Capital

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


 Nota: Para Capital em sua acepção geopolítica, veja Capital (desambiguação).
Brasília, capital do Brasil.
Lisboa, capital de Portugal.
Londres, capital do Reino Unido.
Moscou, capital da Rússia.
Pequim, capital da China.
Washington, capital dos Estados Unidos.

Uma capital nacional ou, simplesmente, capital (do latim caput, capitis, "cabeça") é a cidade ou localidade onde reside o governo central, os ministérios e todos os organismos supremos da administração do Estado.[1] Segundo os países, as capitais podem existir em diferentes níveis ou hierarquias.

Num sentido mais amplo, uma capital é a cidade que tem a proeminência num campo social, cultural, económico ou de outra índole (por exemplo, Paris e Milão são as capitais da moda, e pela sua parte Jerez a capital do vinho).[2][3]

África

Na África do Sul, a capital administrativa é Pretória, a capital legislativa é a Cidade do Cabo e a capital judicial é Bloemfontein. Esta é uma herança deixada pelo compromisso acordado entre a maioria das diferentes províncias quando foi criada a União da África do Sul em 1910.

Luanda capital de Angola é das capitais mais velha de Africa com 440 anos selebrado a 25 de Janeiro de 2016.Luanda é das cidades mais velhas dos Paises da Lusófonia de Africa  também considerada das mais caras ou mesmo a mais cara do Mundo.

América

No Chile, o congresso nacional mudou-se para a cidade de Valparaíso (localizada na região metropolitana de Santiago, a capital oficial), porém, mantendo-se, no entanto, Santiago como a capital.

Atualmente, a capital nacional do Brasil é Brasília, construída e efetivada no mandato do presidente Juscelino Kubitschek. Anteriormente, foi a cidade do Rio de Janeiro (de 1763 até 1960; tendo sido, durante esse período também a capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e do Império do Brasil) e a capital original Salvador (1549 até 1763).

Europa e Médio-Oriente

Nos Países Baixos, o governo, o chefe de estado, Rei Guilherme, e o supremo tribunal estão sediados em Haia, mas a constituição determina que a capital oficial é Amesterdão.

A cidade de Nicósia é atualmente a única capital Europeia que ainda está dividida: ao norte, a parte Turca e ao sul, a parte grega, separadas pela linha verde, uma zona desmilitarizada administrada pelas Nações Unidas.

No Montenegro, o governo é sediado na capital Podgorica, mas o presidente viva na antiga capital real Cetinje.

Na Geórgia, em 2012, o parlamento mudou-se para a cidade de Kutaisi, mas o presidente ainda reside em Tbilisi, onde também se encontra o supremo tribunal do país.

Oceania

Nauru é o único país que não possui oficialmente uma capital, sendo Yaren a maior cidade e onde se encontra a administração do país.

Ver também

Referências

  1. Vários autores. Atlas Geografía e Historia. (Madrid, Editorial Acueducto, S. L., 2000, pág. VI. ISBN 84-95523-00-0). Sendo esta definição academicamente aceitada.
  2. La capital de la moda está en Milán; pero también se dice de París o Nueva York. En España hay una rivalidad entre Madrid (pasarela Cibeles) y Barcelona (pasarela Gaudí).
  3. Jerez de la Frontera. Capital del vino y del caballo y cuna del cante flamenco; pueden encontrarse muchas otras ciudades que se atribuyen el mismo título, sólo en España Haro, Valdepeñas...