Capitólio de Havana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Capitólio Nacional de Havana
Capitolio Nacional de La Habana (Espanhol)
O imponente Capitólio de Havana
Nomes alternativos El Capitolio
Estilo dominante Neoclássico
Art nouveau
Arquiteto Raúl Otero
Eugenio Raynieri
Inauguração 20 de maio de 1929
Proprietário atual Academia de Ciências de Cuba
Local Havana,  Cuba

O Edifício do Capitólio Nacional (em espanhol, El Capitolio), em Havana, foi a sede do governo de Cuba após a Revolução Cubana em 1959, e atualmente é a sede da Academia Cubana de Ciências. O seu desenho foi inspirado no Capitólio dos Estados Unidos em Washington, DC.[1] Concluído em 1929, o prédio foi o edifício mais alto de Havana na década de 50 e também a terceira maior casa parlamentar do mundo.[1]

Prédio[editar | editar código-fonte]

O prédio é semelhante ao Capitólio de Washington, mas o arquiteto Eugenio Raynieri inspirou-se na cúpula do Panteão de Paris. A cúpula foi construída nos Estados Unidos e é fixada bem acima da fachada do prédio para permitir mais espaço interno na parte traseira do prédio. Com quase 92 metros (300 pés) de altura, a cúpula foi o ponto mais alto na cidade de Havana até a década de 1950[2] (essa honra pertence agora ao Memorial José Martí).

As lâmpadas que podem ser encontradas em todo o edifício foram desenhadas e fabricadas especialmente para o edifício. No centro do prédio dois pátios proporcionam luz e ventilação para os gabinetes do terceiro e quarto andares. Existe ainda uma pequeno andar que dá acesso a cúpula.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Capitólio de Havana