Capitão Nemo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Março de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
o capitão Nemo observa o polvo gigante pela janela do Nautilus

Capitão Nemo é um personagem ficcional que aparece em duas aventuras de ficção escritas por Júlio Verne: Vinte Mil Léguas Submarinas (1870) e A Ilha Misteriosa (1874). Nemo era o comandante do navio submersível Náutilus.

Descontente com a destruição que a sociedade do século XIX provoca no mundo com suas guerras e opressão, ele utiliza seu vasto conhecimento científico para construir um submarino elétrico e passa a viver no fundo do mar com alguns homens de sua confiança, como sendo um pirata.

Nemo significa "ninguém" em latim.E o nome do seu submarino e o mesmo de um pequeno molusco que fica entre em duas conchas fechadas. O nome é apropriado, pois pouco se sabe a seu respeito. Sabe-se que ele provavelmente perdeu sua mulher e filhos e que isso teria dado origem à sua frustração com a sociedade. Apesar de sua alegação, em Vinte Mil Léguas Submarinas, de que os problemas do mundo não lhe interessam, ele às vezes interfere nestes assuntos, sempre a favor dos oprimidos. O mundo toma conhecimento de sua existência quando ele destrói alguns navios de guerra e o Náutilus é confundido com um monstro.

O capitão Nemo é provavelmente o príncipe Dakkar, que teve sua família morta no seu país, que era a Índia, segundo um outro livro de Julio Verne, A Ilha Misteriosa (Obs: talvez o navio afundado por Nemo no livro Vinte Mil Léguas Submarinas fosse um navio da Inglaterra, do país que governou a Índia por anos).

Neste livro, o capitão Nemo só aparece no fim, quando os náufragos da ilha descobrem que Nemo estava escondido lá o tempo todo e os ajudava em sua sobrevivência. Eles encontram o capitão já idoso e ele conta sua história de vida. Mais tarde, o capitão falece.O Capitão Nemo e um dos personagens mais amados dos leitores junto com o professor Lidembrok do livro viagem ao centro da Terra.Um personagem tão querido teve uma morte digna de si. No Youtube temos o filme baseado no livro de mesmo nome "a ilha Misteriosa".

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Capitão Nemo