Característica de Euler
Em matemática, e mais especificamente na topologia algébrica , a característica de Euler (ou característica de Euler–Poincaré) é um invariante topológico, um número que descreve a forma ou a estrutura de um espaço topológico independentemente da forma como ela é dobrada. Este invariante foi descoberto por Leonhard Euler e demonstrada em geral por Henri Poincaré e costuma ser denotado por
(a letra grega Chi).
A característica de Euler foi definida originalmente para poliedros, tendo sido utilizada para demonstrar vários teoremas sobre eles, incluindo a classificação dos sólidos platônicos. Leonhard Euler, matemático cujo nome é atribuído ao conceito, foi responsável por grande parte deste trabalho inicial. Na matemática moderna, a característica de Euler surge a partir da homologia e está relacionada a vários outros invariantes.
Índice |
Definição [editar]
A característica de Euler de um complexo simplicial
é dada por

onde
é o número de células de dimensão
.
Característica de Euler de superfícies [editar]
A característica de Euler de uma superfície
é dada por
, onde
e
são respectivamente o número de vértices, arestas e faces de uma triangulação de
. Em particular a característica de Euler:
- da esfera é

- do plano projectivo é

- do disco é

- do toro é

- do anel é

- da garrafa de Klein é

- da fita de Möbius é

e em geral
, onde
é o género de
, quando orientável e compacta.
Exemplos de poliedros convexos [editar]
A fórmula de Euler para poliedros convexos é V + F = A + 2, e a característica de Euler generaliza esta expressão para qualquer número de dimensões e para polítopos que não são, topologicamente, equivalentes à esfera (ou hiperesfera).
| Name | Image | Vértices V |
Arestas A |
Faces F |
Característica de Euler: V − A + F |
|---|---|---|---|---|---|
| Tetraedro | 4 | 6 | 4 | 2 | |
| Hexaedro ou cubo | 8 | 12 | 6 | 2 | |
| Octaedro | 6 | 12 | 8 | 2 | |
| Dodecaedro | 20 | 30 | 12 | 2 | |
| Icosaedro | 12 | 30 | 20 | 2 |
Característica de Euler de variedades de dimensão ímpar [editar]
Pela dualidade de Poincaré, a característica de Euler de uma variedade fechada e compacta de dimensão ímpar é nula.
Ver também [editar]
- Lakatos (1976). Proofs and Refutations. Cambridge: Cambridge University Press. ISBN 0521290384






