Caprimulgidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCaprimulgidae
Caprimulgus europaeus.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Caprimulgiformes
Família: Caprimulgidae
Géneros
Ver texto.

Caprimulgidae é uma família de aves caprimulgiformes que inclui os animais conhecidos como bacurau ou curiango no Brasil e noitibó na Europa. São aves noturnas, de asas longas e pernas curtas, que normalmente fazem o ninho perto do chão e que se alimentam de insectos como traças e mosquitos. Os membros deste grupo estão distribuidos por todo o globo.

Os caprimulgídeos são aves pouco conhecidas, sobretudo devido aos seus hábitos noturnos. Porém, estão espalhadas por todo o planeta, principalmente nas regiões quentes. Também são conhecidos como "engole-ventos" por causa de seu hábito de alimentação, no qual voa baixo com o bico aberto tentando apanhar insetos. Costumam viver perto de rebanhos, os quais garantem grande concentração de insetos.

Não constroem ninhos, enterram os ovos sobre palhas e folhas. Sua plumagem é acinzentada e seu canto é um grito penetrante que, com intervalos de tempo, é repetido durante horas pela noite.

Géneros[editar | editar código-fonte]

Algumas espécies[editar | editar código-fonte]

Referências

  • Nightjars (em Inglês) IOC World Bird List. International Ornithologists’ Union. Página visitada em 10 de novembro de 2012.


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.