Capitania dos Portos do Ceará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) é uma Organização Militar da Marinha do Brasil. Com sede em Fortaleza, no estado do Ceará, é subordinada diretamente ao Comando do 3º Distrito Naval.

História[editar | editar código-fonte]

Uma das mais antigas unidades da Marinha, foi criada pelo Decreto nº 1.944, de 11 de julho de 1857, por ordem do Imperador Pedro II do Brasil (1840-1889), e instalada num edifício localizado entre as avenidas Pessoa Anta e Alberto Nepomuceno, local onde funcionou a primitiva Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará.

Em 1900 mudou de endereço, fato que se repetiu em mais quatro ocasiões até à conclusão da atual sede, à rua Dragão do Mar 160, na praia de Iracema, iniciada em 9 de janeiro de 1956 e inaugurada em 29 de outubro de 1958.

Atualmente encontra-se em construção uma nova sede para a instituição.

Missão[editar | editar código-fonte]

A CPCE é responsável, no estado do Ceará - nomeadamente nos portos de Fortaleza e Pecém -, pela Segurança do tráfego aquaviário, pela salvaguarda da vida humana no mar e pela prevenção da poluição hídrica. Contribui para a orientação, coordenação, e controle das atividades concernentes à Marinha Mercante e organizações correlatas.

Com relação ao preparo e qualificação de pessoal aquaviário e portuário, responde pelo planejamento, coordenação e aplicação dos cursos do Ensino Profissional Marítimo.

Para o adequado cumprimento de suas funções, conta com uma Agência subordinada, no município de Camocim.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a Marinha do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.