Caráter (matemática)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Em matemática, um caráter é (mais comumente) um tipo especial de função de um grupo a um campo (tal como os números complexos. Existem pelo menos dois significados distintos em sobreposição. Outros usos da palavra "caráter" são quase sempre qualificados.

Caráter multiplicativo[editar | editar código-fonte]

Um caráter multiplicativo (ou caráter linear, ou simplesmente caráter) sobre um grupo G é um homomorfismo de grupo de G ao grupo multiplicativo de um campo,[1] , usualmente o campo de números complexos. Se G é um grupo abeliano, então o conjunto Ch(G) destes morfismos formam um grupo sob a operação

χaχbab.

Este grupo é referido como o caráter de um grupo de G. Algumas vezes somente caráteres unitários são considerados (estão esta imagem está no círculo unitário); outros tipos de homomorfismos são então chamados quase-caráteres. Caráteres de Dirichlet podem ser vistos como um caso especial desta definição.

Caráter de uma representação[editar | editar código-fonte]

O caráter de uma representação φ de um grupo G sobre um espaço vetorial V sobre um campo F é o traço da representação φ [2] . Em geral, o traço não é um grupo de homomorfismo, nem o conjunto de traços formam um grupo. Os caráteres de uma representação monodimensional são idênticos à representações monodimensionais, então a noção acima de caráter multiplicativo pode ser vista como um caso especial de caracteres de mais altas dimensiões. O estudo de representações usando caráteres é chamado "teoria do caráter" e caráteres monodimensionais são também chamados "caráteres lineares" dentro deste contexto.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Artin, Emil (1966), Galois Theory, Notre Dame Mathematical Lectures, number 2, Arthur Norton Milgram (Reprinted Dover Publications, 1997), ISBN 978-0486623429
  2. Serre, Jean-Pierre (1977), Linear Representations of Finite Groups, Springer-Verlag, ISBN 0-387-90190-6 .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]