Capital da moda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Modelo no New York Fashion Week, uma das mais importantes semanas da moda do planeta.
Louis Vuitton na Champs-Élysées, em Paris. Uma das principais grifes da atualidade.

Capital da moda é uma localidade influente na moda regional e internacional e onde a moda é importante. Uma capital da moda é o lar de muitos estilistas, agências de modelos e assim por diante. Decide-se pela quantidade de negócios gerados através de meios de comunicação e influência na moda.

Além de seu poder econômico, uma "Capital da Moda" tem um ativo entretenimento e locais culturais, atraindo turistas e consumidores não somente por causa da moda em si, mas também devido à sua variedade de lazer. A cidade deve ser um objeto de inspiração para os profissionais que estão baseados lá, com uma ativa, viva, forte e única sub-cultura, que podem inspirar os profissionais de moda, não só, mas também a população em geral, transformando o estilo e a cultura de rua em uma característica essencial. Esta mistura de moda, negócios, entretenimento, cultura e lazer faz uma cidade atraente e reconhecida internacionalmente como centros da moda para a sua identidade única e forte, diferenciando-se devido a características específicas.[1]

Tradicionalmente, o mundo tem cinco Capitais da Moda: Londres, Milão, Nova Iorque, Paris e Tóquio.

Os outros principais centros da moda mundial são Los Angeles e Roma.[2] [3] Nos últimos anos, contudo, a importância da indústria da moda tem crescido em muitas outras cidades ao redor do globo,[3] como Hong Kong e São Paulo,[4] [5] que estão em 7º e 8º lugar em importância na moda mundial respectivamente. Outras Capitais da Moda incluem Barcelona, Las Vegas, Toronto,[6] Xangai[6] e Dubai.[6]

Ranking de capitais da moda mundial[editar | editar código-fonte]

Barcelona, um dos principais centros da moda na Europa.
Los Angeles, a segunda cidade mais influente na moda da América.

Segue a lista das 20 cidades líderes da moda global, com a colocação no ranking de 2008.[7]

Consumo de luxo[editar | editar código-fonte]

Muitas das cidades consideradas capitais da moda, contam com conhecidos pontos comerciais de alto padrão, com a presença de diversas lojas das mais conceituadas grifes internacionais.

Entre as 10 vias mais luxuosas do mundo, estão:[8]

Corso Venezia, umas das principais ruas do "Quadrilátero Fashion de Milão", Itália. A cidade é a primeira e mais influente capital da moda mundial.
Rua Oscar Freire na famosa região dos Jardins, em São Paulo. A São Paulo Fashion Week se tornou uma das principais semanas de moda do mundo e a cidade está presente entre as dez primeiras capitais da moda global.
Oxford Street, a quinta rua mais luxuosa do mundo, em Londres, a qual é a quinta cidade com maior influência na moda do globo, na Inglaterra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Gemperli, Natalia. "Fashion World Mapper: Your City on the Trend Radar". Master Thesis, University of the Arts Zurich. June, 2010.
  2. Top Fashion Cities of 2009 & 2008
  3. a b Emling, Shelley. "Big 4 fashion weeks get new company". International Herald Tribune (October 3, 2006).
  4. "Fashion's World Cities Conference". University of the Arts London (London College of Fashion).
  5. [1]
  6. a b c The Casting Suite New Faces - find your work in modeling, TV and film
  7. [2]
  8. [3]