

História[editar | editar código-fonte]

Foi construída em 1714), sob a invocação de São Gonçalo, a quem é atribuído o poder de curar doenças ósseas e a resolução de problemas conjugais.

Festejos em honra de São Gonçalinho[editar | editar código-fonte]

No Domingo mais próximo do dia 10 de Janeiro, os habitantes deste bairro da cidade de Aveiro levam a cabo os festejos em honra de São Gonçalinho. Uma das singularidades destes festejos relaciona-se com o “pagamento” ou cumprimento das promessas, por parte dos fiéis e romeiros do Santo, e que consiste no atirar de cavacas (bolos secos feitos de claras de ovos, farinha e cobertos de açúcar), a partir do corredor lateral que circunda a cúpula da capela, em direcção à multidão que, em baixo e à volta desta, utiliza os mais variados utensílios para apanhar os referidos doces, que depois comem ou levam para as suas casas. São inúmeros os quilos de cavacas que são lançados durante os dias dos festejos.

Outro ritual desta festa, realizado no interior da capela, relaciona-se com a “entrega do ramo” aos mordomos encarregues da romaria do ano seguinte. Trata-se de um ramo de flores artificiais, conservado há muitos anos, tendo, por isso, um alto valor simbólico. A festa de S. Gonçalinho inclui, ainda, a “Dança dos Mancos”, ritual realizado também dentro da pequena capela. Esta dança é executada por um grupo de homens que, fingindo-se de mancos e deficientes físicos, se movem, circularmente, mancando e dançando ao som de cantares populares entoados pelos próprios.

Imóvel de Interesse Público[editar | editar código-fonte]

A capela foi classificada pelo IPPAR em 2003 como Imóvel de Interesse Público.

Características[editar | editar código-fonte]

Foi erguida em pedra de Ançã. O portal da sua fachada, igualmente desse tipo de pedra calcária, é encimado por um nicho onde se insere a estátua seiscentista de São Gonçalo de Amarante. O mesmo nicho é enquadrado pelas aletas, que o ladeiam. Os retábulos, no interior, em madeira, são setecentistas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Capela de São Gonçalo (Vera Cruz)


Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.