Carandiru

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carandiru
Primeiro Cingapura de SP - by Lucas.JPG
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Distrito: Santana e Vila Guilherme
Subprefeitura: Santana-Tucuruvi e Vila Maria
Região Administrativa: Nordeste

Carandiru é um bairro da zona norte da cidade de São Paulo. Recebeu este nome pois o córrego Carandiru banhava a histórica Fazenda de Sant' Ana que originou a maioria dos bairros da zona nordeste paulistana.[1] Parte do bairro situa-se no distrito de Vila Guilherme e parte no distrito de Santana.

Características[editar | editar código-fonte]

O Carandiru é nacionalmente conhecido por ter abrigado a Casa de Detenção de São Paulo, conhecida popularmente como o Carandiru (atual Parque da Juventude). O bairro também ficou famoso, embora em escala menor, por lá abrigar o antigo auditório do SBT; nos anos 1980 o mesmo abrigou a danceteria Ácido Plástico, conhecida por seus shows de rock ao vivo, atualmente no local funciona uma loja Maçônica.

Nos anos 70 houve uma invasão de terras, terrenos baldios da avenida Zaki Narchi formaram uma favela homônima à avenida. Após décadas de ocupação irregular e 5 incêndios em 9 anos, todas as moradias irregulares foram removidas no ano de 2005. Próximo ao local há um conjunto habitacional vertical, o primeiro Cingapura de São Paulo, na divisa com o bairro de Vila Guilherme.[2] [3] Curiosamente do outro lado da avenida há um hotel sofisticado, o Novotel Center Norte, que demonstra a desigualdade social da região.

Atualmente localizam-se parte do Parque da Juventude, inaugurado em 2003, composto por quadras poliesportivas, área de shows e apresentações, a biblioteca de São Paulo, pistas de cooper dentre outros aparelhos de lazer; o Novotel Center Norte; o 9º DP, a ETEC Parque da Juventude, a escola de samba X-9 Paulistana e o Departamento de Investigação sobre o Crime Organizado. Próximo ao bairro encontra-se a estação Carandiru do metrô.

Principais vias de acesso
  • Avenida Cruzeiro do Sul
  • Avenida General Ataliba Leonel
  • Avenida Otto Baumgart
  • Avenida Zaki Narchi
  • Rua Antônio dos Santos Neto

Imagens[editar | editar código-fonte]

DP do Carandiru, uma das cinco melhores delegacias do mundo e melhor da América Latina.[4]

Referências

  1. TORRES, Maria Cecília Teixeira Mendes. Bairro de Santana, Prefeitura de São Paulo, Depto de Cultura, 1970 In: Meu Cinema Brasileiro: Carandiru Acesso em 13/07/2009.
  2. Subprefeitura Santana/Tucuruvi remove favela Zaki Narchi Prefeitura de SP (09/01/2006). Página visitada em 3 de julho de 2009.
  3. Conjunto habitacional substitui favela e mantém moradores próximos ao centro diverCIDADE. Página visitada em 3 de julho de 2009.
  4. Angela Pinho (Qui, 01/03/07 - 15h54). 9º DP no Carandiru é um dos cinco melhores do mundo Governo do Estado de São Paulo. Página visitada em 7 de dezembro de 2009.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.